Vale a pena fazer faculdade EAD em Marketing?

faculdade ead marketing

Você sabia que o ensino a distância já representa 35% de todas as matrículas de graduação na rede privada? Essa estatística do Censo da Educação Superior 20191 só mostra quanto os brasileiros aprovaram essa modalidade. Pela praticidade, já existem opções para todos os gostos –– e uma delas é a faculdade EAD em Marketing.

Essa graduação é para quem gosta de tecnologia e inovações do mercado, com foco em resultados, promoção e vendas e relacionamento com clientes. É nela que você aprende as melhores técnicas para posicionar marcas, atrair e fidelizar público, desenvolver campanhas e muito mais. Nas melhores faculdades, ainda pode estudar sem sair de casa!

Fazer a faculdade EAD em Marketing vale a pena e podemos provar. Veja, a seguir, algumas das vantagens de escolher esse curso para a sua carreira!

A graduação em Marketing EAD é completa

Já foi comum as pessoas procurarem uma faculdade de Publicidade com objetivo de trabalhar com Marketing. Afinal, era o curso que, em sua grade curricular generalista, trazia mais conhecimentos para o profissional trilhar seu caminho rumo ao sucesso. Hoje, já existem as graduações com foco total na área, a maioria em formato de Tecnólogo.

Com o curso Tecnólogo, a formação é de nível superior e de curta duração. Mesmo assim, ela é completa! Isso é possível graças à proposta desse formato, que é desenvolver profissionais para um segmento específico do mercado, com ainda mais atividades práticas. Então, em até 3 anos, você já está apto para ingressar nas melhores vagas de emprego.

Mas você sabia que existem duas modalidades da faculdade de Marketing a distância? Veja as diferenças:

  • semipresencial — trata-se da modalidade a distância, com atividades presenciais de 1 a 3 vezes no campus;
  • 100% online — você completa todas as matérias e os trabalhos pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), indo à faculdade somente para realizar algumas provas.

As atuações profissionais são diversificadas

Combinado à possibilidade de ingressar no mercado com maior rapidez, você ainda encontra diversas áreas do Marketing nas quais investir. Entre outras opções, dá para trabalhar com:

  • redes sociais — no planejamento de publicações, criação dos textos, mensuração de resultados, coordenação de orçamento para campanhas etc.;
  • produção e revisão de conteúdos — o chamado Marketing de Conteúdo é uma opção para quem gosta de escrever e revisar. Aqui, vale dominar as estratégias de SEO para ter melhores resultados;
  • e-commerce — as vendas pela internet cresceram muito, principalmente na pandemia. Veja o aumento de 47% no primeiro semestre de 2020, por exemplo. O profissional de Marketing traça as melhores campanhas, acompanha os resultados e faz o relacionamento com o cliente;
  • neuromarketing — com apoio da ciência e da tecnologia, o profissional trabalha as emoções e as reações das pessoas a partir de elementos como cores, imagens, símbolos etc.;
  • consultoria — você também pode compartilhar seus conhecimentos com empresas, com foco em resultados. Pela falta de capital para montar um time de Marketing, muitas organizações contratam esse tipo de serviço.

O mercado de trabalho para a área está aquecido

Desde que as empresas notaram que a presença online era essencial para as vendas, o profissional de Marketing ganhou mais reconhecimento. Afinal, só quem tem as técnicas certas, preparadas especialmente para a realidade desse negócio consegue os melhores resultados.

Em vista disso, o salário para quem investe na área é promissor. A média é de R$ 3.623,64*, podendo chegar facilmente a mais de R$ 8 mil*. Só para se ter uma ideia, de março de 2020 a fevereiro de 2021, o número de contratações para o cargo de analista subiu 26,5% –– isso considerando o cenário de pandemia, em que muitos brasileiros perderam seus empregos.

Vale lembrar que o mercado para cursos a distância e para os presenciais é o mesmo. A empresa não vai deixar de contratar um profissional só porque ele se formou em Marketing EAD. Em alguns casos, a formação até conta pontos a mais para você, pois é uma garantia de que tem autonomia e desenvolveu diversas habilidades digitais.

No quesito empregabilidade, lembre-se de que a escolha da faculdade faz toda a diferença. Procure aquela que joga junto a você, oferecendo oportunidades que vão além da sala de aula virtual. Existem instituições com parceria do Canal Conecta, portal com vagas exclusivas de emprego e estágio nas melhores empresas do país.

Tour pela prova do Enem

Na sua busca, veja ainda se ela oferta bolsas para graduação e desconto na faculdade EAD em Marketing. Assim, o curso tem melhor custo-benefício e abre espaço no orçamento para outros investimentos em educação e capacitação.

O curso EAD possibilita uma flexibilização maior

Pense em uma graduação presencial. Por mais que existam inúmeros benefícios, como a proximidade da infraestrutura e do corpo docente, ela ainda apresenta alguns desafios. Afinal, o estudante precisa adaptar a sua rotina para comparecer às aulas todos os dias –– fora o tempo para fazer trabalhos e outras atividades no campus.

Se esse é um empecilho para você começar uma faculdade, saiba que o curso EAD não perde em nada para o presencial. Somado a isso, há maior flexibilidade para o seu cotidiano. As aulas e atividades estão no AVA, disponíveis para serem trabalhadas no seu tempo, do dispositivo que tiver em mãos.

Caso você esteja muito cansado ou não tenha mesmo condições de assistir às aulas em determinado dia, pode compensar em outra data, como no fim de semana. Essa possibilidade de fazer a sua agenda para aproveitar momentos de bom rendimento auxilia bastante no aproveitamento da sua graduação.

É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Uma das vantagens do Marketing EAD, como vimos, é que a graduação se adapta à disponibilidade do aluno. O exemplo mais notável de conciliação das tarefas é o trabalho e o estudo. Ele pode se dedicar tranquilamente aos afazeres corporativos durante o dia, por exemplo, e pegar firme nas aulas à noite.

Como não será preciso se deslocar para a faculdade, esse tempo pode se transformar em descanso entre trabalho e estudo. Assim, você evita a desmotivação comum a quem tem essa jornada dupla, causada pela correria e o cansaço mental.

Mesmo na faculdade de Marketing semipresencial dá para estudar e trabalhar de um jeito mais tranquilo. Como as idas ao campus acontecem com menor frequência, é possível moldar a agenda para que, nessas datas, a intensidade dos estudos seja menor. Quer flexibilidade maior que essa?

O futuro de sucesso está à sua espera!

Diante de todos esses benefícios, dá para notar o quanto vale a pena fazer faculdade EAD em Marketing, concorda? Além das excelentes oportunidades em um mercado promissor, você ainda pode conseguir um emprego na área com facilidade. Então, que tal dar uma chance a essa graduação e iniciar sua trajetória profissional de sucesso?

Para isso, o Vestibulares tem a solução. Conheça nossas faculdades parceiras e faça a sua inscrição no vestibular para o Marketing EAD, semipresencial ou 100% online!

1Censo da Educação Superior

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados