Quais são as principais especialidades Odontológicas?

especialidades odontológicas

Entre as profissões na área da saúde, a Odontologia é uma das mais buscadas pelos estudantes. Esse profissional é bem importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas, desde a manutenção do sorriso ao aumento da autoestima dos pacientes tratados. Além de ser valorizado, o dentista encontra boas oportunidades no mercado e excelentes remunerações.

Você sabia que existem várias especialidades Odontológicas para seguir carreira? Cada uma delas tem uma abordagem e um tipo de público, mas todas com um principal requisito: a qualificação profissional. Quem já conhece essas áreas antes mesmo de entrar na faculdade, já sai na frente, pois consegue aproveitar melhor as disciplinas durante o curso.

Pensando nisso, que tal conhecer o que faz um dentista em cada uma dessas áreas de Odontologia? Venha com a gente!

Dentística

Essa é uma especialidade bastante ligada à estética bucal dos pacientes. Entre os principais tratamentos estão as restaurações, o clareamento dental, a remoção de cáries, a aplicação de lentes de contato e facetas, além de procedimentos como gengivoplastia e gengivectomia –– destinados à mudança no tamanho e no contorno da gengiva.

Como é uma área que atrai um grande número de dentistas, é preciso conquistar diferenciais para destacar o seu trabalho no mercado. Em razão disso, não dá para ter preguiça de estudar: vale conhecer as tendências e os desafios da especialidade, buscar práticas inovadoras e assim por diante. 

Endodontia

Também é preciso que o profissional cuide da raiz dos dentes e da polpa dentária. Na Endodontia, os procedimentos mais comuns são os canais, realizados em casos nos quais os pacientes têm cáries profundas ou fraturas. O intuito é buscar a remoção e a desinfecção da região inflamada, preservando o dente para que não haja necessidade de extração.

No geral, pacientes com algum tipo de lesão ou inflamação na polpa dentária não conseguem suportar a dor causada –– por isso, procuram imediatamente um dentista para resolver o problema. Nesse sentido, é um profissional muito requisitado no mercado.

Implantodontia

Em casos em que o tratamento de canal não é uma alternativa ao paciente, ele precisa recorrer ao especialista em Implantodontia. Esse profissional é responsável por realizar implantes cirúrgicos para substituir os dentes extraídos. O procedimento é essencial para que a ausência não interfira no alinhamento dentário, que prejudica a estética e funcionamento do aparelho de mastigação.

Também há casos em que o paciente precisa realizar implante em mais de um dente perdido ou em todos eles. O dentista faz não apenas esses procedimentos, mas também a manutenção dos implantes, que podem ter menor duração devido à falta de higiene bucal e outros cuidados.

Odontologia legal

Você sabia que um dentista também pode trabalhar em cenas de crimes, na área forense? Mas não só isso! Ao se especializar em Odontologia Legal, ele se torna apto a identificar corpos a partir da arcada dentária, fazer balística forense e realizar a perícia na área administrativa, criminal, civil e trabalhista, entre outros.

Essa é uma área não tão conhecida pelos profissionais, mas bastante promissora para a carreira do dentista. É possível atuar em Institutos Médico Legais (IMLs), convênios odontológicos, ofertar consultorias e assim por diante.

Odontopediatria

Assim como há o pediatra na Medicina, existe o profissional de Odontologia que trata exclusivamente das crianças. Sua especialidade são os cuidados com os dentes de leite, presentes na primeira infância e essenciais para a saúde bucal nas fases de desenvolvimento desses pacientes –– inclusive, em questões relativas à fala. 

Tour pela prova do Enem

O dentista não costuma ser uma figura muito agradável aos olhos das crianças. Por isso, é preciso que esse profissional tenha uma dose extra de paciência, empatia e jogo de cintura. O ideal é trabalhar o emocional dos pequenos pacientes para que entendam a importância do tratamento e dos cuidados com os dentes para sua saúde.

Ortodontia

Uma das especialidades Odontológicas mais conhecidas pela sociedade, a Ortodontia envolve a recuperação e a correção da posição dos dentes. Não somente para fins estéticos, ela também auxilia no correto uso do aparelho de mastigação, evitando dores na região dos ombros, da cabeça e do pescoço. É esse profissional que coloca aparelho em seus pacientes.

No futuro do mercado de trabalho, não muito distante, essa especialidade do dentista terá o apoio da tecnologia para se desenvolver. Isso é necessário para atender às demandas dos pacientes de forma inovadora, com soluções mais discretas para aparelhos, focados na personalização.

Periodontia

Para tratar as gengivas e os ossos da região bucal, existe a especialidade Odontológica de Periodontia. Nesse cenário, o dentista trabalha com raspagens, enxertos ósseos, procedimentos para tratar inflamações de origem bacteriana, cirurgias etc. Dos problemas mais conhecidos, podemos listar gengivite, placa bacteriana e periodontite.

Prótese Dentária

Esse profissional faz a restauração das coroas dentárias, atuando em parceria com o implantodontista. Entre suas atribuições estão os trabalhos protéticos e a confecção de próteses, além de diagnósticos e tratamentos que envolvam a reposição dos dentes.

Saúde Coletiva e da Família

Por fim, também há a atuação do dentista em Unidades Básicas de Saúde, postinhos, programas de assistência social e até mesmo nas cooperativas e nos planos de saúde. O profissional auxilia na prevenção e na conscientização a respeito da saúde bucal. Também lidera os tratamentos para recuperação de dentes, sempre atento ao aspecto emocional dos pacientes.

Entre as principais qualidades necessárias ao dentista, a comunicação interpessoal é ainda mais relevante nessa especialidade. É preciso saber ouvir as famílias e, sobretudo, trabalhar a empatia para explicar os diagnósticos e tratamentos, de acordo com diferentes realidades.

Vale lembrar que, para conquistar as melhores vagas no mercado, com salários superiores à média de R$ 3.782,08*, é preciso investir na qualificação profissional. Tudo começa pela escolha da faculdade, que deve ter infraestrutura completa, professores capacitados e, se possível, benefícios como bolsas de estudos em Odontologia.

As faculdades parceiras do Vestibulares oferecem tudo isso a seus estudantes e mais: o acesso ao Canal Conecta, uma plataforma para encontrar as melhores vagas de estágio e emprego da sua região.

Seu futuro começa agora!

Agora que você conhece as principais especialidades Odontológicas, chegou o momento de se dedicar à carreira. Fique de olho na nota de corte de Odontologia para chegar nos vestibulares ainda mais preparado. Por fim, a dica é escolher a faculdade que ajude em seu desenvolvimento e tenha diferenciais para agregar valor ao seu currículo.

Se você está em busca dessa instituição de ensino, confira as nossas opções e faça a sua inscrição no vestibular online para Odonto!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados