Cronograma Enem 2023: Não perca nada

confira o cronograma enem 2020

Você não vai querer ficar de fora dessa aventura chamada Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)! O Enem 2023 Brasil já tem data marcada e acontecerá no início de Novembro. Por isso, se você já se inscreveu, é muito importante ficar por dentro de todas as regras e etapas importantes que merecem sua atenção.

O calendário oficial já foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é importante ficar atento a todas as datas. O cronograma do Enem 2023 é divulgado através do edital, junto com todas as outras informações importantes. Você já está sabendo todas as datas e se preparando para essa prova? Continue lendo  e garanta uma boa participação!

O que é o edital do ENEM 2023?

Os editais do Enem costumam ser lançados com antecedência, logo na primeira quinzena de março o Inep publica o edital do Enem no Diário Oficial da União. Nele, constam as principais informações sobre a estrutura do Enem 2023 que os candidatos precisam saber antes, durante e depois da prova. Por exemplo, datas de inscrição, valores da inscrição, datas e conteúdo das provas e outros dados relevantes para os candidatos.

Pessoa olhando para portal do Diário da União em aplicativo de celular
O edital do Enem é publicado no Diário Oficial da União

Período das Inscrições Enem 2023

De acordo com o edital, o período de inscrições do Enem 2023 ocorrerá nas seguintes datas: 05/06 a 16/06/2023. O valor da taxa de inscrição neste ano foi de R$ 85,00. Caso você tenha deixado passar o período de inscrições do Enem deste ano, não deixe de ficar atento para as datas da próxima edição, no Enem 2024.

Quando solicitar isenção de pagamento

A solicitação de isenção de pagamento da inscrição do Enem geralmente ocorre antes da abertura oficial das inscrições para o exame, geralmente no mês de Abril. Este ano foi iniciada a solicitação da isenção do pagamento na primeira quinzena de abril, no período do dia 17/04 a 28/04.

Justificativa de ausência

Além disso, uma observação importante a ser feita é que quem solicita a isenção da taxa, mas, por algum motivo, não compareceu às provas, precisa justificar a ausência no ano seguinte. Caso contrário, não poderá solicitar a isenção novamente no ano seguinte.

Também há um período específico para isso, que costuma ser o mesmo das solicitações de isenção. Portanto, por exemplo, se você foi isento da taxa no Enem 2023 e precisa ser contemplado na próxima edição, preste atenção no período de justificação de ausência no cronograma do Enem 2024.

Divulgação dos resultados de isenção de taxa Enem

O resultado das solicitações é divulgado alguns dias depois da última data de solicitação de isenção. No entanto, só tem direito à isenção os participantes que:

  • Estejam cursando o último ano do ensino médio em escola pública declarada ao Censo Escolar;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, com uma renda igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo necessário ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para comprovar essa condição.

A fim de requerer a isenção da taxa, o candidato deve estabelecer um registro e gerar uma senha de acesso para acessar a Página do Participante no portal do Governo Federal (gov.br). Utilizando o sistema de login unificado, o candidato tem a oportunidade de rastrear o status dos processos efetuados.

Estudantes reunidos conversando
Para isenção de taxa no Enem, é preciso cursar o último ano do Ensino Médio em escola pública

Prazo para pedido de recurso

É possível também pedir um recurso no caso da sua solicitação ser indeferida. O prazo final para submeter recursos referentes aos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 foi até o fim do dia 12/05. Caso o Inep negue a solicitação, os candidatos têm uma nova oportunidade através da Página do Participante. Lembrando que isso também se aplica para as justificativas de ausência no Enem.

No contexto da isenção, os indivíduos devem apresentar um dos seguintes documentos que confirmem o direito à gratuidade, de acordo com os perfis delineados no edital:

  • Identidade do participante e de todos os membros do núcleo familiar;
  • Declaração que ateste a conclusão de todo o ensino médio em instituição pública ou histórico escolar;
  • Comprovante de renda;
  • Cópia do cartão ou documento contendo o Número de Identificação Social (NIS) válido;
  • CPF da mãe do participante;
  • Declaração que prove a frequência na última série do ensino médio, durante o ano de 2023, em escola pública (registrada no Censo Escolar).
Mulher estendendo mão com cartão de CPF
Um dos documentos para a isenção é o CPF da mãe do participante

Divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição

Após a realização da inscrição no Enem 2023, o Inep disponibiliza um Cartão de Confirmação da Inscrição através do Portal do Participante, buscando manter o participante esclarecido com as informações necessárias. Normalmente, na metade de outubro, próximo às datas de aplicação das provas, é disponibilizado para o participante o seu Cartão.

Lembrando que o Cartão informará o número de inscrição; a data, a hora e local do Exame; a indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou tratamento pelo nome social, caso tenha(m) sido solicitado(s) e aprovado(s); a opção de língua estrangeira selecionada e as orientações relativas ao Exame.

Data das provas do Enem 2023

Tradicionalmente, a aplicação das provas ocorre no início do mês de novembro e nesta edição não será diferente. As datas para as aplicações das provas do Enem 2023 estão previstas para:

  • 1º dia: 05/11/2023 (aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias).
  • 2º dia: 12/11/2023 (aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias).

Além disso, a aplicação das provas do Enem 2023 seguirá o  horário de Brasília-DF (Distrito Federal), conforme descrito no cronograma a seguir:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30
Estudantes fazendo Enem em sala de aula
O Enem acontece em novembro e tem dois dias de duração

Data de divulgação do gabarito

No ano de 2023, de acordo com o edital, a data prevista para a divulgação do gabarito será para o dia 24/11/2023. É muito comum que a publicação dos gabaritos do Enem ocorra poucos dias após a realização das provas, neste caso aproximadamente 2 semanas depois. 

Data de divulgação dos resultados do Enem

A divulgação dos resultados do Enem de cada candidato ocorre sempre em janeiro do ano seguinte ao da aplicação das provas através do Portal do Candidato. Este ano a divulgação da nota do Enem 2023 ocorrerá no dia 16/01/2024. Além disso, esse período é apenas algumas semanas antes da abertura dos processos seletivos de programas como Prouni (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Tour pela prova do Enem
Jovem olhando site do Enem em computador e aplicativo no celular
Os resultados do Enem são divulgados no portal do candidato

Período para uso dos resultados do Enem

Utilizando o desempenho obtido na prova do Enem 2023, é possível efetuar inscrições em diversos programas desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC), tais como o ProUni, Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Fies. Além disso, a sua nota pode proporcionar a isenção da realização de vestibulares em algumas instituições de ensino que adotaram o Enem como um dos critérios de seleção.

O período para usar os resultados do Enem varia dependendo do propósito e das políticas das instituições de ensino ou programas em questão. Geralmente, os processos seletivos que utilizam os resultados do Enem ocorrem nos meses subsequentes à divulgação dos resultados.

Datas de vestibulares em Universidades Públicas

As datas de vestibulares das universidades públicas se dão, em sua grande maioria, pelas datas do Enem. A cada dia que passa mais universidades públicas vão aderindo à nota do Enem como ingresso em seus cursos de graduação. No entanto, ainda existem faculdades que conduzem com o seu próprio vestibular, como, por exemplo, a famosa prova estilo Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).

Outras universidades, principalmente aquelas que não aderiram ao Sisu, ainda mantêm processos seletivos próprios que podem se assemelhar ao estilo da Fuvest. É importante verificar as informações diretamente no site das universidades que você está interessado para entender o formato de seus processos seletivos e as características das provas aplicadas.

Estudantes fazendo prova de vestibular
Algumas universidades usam a prova da Fuvest para sua seleção

Datas de vestibulares em Universidades Privadas

As datas de vestibulares das universidades privadas variam a depender da instituição de sua preferência. Atualmente há diversas faculdades privadas que aceitam também a nota do Enem 2023 para o seu ingresso no curso de graduação. No entanto, para ficar por dentro das datas dos vestibulares, busque informações diretamente no site das universidades que você tem interesse.

Por quanto tempo o resultado do Enem é válido

A pontuação alcançada no Enem permanece válida por um período de até cinco anos, a contar da data em que você fez o exame. Esse período de cinco anos concede a possibilidade de utilizar a nota do Enem como critério de seleção para admissão de alguns programas de ensino superior.

Porém, por mais que a nota do Enem seja válida por cinco anos, é aconselhável verificar se a instituição educacional ou o programa de interesse não possui uma política específica de validade dessas notas, que poderia exigir que a pontuação do Enem seja obtida em um intervalo mais recente, por exemplo.

Datas de inscrição Sisu

O Sisu representa um sistema onde os estudantes têm a oportunidade de se candidatar às vagas oferecidas nas faculdades do Brasil. Confira o calendário previsto para o Sisu 2024: 

1º semestre:

  • Divulgação do edital: 26/01/2024;
  • Resultados da chamada regular: 27/02/2024;
  • Período de inscrição: 15/02 a 23/02/2024;
  • Registro de interesse em participar da lista de espera: 27/02 a 08/03/2024;
  • Matrículas da Chamada Regular: 01 a 07/03/2024;
  • Convocação dos selecionados da Lista de Espera: a partir de 12/03/2024.

