Como é a estrutura de redação do Enem ideal? Entenda!

A estrutura de redação do Enem funciona como um modelo para alcançar um bom resultado considerando as provas anteriores. É a forma de organizar e endereçar as informações e argumentos que serão lidos pelo avaliador.

Pense a redação do Enem como um gênero textual à parte. Assim como existe um jeito mais adequado de escrever um e-mail ou uma carta, há um padrão para alcançar o melhor resultado na redação do Enem. Neste conteúdo, explicaremos essa estrutura, sobretudo para você dominá-la, contando com mais de uma ferramenta para realizar uma boa avaliação. Então, leia o conteúdo com atenção e pratique bastante!

Qual a estrutura padrão de uma boa redação?

A estrutura se consolidou para atender ao formato de redação dissertativo-argumentativa. Por isso, as partes formam uma jornada em que, a partir da apresentação da tese, você conduz o leitor a acreditar na sua proposta de intervenção.

Outra característica são os parágrafos, que variam de 5 a 7 linhas, e o texto, limitado a 30 linhas. Isso força o domínio dos mecanismos de coesão textual: a forma como você se refere às partes anteriores do texto ao inserir as novas partes, formando uma unidade.

Assim, por se tratar de um texto dissertativo-argumentamentativo, uma estrutura da redação do Enem pronta é dividida em 3 partes:

  • introdução: demonstrar a compreensão do tema, identificar o problema e colocar a tese;
  • desenvolvimento: defender a tese com argumentos dentro dos limites de respeito aos direitos humanos;
  • conclusão: resumir os pontos principais, chegar a um fechamento e propor uma intervenção sobre o problema.

Trata-se de algo simples. Com um pouco de prática, você não terá dificuldades para usar a estrutura durante a prova. Não há grandes segredos sobre o que precisa ser feito, sendo tudo uma questão de treinamento.

Por consequência, esse pode ser o seu diferencial, podendo usar o Enem para conquistar bolsas de estudo, financiamentos estudantis, substituir o vestibular e demais oportunidades. Afinal, a redação é um dos pontos com maior peso na prova!

Como se começa a introdução?

A apresentação do texto ao leitor é um pouco diferente na redação do Enem. Em outro gênero, você poderia iniciar simplesmente com um dado histórico, uma provocação ou um ponto de consenso entre os principais autores da área. Já no exame é preciso desde logo atender aos critérios de avaliação da prova. Assim, em um parágrafo, é preciso abordar o tema, o problema e a tese.

Tema da redação

A questão de redação normalmente é explícita sobre o que será abordado: a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” (Enem 2018) e a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” (Enem 2019), por exemplo.

Aqui, a prática que vem trazendo resultados é explicar e contextualizar o tema. Você deve usar as suas palavras para dizer do que se trata e posicionar o assunto em relação ao momento atual. Isso pode ser feito por uma recapitulação de eventos históricos ou de ideias sobre o foco da redação.

Problema

Outro ponto é demonstrar a compreensão da dor levantada no tema, o que é facilitado com os textos-base que acompanham a prova. Por exemplo, quais seriam os prejuízos da manipulação do comportamento ou de um cinema não democratizado?

Tour pela prova do Enem

Tese

Como fechamento do primeiro parágrafo, coloque a sua visão a respeito do problema, ou seja, o que você pretende sustentar ao longo do texto. A tese também será importante para avaliar a coerência — ou seja, se a argumentação não é contraditória.

Como desenvolver o tema?

Os dois ou três parágrafos seguintes trazem argumentos e informações para sustentar a tese. Consequentemente, não podem nem contradizer o seu posicionamento inicial, nem trazer assuntos alheios ao alvo que foi estabelecido.

As principais dificuldades, nesse ponto, são o desconhecimento do assunto e a falta de repertório de argumentação.

A primeira é não conhecer as principais ideias, autores, notícias recentes, dados ou outro elemento que possa conceder profundidade ao texto. A segunda é conseguir organizar tudo e criar uma defesa convincente.

Então, não se esqueça de treinar bastante, ficar a par das principais notícias e fazer simulados. Para isso, você pode conferir os temas da redação do Enem das provas anteriores no site do Inep e se preparar da melhor forma.

Como explorar seu posicionamento sobre o tema?

Para se dar bem no Enem, é importante se posicionar sobre o tema proposto. Aqui, é necessário que você pense em qual posicionamento deseja seguir a respeito do assunto.

Nesse caso, reflita sobre o ponto de vista a ser definido de modo a conseguir desenvolvê-lo consistentemente por meio da argumentação. De modo geral, existem três maneiras de fazer isso:

  • baseadas em dados estatísticos;
  • baseadas em casos divulgados pela mídia;
  • baseadas em referências históricas.

É fundamental que você apresente fatos (para a sustentação dos seus argumentos), mas sem esquecer de realizar uma análise em cima deles. Lembre-se de que o seu objetivo é convencer os leitores da sua tese, e isso não será feito se relatar somente o que aconteceu. É necessário ir além e mostrar como eles se relacionam ao seu posicionamento.

Como fazer uma boa conclusão?

O parágrafo final talvez seja o principal diferencial da estrutura de redação do Enem em relação a muitos vestibulares. Além de conectar o ponto central de cada argumento com a tese e sintetizar o que foi visto até então, você deve propor uma intervenção para o problema.

Note que não é preciso solucionar a dificuldade, mas apresentar melhorias possíveis. Também é importante não trazer algo genérico. Formas de custeio, destinatários, local abrangido, momento da intervenção, listas de ações e outras circunstâncias podem ser utilizadas para montar um plano — ainda que em poucas linhas.

Agora que já sabe como é a estrutura de redação do Enem, saiba que é fundamental entender como deve ser cada etapa e treiná-la bastante para obter uma boa nota no exame. Para isso, estude gramática, assista aos noticiários e tente escrever pelo menos uma redação por semana.

Gostou de saber como escrever uma redação para o Enem e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online de uma de nossas faculdades parceiras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados