Como funciona o curso de Engenharia Química da Anhanguera?

Engenharia Química da Anhanguera

Engana-se quem acha que a área das Ciências Exatas se resume apenas a trabalhar com Matemática o dia todo. Na verdade, o campo abrange muitas profissões interessantes e diversas. Um exemplo é a da Engenharia Química que, por meio de um conhecimento aprofundado em fenômenos biológicos, químicos e físicos, ajuda a solucionar problemas tecnológicos de diferentes tipos.

Apesar de ser uma especialidade promissora, é muito importante pesquisar as características da graduação e, claro, escolher uma boa faculdade para acessar as melhores oportunidades do mercado. O curso de Engenharia Química da Anhanguera é a melhor alternativa para quem está em busca de uma formação completa e com vantagens exclusivas.

Neste post, mostraremos as principais informações a respeito dessa graduação. Confira!

Como a Anhanguera se destaca pelo curso de Engenharia Química?

A faculdade de Engenharia Química na Anhanguera é do tipo Bacharelado e um dos cursos mais procurados pelos estudantes. E não é para menos: os profissionais são responsáveis pela realização de projetos, operação e construção de plantas químicas em escala industrial.

Também é conhecida como uma Engenharia universal, que apresenta conhecimentos comuns em áreas como Ciência da Computação, Matemática, Biologia, Física e Química. Na Anhanguera, essa faculdade de Exatas é encontrada na modalidade de ensino presencial.

Isso significa que você deve comparecer às aulas durante os cinco dias da semana, fazer provas e cumprir as atividades do curso. Assim, é uma ótima opção para quem tem um dia a dia flexível, com horários disponíveis para frequentar a instituição de ensino.

As aulas presenciais ocorrem em excelentes unidades de ensino, e você consegue aproveitar o contato com professores, o convívio com especialistas e a troca de experiência com colegas.

Se você já se perguntou quais são as Engenharias mais bem-pagas, saiba que a Engenharia Química é uma delas! O salário médio do profissional é de R$ 8.595,39* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Como a grade curricular de Engenharia Química da Anhanguera é construída?

Se você quer seguir carreira como engenheiro químico, esteja preparado para aprofundar os seus estudos na área das Exatas, principalmente em Física, Química e Matemática. Assim como em outros cursos de Engenharia, os primeiros períodos são destinados às matérias teóricas, o que garante uma base de conhecimento para que o aluno entenda os conceitos da profissão.

A partir do terceiro semestre, os graduandos iniciam o aprofundamento dos estudos em disciplinas mais específicas e com aulas práticas em laboratórios. Por ser uma especialidade que está relacionada com a produção industrial, o curso na Anhanguera ainda abrange alguns assuntos voltados para a indústria, o marketing, o empreendedorismo e a gestão.

Veja, a seguir, algumas matérias que fazem parte da grade curricular de Engenharia Química:

Tour pela prova do Enem
  • Administração e Economia Para Engenheiros;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Cálculo e Dimensionamento de Reatores;
  • Controle de Processos e Instrumentação Industrial;
  • Física Geral e Experimental;
  • Físico-Química;
  • Fundamentos de Cinética e Introdução ao Cálculo de Reatores;
  • Fundamentos de Química Orgânica;
  • Laboratório de Engenharia Química;
  • Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Máquinas de Fluxo;
  • Processos Industriais Inorgânicos;
  • Química Inorgânica;
  • Transferência de Calor e Massa;
  • Tecnologias Limpas e Tratamento de Resíduos.

Com uma matriz curricular abrangente, o aluno se torna um profissional completo, capaz de trabalhar nas diferentes áreas da profissão. Ao longo da graduação, é importante que o estudante faça estágios e, ao final, elabore um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual é a duração do curso de Engenharia Química da Anhanguera?

Para conquistar o diploma de engenheiro químico, você deverá estudar durante 5 anos, divididos em 10 períodos. Nesse tempo, terá oportunidade de fazer estágios que, além de complementar o aprendizado em sala de aula, colocam você frente as vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Para isso, a Anhanguera tem uma parceria com o Canal Conecta, portal de empregabilidade que aproxima o aluno da chance de conquistar um excelente emprego. São diversas opções em todo o país!

A partir do segundo período, você já pode buscar por essas experiências, embora o ideal seja adquirir mais conhecimento antes de fazer estágio.

Quais são as possibilidades de descontos e bolsas para estudar Engenharia Química da Anhanguera?

Na Anhanguera, você poderá estudar Engenharia Química pagando mensalidades a partir de R$ 629,01*, mas esse valor varia de acordo com a unidade de ensino escolhida. Apesar do excelente custo-benefício, nem todos conseguem arcar com os custos da faculdade.

Nesse caso, a Anhanguera oferece descontos e bolsas de estudos que ajudam a reduzir o valor das mensalidades. Confira, abaixo, algumas opções que fazem toda a diferença para os alunos:

  • Bolsa Enem — alternativa ideal para o estudante que não consegue arcar com os custos do ensino superior. Nesse caso, os descontos são proporcionais à sua nota do Enem;
  • Bolsa servidores públicos e militares — opção destinada aos militares e funcionários públicos. O desconto chega a 30% e são contemplados cônjuges e filhos de até 24 anos;
  • Bolsa Incentivo — esse tipo facilita o acesso dos calouros ao ensino superior. Após a inscrição no vestibular, é possível concorrer à bolsa, desde que a pessoa cumpra com todos os critérios preestabelecidos;
  • Bolsa Transferência — desconto para estudantes que fizeram transferência externa;
  • Bolsa Primeiro Semestre — esse tipo de bolsa oferece ao calouro um desconto de até 20% na mensalidade do primeiro semestre.

Caso você esteja perguntando se estudar Engenharia Química vale a pena, deu para perceber que essa profissão é muito bem remunerada e apresenta um mercado de trabalho aquecido. Portanto, para obter a melhor formação possível, é fundamental escolher a faculdade certa para a sua formação.

Além de um corpo docente especialista no assunto, a Anhanguera é parceira do Vestibulares e conta com salas de aula modernas e laboratórios bem-preparados para receber os alunos. A instituição de ensino também oferece diversas formas de ingresso que ajudam a facilitar a sua entrada no curso superior!

Estude Engenharia Química na Anhanguera!

O curso de Engenharia Química da Anhanguera é uma opção e tanto para quem está em busca de uma faculdade de excelência. Portanto, não deixe de considerar essa alternativa no momento de fazer o vestibular!

Não perca mais tempo! Inscreva-se no vestibular da Anhanguera, qualifique-se e aproveite as oportunidades do mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados