Agronomia EAD: como funciona na prática?

estudante de agronomia ead

Sonha em fazer um curso superior, mas não dispõe do tempo necessário para se dedicar? As finanças estão apertadas e não há condições, no momento, para arcar com as mensalidades? Bom, saiba que há uma solução para o seu problema: o ensino a distância.

Fazer um curso de Agronomia EAD é uma ótima alternativa para quem está com o orçamento contado e precisa se dedicar ao trabalho e a família também. E o melhor: além de o diploma ser reconhecido, é supervalorizado pelo mercado de trabalho atual.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra como funciona essa graduação, quais são os seus diferenciais e como conseguir uma vaga no curso de Agronomia EAD. Vamos lá?

O que se estuda no curso de Agronomia?

O agrônomo é um profissional indispensável para o estudo de questões como a qualidade do solo e os impactos do desmatamento, para o desenvolvimento das ciências agrícolas e agropecuárias e muito mais. É, portanto, fundamental para o meio ambiente e para a economia de nosso país.

Algumas das matérias vistas na faculdade e que qualificam esse estudante para o mercado de trabalho são:

  • Ciência e Tecnologia;
  • Física;
  • Química;
  • Morfologia e Fisiologia Vegetal;
  • Ciência do Solo;
  • Zoologia;
  • Hidráulica;
  • Construções Rurais.

Vale a pena investir no curso de Agronomia EAD?

Será que vale a pena investir nesse tipo de educação? Confira, a seguir, se algumas afirmações sobre o EAD são verdades ou mitos!

O curso a distância é inferior ao tradicional

Mito. Atualmente, os cursos EAD são de qualidade igual às graduações exclusivamente presenciais. Eles são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e passam por um rigoroso processo de análise para serem liberados pelo órgão.

O diploma é malvisto no mercado

Mito. O diploma de um curso a distância podia ser alvo de preconceito no passado. Porém, no mercado de trabalho atual, representa um profissional qualificado, organizado e disciplinado, com uma série de habilidades e competências desejadas pelos empregadores dos mais diversos campos de atuação.

A modalidade é inovadora e funciona em todo o mundo

Verdade. A pandemia de covid-19 mostrou o poder do ensino a distância em todo o mundo. Essa é uma modalidade utilizada em diversos países com muito sucesso e que chegou para ficar no Brasil!

Como funciona o curso de Agronomia a distância?

A maioria das faculdades permite que o estudante escolha entre o curso presencial ou EAD. Então, como saber quais são as diferenças?

Já estamos familiarizados com o conceito de um curso presencial. Nele, o estudante se dirige diariamente à unidade de sua faculdade e realiza seus estudos e tarefas naquele ambiente.

O aluno do semipresencial (modalidade oferecida para o curso de Agronomia), por sua vez, dedicará boa parte de seu tempo aos estudos em seu lar (ou em qualquer lugar que tenha acesso à internet), se dirigindo ao polo presencial apenas algumas vezes por semana para atividades práticas.

Boa parte do aprendizado ocorrerá no AVA — Ambiente Virtual de Aprendizagem —, uma plataforma intuitiva, que permite o contato direto do aluno com seus colegas de classe e professores. Além disso, as aulas são gravadas e podem ser assistidas de acordo com a sua rotina.

Quais são as vantagens de um curso EAD?

A seguir, conheça algumas das vantagens que tornam a faculdade semipresencial uma ótima pedida para a sua educação!

Mais autonomia

Cada pessoa funciona melhor em um período do dia, não é mesmo? Com os cursos EAD, você pode otimizar e personalizar a sua rotina, estudando no horário em que você aprende melhor!

Possibilidade de conciliar demais áreas da vida

Filhos, relacionamentos, família, trabalho… Nem sempre é fácil conciliar tudo isso com a vida acadêmica. Os cursos semipresenciais oferecem maior flexibilidade à rotina, resultando em mais tempo para se dedicar à sua vida profissional e pessoal.

Desenvolvimento de habilidades

A faculdade presencial é excelente para desenvolver habilidades variadas e necessárias para o mercado, mas o EAD também faz maravilhas. Com ele, você aprenderá a se conhecer melhor, terá mais autonomia e controle sobre seus horários e melhorará a sua organização.

Melhor aproveitamento do tempo

Gostaria de se dedicar a outras atividades? Com o EAD, você pode! Essa é uma ótima modalidade para quem quer fazer uma série de estágios e cursos ao longo da graduação e, assim, sair dela ainda mais qualificado e pronto para o dia a dia de trabalho.

Redução de custos

As mensalidades dos cursos semipresenciais e 100% online são consideravelmente mais baixas dos que as observadas em cursos presenciais. De quebra, você também pode concorrer a bolsas acadêmicas e descontos!

Quais são as áreas de atuação do agrônomo?

O agrônomo pode escolher entre muitas áreas para atuar. Algumas delas são:

  • vigilância sanitária;
  • gestão de projetos rurais;
  • indústria alimentícia;
  • controle de produtividade nas lavouras.

O agrônomo também pode trabalhar na área de pesquisa e, claro, no ensino, preparando as novas gerações de profissionais do ramo. Tudo isso com um salário bem atraente: uma média de R$ 6.421,17* para uma jornada de 42 horas de trabalho semanais.

Como se destacar no curso de Agronomia?

Para finalizar, veja algumas dicas importantes para você se destacar nessa graduação.

Faça um bom cronograma de estudos

Um plano de estudos eficiente é fundamental para os estudantes que estão se preparando para o vestibular e para o Enem e, claro, para quem já está na faculdade. Por isso, não deixe o cronograma de lado!

Procure cursos de formação adicional

Fazer cursos adicionais ao longo da faculdade é uma ótima maneira de deixar o seu currículo mais atraente e, claro, de se qualificar para o mercado. Sendo assim, é uma ferramenta interessante para você se destacar!

Invista em especializações

As especializações (como as pós-graduações) são uma estratégia importante para melhorar o seu salário e fazer com que o seu currículo se destaque em meio a tantos profissionais.

Faça estágios

Durante a faculdade, não deixe de buscar opções de estágios. Priorize a experiência em diferentes áreas, para entrar em contato com os diversos aspectos de sua carreira e, assim, escolher aquele que mais combina com você.

Escolha uma boa instituição de ensino

Para fazer uma faculdade semipresencial, é fundamental que você escolha uma boa instituição. Ela deve:

  • se preocupar com as tendências de ensino;
  • ter boa infraestrutura;
  • ter um bom corpo docente;
  • priorizar a empregabilidade.

Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você encontra tudo isso e muito mais. Para você ter uma ideia, nossos alunos contam com o auxílio do Canal Conecta, um portal que liga os estudantes e recém-formados às vagas de estágio e emprego nas melhores empresas da região. Demais, não é?

Agora é com você!

Agora que você já sabe que existe Agronomia EAD e que as oportunidades depois de formado são grandes, não perca mais tempo: comece o seu curso o quanto antes e dê esse passo rumo ao seu futuro!

Inscreva-se no vestibular online em uma de nossas faculdades e aproveite todos os benefícios que temos para você!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.