O que é a velocidade do som e como estudar para o Enem?

velocidade do som

O estudo da Física é muito amplo. Nessa matéria, vemos conceitos que envolvem a temperatura, o movimento dos corpos, a atuação das forças sobre a matéria e muito mais. E, claro, estudamos também as ondas, que podem ser percebidas tanto pelos nossos olhos quanto pelo sentido da audição.

Um exemplo disso é o estudo da velocidade do som. Esse conceito começou a ser abordado por Isaac Newton, que desenvolveu alguns dos primeiros documentos acerca do assunto. Depois dele, vários físicos trabalharam incansavelmente para determinar as equações e padrões que conhecemos hoje.

E aí? Quer saber mais sobre esse assunto? A seguir, descobriremos não só o que é a velocidade do som, mas também como o seu cálculo é feito e como esse tema pode ser cobrado no Enem e nos principais vestibulares do país. Vamos lá?

O que é a velocidade do som?

A velocidade do som é a medida que calcula a distância percorrida pelas ondas sonoras em um ambiente em um determinado tempo.

Imagine, por exemplo, a seguinte situação. Você está no quarto e, da cozinha, chamam o seu nome para que você vá almoçar. Quanto tempo demora para que esse som chegue até você?

Outro exemplo: você está em um local alto, há um poço, e você joga uma pedrinha em sua abertura. Ao chegar ao fundo e entrar em contato com a água, a pedra emitirá um som, e você pode ou não ouví-lo, dependendo da profundidade do poço. Essa também é uma forma de pensarmos na velocidade do som.

Sendo assim, a velocidade do som é a relação entre distância e tempo para que um determinado ruído seja escutado por nós. Geralmente, o ambiente utilizado para calcular essa propagação é o ar.

Como é possível calcular a velocidade do som?

Há algumas formas de calcular a velocidade do som. A primeira é utilizando a Equação Fundamental da Ondulatória, que pode também ser útil para vários outros assuntos dessa disciplina. Nesse caso, temos:

v = λ.f

A letra grega esquisitona se chama lambda e é o símbolo que corresponde ao comprimento das ondas na Ondulatória. V é velocidade e F, frequência, ou seja, a “repetição” daquela onda.

A segunda maneira é com uma fórmula mais específica, que trata de assuntos como a temperatura e o meio (que interferem na velocidade do som). Ela nos traz:

v = v0 √ T / t0

A velocidade inicial do som é sempre caracterizada por 331 m/s. As letras T, no caso, correspondem à temperatura inicial e final na escala de Kelvin.

Qual é a velocidade máxima do som?

A velocidade máxima do som é de 36 mil metros por segundo. Isso é rápido pra caramba!

O que preciso saber sobre a velocidade do som para arrasar no Enem?

Confira, a seguir, algumas informações bem importantes a respeito da velocidade do som e que vão ajudar a resolver algumas questões na prova de Física no Enem:

  • no geral, estudamos a propagação da velocidade do som no ar;
  • a temperatura influencia na velocidade do som;
  • o meio em que o som está inserido também interfere, já que alguns materiais causam interferência nas ondas sonoras;
  • a velocidade do som é mais lenta ao se propagar por gases;
  • em líquidos, a velocidade do som é intermediária;
  • nos sólidos, ela é muito mais veloz;
  • o nome dado às velocidades extremamente altas do som é onda supersônica.

Como estudar a velocidade do som para Enem?

Confira, agora, algumas dicas para tornar o estudo do tema mais eficiente, assim como as demais matérias do caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Veja videoaulas

O primeiro passo é ver aulas de diversos professores. Por mais que você tenha entendido tudo com um profissional, é sempre interessante observar o assunto sob diferentes explicações a fim de identificar novos conceitos. Sempre há algo novo para aprender!

Conheça bem a teoria

A segunda dica é: entenda a teoria de maneira completa. E isso é válido para tudo, ok? Não pule conceitos e estude direitinho desde a base. Por isso, veja assuntos como as unidades de medida e as leis de Newton. Para fixar tudo isso, a recomendação é fazer resumos usando suas próprias palavras ou explicar o conteúdo para alguém!

Faça questões de provas anteriores

A resolução de provas anteriores do Enem é algo que não pode faltar em sua preparação. Resolva muitas questões e sempre aprenda com os seus erros. Não deixe nenhuma dúvida para trás, beleza? É assim que aprendemos cada vez mais!

Use métodos diferentes de estudo

Outra recomendação bacana é que você busque metodologias diferentes para estudar. Que tal, por exemplo, investir em flashcards ou mapas mentais? Eles ajudam bastante e são uma alternativa aos resumos tradicionais, que por vezes podem não ser tão eficazes, especialmente em matérias que têm muitas fórmulas como a Física.

Tour pela prova do Enem

Faça revisões periódicas

Para fechar, não deixe nunca de fazer revisões. Elas são essenciais para que você não se esqueça do que aprendeu e também para ajudá-lo a aprender conceitos que não ficaram tão claros nas primeiras vezes que você os viu.

Como a velocidade do som pode ser cobrada no Enem?

Descubra, agora, como a velocidade do som pode ser cobrada na prova de Física no vestibular, seja ele o Enem ou qualquer outro processo seletivo. Para isso, separamos duas questões curtinhas que vão ajudar bastante. Vamos lá?

(UFPE) Diante de uma grande parede vertical, um garoto bate palmas e recebe o eco um segundo depois. Se a velocidade do som no ar é 340 m/s, o garoto pode concluir que a parede está situada a uma distância aproximada de:

a) 17 m;

b) 34 m;

c) 68 m;

d) 170 m;

e) 340 m.

Resposta: letra d.

(FUVEST) Uma fonte emite ondas sonoras de 200 Hz. A uma distância de 3400 m da fonte, está instalado um aparelho que registra a chegada das ondas através do ar e as remete de volta através de um fio metálico retilíneo. O comprimento dessas ondas no fio é 17 m. Qual o tempo de ida e volta das ondas? Dado: velocidade do som no ar igual a 340 m/s.

a) 11s;

b) 17s;

c) 22s;

d) 34s;

e) 200s.

Resposta: letra a.

Gostou de conferir esses exemplos de exercício? Caso você não tenha acertado, não se preocupe! Busque resoluções comentadas das questões nos melhores canais do YouTube para estudar para o Enem e descubra qual foi o seu erro. Assim, você fixará o conteúdo de maneira muito mais eficiente!

Agora é com você!

Muito bem, agora você já relembrou conceitos sobre a velocidade do som! Continue os seus estudos visitando os outros posts de nosso blog, fazendo muitas questões sobre o assunto e se aperfeiçoando cada vez mais. Não se esqueça das revisões! Assim você conquistará em breve a sua tão sonhada vaga no ensino superior!

Quer uma ajudinha para organizar as matérias? Então, confira como montar um plano de estudos para o Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados