Se você pretende prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), precisa começar a pensar no assunto desde já. Afinal, embora as provas sejam aplicadas em novembro, algumas etapas importantes acontecem meses antes e merecem sua atenção — alguns exemplos são a inscrição e a solicitação de isenção da sua taxa.
O calendário oficial ainda não foi divulgado pelo Inep, no entanto, a organização do Exame segue sempre o mesmo padrão de datas. Por isso, preparamos este post com uma estimativa, baseada nos anos anteriores, de como será o cronograma do Enem 2020. Continue a leitura e garanta sua participação!
Publicação do edital
Logo na primeira quinzena de março, o Inep publica o edital do Enem no Diário Oficial da União. Nele, constam as principais informações que os candidatos do Exame precisam saber antes, durante a depois da prova. Inclusive, é no edital que as datas do Enem 2020 são divulgadas.
Solicitação para isenção da taxa de inscrição
Na primeira quinzena de abril, é aberto o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição, que, no ano passado, foi de R$ 85,00. Têm direito à isenção os participantes que:
- estejam cursando o último ano do ensino médio em escola pública;
- tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
- esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo necessário ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para comprovar essa condição.
O resultado das solicitações é divulgado alguns dias depois.
Justificação de ausência
Uma observação importante é que quem solicita a isenção da taxa, mas, por algum motivo, não comparece às provas, precisa justificar a ausência no ano seguinte. Caso contrário, não poderá solicitar a isenção novamente no ano seguinte.
Também há um período específico para isso, que costuma ser o mesmo das solicitações de isenção. Portanto, se você foi isento da taxa no Enem 2019 e precisa ser contemplado na próxima edição, preste atenção no período de justificação de ausência no cronograma do Enem 2020.
Pagamento da taxa de inscrição
Caso não tenham direito à isenção da taxa, assim que finalizarem as inscrições do Enem 2020, os candidatos receberão a Guia de Recolhimento da União (GRU). Ela deve ser paga dentro do prazo, também estipulado no cronograma oficial.
Atenção: o Inep não se responsabiliza por ocorrências em relação à compensação do pagamento. Portanto, vale a pena ter atenção redobrada aos horários de funcionamento bancários.
Solicitação de atendimento específico ou especializado
Os participantes que precisam de atendimento específico ou especializado durante a aplicação das provas precisam fazer essa solicitação dentro do período, que costuma ser o mesmo das inscrições. Alguns dos casos que se encaixam nessa necessidade são:
- atendimento especializado — para pessoas com deficiência física ou intelectual, baixa visão, discalculia, dislexia, deficit de atenção e transtorno do espectro autista;
- atendimento específico — para gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar.
Atendimento por nome social
No final de maio, os participantes transexuais ou travestis podem requerer o atendimento pelo nome social durante a aplicação das provas.
Divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição
Normalmente, na metade de outubro, próximo às datas de aplicação das provas, é disponibilizado para o participante o seu Cartão de Confirmação de Inscrição. Nele, o candidato tem acesso ao seu número de inscrição e ao local em que fará as provas. Em 2019, o Cartão foi liberado no dia 26 de outubro.
Aplicação das provas
Tradicionalmente, a aplicação das provas ocorre no início de novembro. Por causa do coronavírus e das medidas de distanciamento social, a nova data do Enem 2020 ainda não foi divulgada.
- Dia 1 — Redação, prova de Linguagens e prova de Ciências Humanas;
- Dia 2 — prova de Matemática e prova de Ciências da Natureza.
Embora pareça longe, não se engane! Se você quer garantir um bom resultado, a sua preparação deve começar vários meses antes das provas. Nesse caso, a Trilha do Enem é sua grande aliada! Com um rápido cadastro, você tem acesso a excelentes videoaulas e simulados e ainda recebe um plano de estudos personalizado, tudo gratuitamente!
O Enem digital
Na edição de 2020, há uma grande novidade: o Enem Digital. O Inep já confirmou que ele será aplicado nas datas 22 e 29 de novembro em 60 cidades de 18 estados brasileiros. A intenção do MEC é que, a cada ano, mais participantes façam a versão digital da prova, até a migração completa de formato.
Essa fase piloto enfrenta grandes desafios, como a possibilidade de fraudes e “colas”. Mas, segundo o Inep, existem algoritmos de inteligência artificial capazes de realizar o monitoramento e evitar qualquer anormalidade durante a execução da prova pelo candidato.
Por outro lado, a versão digital do Enem traz enormes benefícios, como:
- a maior acessibilidade para candidatos com dificuldade de acesso aos locais de prova;
- a possibilidade de uso de recursos multimídia no Exame, incluindo vídeos, áudios etc, tornando a avaliação mais dinâmica;
- a maior precisão nos resultados, principalmente por evitar erros no preenchimento do gabarito por parte dos candidatos.
Publicação dos gabaritos oficiais
A publicação dos gabaritos do Enem ocorre poucos dias após a realização das provas. Em 2019, eles foram divulgados no dia 13 de novembro, sendo que as provas foram aplicadas em 03 e 10 de novembro. Então, a estimativa é que, no Enem 2020, os gabaritos sejam publicados por volta do dia 11 de novembro.
Porém, neste ano, devido o adiamento do Enem por conta da pandemia do coronavírus, a publicação do gabarito deve ser posterior ao dia de aplicação da prova, que ainda não foi definido.
Divulgação dos resultados individuais
Por fim, a divulgação da nota do Enem de cada candidato ocorre sempre em janeiro do ano seguinte ao da aplicação das provas e algumas semanas antes da abertura dos processos seletivos de programas como Prouni e FIES. No Enem 2019, os resultados saíram em 17 de janeiro de 2020.
Agora que você já tem uma ideia do cronograma da prova, não deixe para se preparar para o Enem 2020 em cima da hora. Embora pareça um longo caminho até a aplicação das provas em novembro, o conteúdo cobrado é extenso e, para ter tempo hábil de revisar todos os tópicos importantes, vale a pena criar uma rotina de estudos desde já!
Aproveite e leia nosso guia completo para conquistar a aprovação no Enem e garantir ótimas oportunidades para o seu ensino superior!