2º semestre:

  • Período de inscrição: 25/06 a 28/06/2024;
  • Resultados da chamada regular: 04/07/2024;
  • Registro de interesse em participar da lista de espera: 04/07 a 16/07/2024;
  • Matrículas da Chamada Regular: 11 a 17/07/2024;
  • Convocação dos selecionados da lista de espera: a partir de 23/07/2024.
Tela do celular com aplicativo do Sisu em close
A primeira inscrição do Sisu ocorre em fevereiro de 2024

Datas de inscrição do ProUni

O Prouni concede bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas. Atendendo os requisitos de inscrição, as datas de inscrição do ProUni 2024 previstas são:

  • Período de inscrição: 7 a 10/03/2023;
  • Resultados da chamada regular: 14/03/2023;
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 14 a 29/03/2023;
  • Resultado da 2ª chamada: 28/03/2023;
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 28/03 a 12/04/2023;
  • Prazo do pedido de participação da lista de espera: dia 16 e 17/04/2023.

Datas de inscrição do Fies

No que diz respeito ao Fies, tal qual ocorre com o Prouni e o SISU, os candidatos são escolhidos com base em suas pontuações no Enem, levando em consideração a nota de corte específica para o curso e a instituição desejada. Confira a seguir as datas mais relevantes para o Fies 2024:

  • Período de inscrição: de 05 a 08/03/2023;
  • Resultados da chamada regular: 12/03/2023;
  • Complementação das informações da inscrição: 13 a 15/03/2023;
  • Convocação dos selecionados da lista de espera: 19/03 a 16/05/2023.

Período de Estudos

Agora que você já está por dentro dos detalhes do cronograma do Enem 2023, não deixe de estudar e criar um planejamento para essa grande prova. Afinal, faltam poucos meses para a prova, então organizar os estudos é fundamental! Não deixe de conferir os materiais que preparamos para te ajudar nesse período de estudos.

Estudantes estudando com livros em cima de mesa
É importante fazer um planejamento para se preparar para o Enem

Cronograma de estudos das matérias

“A preparação para o Enem é um investimento no futuro dos jovens brasileiros, contribuindo para uma formação sólida e ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior.”

Inep

O cronograma de estudos para o Enem pode ser adaptado de acordo com suas necessidades e preferências individuais. A prova é dividida em categorias, então busque organizar seu cronograma dividindo as matérias ao longo das semanas que restam até o dia da prova. 

Lembre-se de que a consistência e o equilíbrio entre as matérias são essenciais para um estudo eficaz. No entanto, também não esqueça que é importante se manter relaxado e tranquilo no dia que antecede a prova para que você consiga estar concentrado e entregar um bom resultado. Por isso, busque fazer algo leve e que você goste no dia anterior e dê o seu melhor no dia da prova!

Confira também: saiba como conseguir bolsa de até 100% na faculdade!

Onde estudar

Não há dúvidas que estudar em casa pode ser bem desafiador, principalmente sem nenhum tipo de orientação ou materiais específicos. No entanto, há alguns cursinhos especializados que podem te ajudar nesse processo, você sabia? 

Então não desanime! Embora pareça que não há mais tempo para se preparar, o curso intensivo do Stoodi te ajuda a conquistar a aprovação no Enem e garantir ótimas oportunidades para o seu ensino superior!

Perguntas frequentes

Quando é o Enem 2023?

O Enem 2023 será nas datas 5 e 12 de novembro, nos dois primeiros domingos do mês. Se você fará esse exame no final do ano, não deixe de ficar atento a todas as regras e instruções que o Edital do Enem 2023 apresenta.

Quando sai o tema da redação do Enem 2023?

A prova de redação do Enem 2023 ocorre no primeiro dia de aplicação, no dia 5 de novembro, e o tema da redação só será descoberto no momento de realização do exame. Nenhum tipo de informação do tema será informado antes da data da prova.

Quantas questões terá o Enem 2023?

Para este ano, o cronograma das avaliações do Enem está organizado da seguinte maneira: 

* 5 de novembro: serão aplicadas as provas de redação, juntamente com 45 perguntas de linguagens e códigos, e mais 45 questões referentes às ciências humanas. 

* 12 de novembro: os exames abordarão 45 questões sobre ciências da natureza e outras 45 questões de matemática.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados