Enem ou Vestibular: em qual se inscrever?

enemouvestibularemqualseinscrever

A busca pela admissão em instituições de ensino superior é sempre recheada de inseguranças e incertezas, seja pela concorrência, seja pela complexidade das provas que se colocam no caminho do estudante. Para muitos que desejam se graduar, também surgem questionamentos sobre o que é mais vantajoso fazer, qual o processo de seleção mais difícil e se deve optar pelo Enem ou vestibular.

Buscando esclarecer dúvidas sobre esse tema, elencamos alguns tópicos explicativos acerca do objetivo desses exames e as vantagens que cada um deles carrega. Confira!

Qual a diferença entre Enem e vestibular?

O Enem é a avaliação que tem como objetivo medir o desempenho escolar do estudante que deixa o ensino médio. Realizado anualmente pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova é hoje utilizada como alternativa de ingresso às instituições de ensino superior, em especial as públicas.

Já o vestibular é um processo elaborado pelas próprias faculdades para a seleção de acadêmicos. Nesse caso, diferentemente do Enem, a prova não é unificada. Cada instituição desenvolve um exame e estabelece livremente critérios para a classificação de estudantes.

Quais são as oportunidades geradas pelo Enem?

Além da classificação de estudantes para instituições de ensino superior, o Enem permite ter acesso a diversos programas governamentais que o oferecem bolsas e a possibilidade de financiamento dos estudos em unidades privadas.

Em linhas gerais, por meio de questões objetivas e uma redação dissertativa a ser desenvolvida no exame, o aluno poderá substituir o vestibular se inscrevendo no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Poderá, também, participar de iniciativas como o Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para todos (Prouni), além de contar com a oportunidade de estudar em unidades parceiras do exterior.

Quais são as vantagens de prestar o vestibular da faculdade?

O vestibular da faculdade, por receber inscrições apenas dos que se interessam pela instituição de ensino em questão, também pode ser vantajoso ao estudante.

Tour pela prova do Enem

Afinal, além de ter menor concorrência, a prova pode apresentar menor grau de dificuldade. Vale lembrar que a inscrição em processos seletivos tradicionais desenvolvidos pelas unidades também gera impacto na escolha da faculdade, que será direcionada de acordo com o interesse do aluno.

O mesmo não ocorre no Enem, por exemplo, uma vez que o mesmo exame é usado para oferecer vagas em qualquer lugar do país.

Por que fazer os dois?

Muitos estudantes buscam informações para saber se devem fazer Enem ou vestibular e qual o mais difícil para, só então, escolher a opção que mais oferece oportunidades. O ideal, no entanto, é buscar ambos os processos de seletivos. Dessa forma, é possível aumentar as chances de aprovação.

Além disso, mesmo que o aluno não consiga boas vagas pelo Enem, poderá utilizar a nota alcançada no exame para solicitar bolsas ou, ainda, o financiamento da faculdade privada que o admitiu.

A ideia de realizar ambas as provas é igualmente vantajosa para aqueles que desejam entrar em unidades de outros estados, lembrando que o Enem pode ser utilizado como critério de seleção por cursos particulares.

As dúvidas sobre Enem ou vestibular são recorrentes entre estudantes que desejam ter acesso ao ensino superior, tanto no que se refere ao objetivo dos processos de seleção quanto no que diz respeito às oportunidades geradas por eles.

Nesse sentido, vale lembrar a importância de estar atento às informações referentes aos exames e preparar-se, por meio de pré-vestibular ou pré-Enem, para alcançar boas notas e conquistar a aprovação.

E então? Gostou do nosso conteúdo? Complete a sua leitura e entenda se vale a pena investir em um curso preparatório para o Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados