Já sabe como será o cronograma do Enem 2020? Confira aqui!

confira o cronograma enem 2020

Se você pretende prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), precisa começar a pensar no assunto desde já. Afinal, embora as provas sejam aplicadas em novembro, algumas etapas importantes acontecem meses antes e merecem sua atenção — alguns exemplos são a inscrição e a solicitação de isenção da sua taxa.

O calendário oficial ainda não foi divulgado pelo Inep, no entanto, a organização do Exame segue sempre o mesmo padrão de datas. Por isso, preparamos este post com uma estimativa, baseada nos anos anteriores, de como será o cronograma do Enem 2020. Continue a leitura e garanta sua participação!

Publicação do edital

Logo na primeira quinzena de março, o Inep publica o edital do Enem no Diário Oficial da União. Nele, constam as principais informações que os candidatos do Exame precisam saber antes, durante a depois da prova. Inclusive, é no edital que as datas do Enem 2020 são divulgadas.

Solicitação para isenção da taxa de inscrição

Na primeira quinzena de abril, é aberto o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição, que, no ano passado, foi de R$ 85,00. Têm direito à isenção os participantes que:

  • estejam cursando o último ano do ensino médio em escola pública;
  • tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
  • esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo necessário ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para comprovar essa condição.

O resultado das solicitações é divulgado alguns dias depois.

Justificação de ausência

Uma observação importante é que quem solicita a isenção da taxa, mas, por algum motivo, não comparece às provas, precisa justificar a ausência no ano seguinte. Caso contrário, não poderá solicitar a isenção novamente no ano seguinte.

Também há um período específico para isso, que costuma ser o mesmo das solicitações de isenção. Portanto, se você foi isento da taxa no Enem 2019 e precisa ser contemplado na próxima edição, preste atenção no período de justificação de ausência no cronograma do Enem 2020.

Pagamento da taxa de inscrição

Caso não tenham direito à isenção da taxa, assim que finalizarem as inscrições do Enem 2020, os candidatos receberão a Guia de Recolhimento da União (GRU). Ela deve ser paga dentro do prazo, também estipulado no cronograma oficial.

Atenção: o Inep não se responsabiliza por ocorrências em relação à compensação do pagamento. Portanto, vale a pena ter atenção redobrada aos horários de funcionamento bancários.

Solicitação de atendimento específico ou especializado

Os participantes que precisam de atendimento específico ou especializado durante a aplicação das provas precisam fazer essa solicitação dentro do período, que costuma ser o mesmo das inscrições. Alguns dos casos que se encaixam nessa necessidade são:

  • atendimento especializado — para pessoas com deficiência física ou intelectual, baixa visão, discalculia, dislexia, deficit de atenção e transtorno do espectro autista;
  • atendimento específico — para gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar.

Atendimento por nome social

No final de maio, os participantes transexuais ou travestis podem requerer o atendimento pelo nome social durante a aplicação das provas.

banner de preparação para o enem 2021

Divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição

Normalmente, na metade de outubro, próximo às datas de aplicação das provas, é disponibilizado para o participante o seu Cartão de Confirmação de Inscrição. Nele, o candidato tem acesso ao seu número de inscrição e ao local em que fará as provas. Em 2019, o Cartão foi liberado no dia 26 de outubro.

Aplicação das provas

Tradicionalmente, a aplicação das provas ocorre no início de novembro. Por causa do coronavírus e das medidas de distanciamento social, a nova data do Enem 2020 ainda não foi divulgada.

Embora pareça longe, não se engane! Se você quer garantir um bom resultado, a sua preparação deve começar vários meses antes das provas. Nesse caso, a Trilha do Enem é sua grande aliada! Com um rápido cadastro, você tem acesso a excelentes videoaulas e simulados e ainda recebe um plano de estudos personalizado, tudo gratuitamente!

O Enem digital

Na edição de 2020, há uma grande novidade: o Enem Digital. O Inep já confirmou que ele será aplicado nas datas 22 e 29 de novembro em 60 cidades de 18 estados brasileiros. A intenção do MEC é que, a cada ano, mais participantes façam a versão digital da prova, até a migração completa de formato.

Essa fase piloto enfrenta grandes desafios, como a possibilidade de fraudes e “colas”. Mas, segundo o Inep, existem algoritmos de inteligência artificial capazes de realizar o monitoramento e evitar qualquer anormalidade durante a execução da prova pelo candidato.

Por outro lado, a versão digital do Enem traz enormes benefícios, como:

  • a maior acessibilidade para candidatos com dificuldade de acesso aos locais de prova;
  • a possibilidade de uso de recursos multimídia no Exame, incluindo vídeos, áudios etc, tornando a avaliação mais dinâmica;
  • a maior precisão nos resultados, principalmente por evitar erros no preenchimento do gabarito por parte dos candidatos.

Publicação dos gabaritos oficiais

A publicação dos gabaritos do Enem ocorre poucos dias após a realização das provas. Em 2019, eles foram divulgados no dia 13 de novembro, sendo que as provas foram aplicadas em 03 e 10 de novembro. Então, a estimativa é que, no Enem 2020, os gabaritos sejam publicados por volta do dia 11 de novembro.

Porém, neste ano, devido o adiamento do Enem por conta da pandemia do coronavírus, a publicação do gabarito deve ser posterior ao dia de aplicação da prova, que ainda não foi definido.

Divulgação dos resultados individuais

Por fim, a divulgação da nota do Enem de cada candidato ocorre sempre em janeiro do ano seguinte ao da aplicação das provas e algumas semanas antes da abertura dos processos seletivos de programas como Prouni e FIES. No Enem 2019, os resultados saíram em 17 de janeiro de 2020.

Agora que você já tem uma ideia do cronograma da prova, não deixe para se preparar para o Enem 2020 em cima da hora. Embora pareça um longo caminho até a aplicação das provas em novembro, o conteúdo cobrado é extenso e, para ter tempo hábil de revisar todos os tópicos importantes, vale a pena criar uma rotina de estudos desde já!

Aproveite e leia nosso guia completo para conquistar a aprovação no Enem e garantir ótimas oportunidades para o seu ensino superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.