Islamismo: o que é e como pode ser cobrado no Enem?

islamismo

O estudo do Islamismo vai muito além da compreensão religiosa de uma das vertentes que mais sofrem preconceitos hoje em dia. É, também, uma viagem histórica, já que essa é uma das civilizações mais antigas e relevantes para a constituição da sociedade que vivemos hoje.

No Enem e em outros vestibulares, esse tema pode ser cobrado a partir de diferentes perspectivas. É possível encontrá-lo tanto em questões de História quanto de Geografia, especialmente quando o assunto é atualidades.

Quer saber mais sobre o tema e se preparar de maneira completa para as suas provas de vestibular? Então, continue com a gente, conheça tudo sobre o Islamismo e saiba a sua importância para o processo histórico!

O que é o Islamismo?

O Islamismo é uma religião de origem árabe que tem como principal líder o profeta Maomé. É uma das maiores do mundo em número de seguidores, que são conhecidos como muçulmanos ou islâmicos.

Qual é a história do surgimento do Islamismo?

O Islamismo, como religião, surgiu por volta de 500 d.C. com o profeta Maomé. Nascido em Meca, o projeta recebeu uma mensagem do anjo Gabriel. Nela, constava a informação de que ele seria o enviado de Deus para transmitir suas mensagens ao Homem.

A partir da comunicação entre Maomé e Deus (ou Alá), foi escrito o Corão (ou Alcorão), livro sagrado dos muçulmanos.

Junto com essa religião, surgiu também a civilização islâmica. Essa foi uma organização da Idade Média que realizou, ao longo dos séculos VII e XI, uma grande expansão no Oriente Médio.

Essa expansão fez com que os rumos do comércio na Europa mudassem, já que os islâmicos conseguiram realizar um bloqueio significativo na principal rota comercial da época: o Mar Mediterrâneo. Isso fez com que o Feudalismo expandisse no território europeu.

Quais são as características dessa religião?

Agora que você já viu como o Islamismo surgiu e como se deu o início da sua civilização, é hora de conhecer as características mais marcantes da religião islâmica. Vamos lá?

Monoteísmo

A religião islâmica acedita em apenas um deus, Alá.

Mistura de religiões

O Islamismo traz conceitos que misturam o Judaísmo e o Cristianismo.

Obrigações

Os islâmicos, em sua essência, têm alguns deveres a cumprir. Entre eles estão a peregrinação à Meca, região sagrada para essa religião, o Ramadã (jejum) e as orações, que devem ser feitas todos os dias.

Lembrando que você não precisa conhecer todos os aspectos da religião islâmica para ir bem nas provas. Conhecer os seus conceitos e a ideia geral de sua fé já é o suficiente. Foque, no entanto, em compreender o contexto atual, sobre os quais falaremos a seguir.

Quais são as características da civilização islâmica?

Para ir bem nas provas de História e Geografia do Enem e do vestibular você também precisa conhecer os principais pontos da civilização islâmica. Esse povo viveu na Alta Idade Média e tem características bem peculiares. Veja quais são elas.

Localização

Estavam localizados na Península Arábica. O território era dividido entre uma área desértica, na qual os habitantes eram nômades, e em uma porção litorânea. Nesta, as pessoas viviam de maneira sedentária, ou seja, fixadas em um mesmo local.

Política

A política da civilização islâmica era descentralizada. Não havia um governo, mas sim tribos diferentes que coexistiam.

Economia

Os islâmicos trabalhavam tanto o comércio interno quanto o externo. Para a exportação, o foco era as especiarias (temperos) e as tapeçarias.

Teste Vocacional Rápido
banner de preparação para o enem 2021

Ter esses pontos em mente é muito importante. Muitas vezes pensamos apenas em responder questões como o que foi a Mesopotâmia ou a Grécia Antiga e negligenciamos civilizações tão fundamentais quanto essas.

Lembrando que o estudo da Idade Média para o Enem deve ser levado bem a sério, já que esse é um tema recorrente no exame. Fique de olho!

Como esse tema pode ser cobrado no Enem?

O Islamismo é, atualmente, visto por um viés extremamente preconceituoso. Essa visão se expandiu nos últimos anos, com o avanço do terrorismo em países como os EUA e nações europeias e da associação do “terror” às pessoas de origem árabe.

Boa parte desse preconceito também se dá pela interpretação de um dos principais conceitos da religião: o Jihad, que é uma guerra santa em prol da expansão islâmica.

Os islâmicos xiitas levam essa interpretação ao pé da letra e estão dispostos a entrar em embates para defender a sua fé. Já os sunitas, maioria da população islâmica, são a favor de um estado laico e da manutenção da paz.

Ter em mente esses conceitos de atualidades e saber o que é bullying, preconceito, racismo e xenofobia são ótimas ferramentas para a utilização em redações ou questões ao longo de toda a prova. É possível que esses temas sejam cobrados no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Aproveite e confira um exemplo de questão sobre o assunto que já caiu no vestibular!

(UFJF-MG) O Islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:

a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões;

b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos;

c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá;

d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte;

e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.

Resposta: letra a.

Chegou a hora de estudar!

Agora que você já conhece as principais características do Islamismo e sabe tudo sobre a religião e a civilização, é hora de praticar bastante. Faça um montão de exercícios, treine seus conhecimentos e aprenda com os seus erros. Assim, o vestibular tá no papo para você!

Mas sabemos que o conteúdo do Exame é extenso, então, é preciso montar um plano de estudos eficiente, de acordo com o seu dia a dia. Não sabe por onde começar? Então, baixe a nossa planilha e aprenda como organizar os estudos para o Enem! Aproveite, é gratuita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.