O que é o Socialismo e como pode ser cobrado no Enem?

socialismo

Quer mandar superbem no Enem? Então, é impossível deixar alguns temas de fora, já que têm importância em diversas áreas do conhecimento. O Socialismo é um bom exemplo de assunto que dialoga com muitas disciplinas e que pode ajudar você a pontuar várias questões na prova.

Mais do que um tema histórico, ele se trata também de uma discussão bastante atual e muito polêmica. Sendo assim, conhecer suas facetas é importante para que possamos dialogar com outras pessoas de forma consciente e sem causar qualquer tipo de atrito.

E aí, quer saber mais sobre um conteúdo que nos ajuda não só nas provas, mas também em nosso dia a dia? Então, continue a leitura e tire, de uma vez por todas, as suas dúvidas sobre o Socialismo. Vamos lá!

O que é o Socialismo?

O Socialismo é um sistema político e econômico. O conceito surgiu a partir do contexto da Revolução Industrial, um período histórico no qual os trabalhadores eram assalariados, mas extremamente explorados, vivendo praticamente em situações análogas à escravidão.

O objetivo do Socialismo era contestar essas medidas, que surgiram a partir do avanço do Capitalismo. Este, por sua vez, teve sua trajetória iniciada com a Revolução Francesa e o surgimento de uma nova classe social: a burguesia.

O Socialismo foi dividido em duas vertentes de pensamento:

  • socialismo utópico — primeiro pensamento surgido, propunha uma reforma completa do Capitalismo e a conciliação entre as classes, além da distribuição do capital produzido em partes iguais para todos os cidadãos;
  • socialismo científico — segundo pensamento proposto, tinha como pauta uma revolução. Portanto, a ideia era extinguir o Capitalismo e implantar um regime político exclusivamente socialista, sem a existência de classes sociais.

Qual é a história do Socialismo?

A origem do Socialismo foi a partir da exploração vivida pelos trabalhadores no período da Revolução Industrial. Mas o nascimento dessa ideologia não fez com que a sua história parasse por aí.

Alguns eventos históricos que tiveram participação direta ou indireta dos ideais socialistas foram:

Estudar esses conteúdos e entender a participação do Socialismo em cada um deles é fundamental para compreender a polarização entre as doutrinas e, claro, entender melhor o contexto político no qual nos encontramos até hoje.

Quais são as principais características do Socialismo?

As características do Socialismo podem variar de acordo com a sua vertente. No entanto, de forma generalizada, elas são:

  • ausência das classes sociais;
  • divisão igualitária do dinheiro entre a população;
  • divisão igualitária dos bens entre a população;
  • ausência de lucro;
  • ausência de monopólios e de competição por mercado.

Guardando essas características você já consegue matar praticamente qualquer questão sobre o tema em suas provas!

Como o Socialismo funciona na prática?

A prática do Socialismo aconteceria a partir do monopólio do Estado. Nessa ideia, o governo seria o detentor de todas as empresas e os negócios, fazendo, posteriormente, a distribuição igualitária dos bens e dinheiro arrecadados pela produção.

Socialismo e Comunismo são sinônimos?

A resposta é: não! Ainda que esses temos sejam confundidos por muita gente, é fundamental separá-los em sua mente para evitar qualquer problema na hora das provas.

O Comunismo é uma vertente política originada por Karl Marx e Friedrich Engels. Seus pensamentos são inspirados pela ideologia socialista, mas não são sinônimos a ela.

A ideia do Comunismo (assim como as demais vertentes de pensamento político) é torná-lo uma política mundial, fazendo com que todas as nações adotem a doutrina. Também preza o fim do Estado, algo que não é previsto no Socialismo. É visto, por muitos historiadores, como uma evolução dos ideais socialistas.

De uma maneira bem simples, os teóricos socialistas dizem que o Socialismo é uma etapa pela qual as sociedades precisam passar antes de atingirem o Comunismo.

Qual é a diferença entre o Socialismo, o Capitalismo e o Liberalismo?

Agora que já sabemos a diferença entre os conceitos de Socialismo e Comunismo — uma dúvida muito comum entre vários estudantes —, é hora de irmos além. Chegou o momento de descobrir a diferença entre os ideais socialistas e outras vertentes políticas e econômicas.

Em primeiro lugar, temos o Capitalismo. O Socialismo, por definição, é antagônico a ele. As principais diferenças entre esses pensamentos é que no Capitalismo:

  • há concorrência e competição pelo mercado consumidor;
  • há a presença de propriedade privada;
  • é possível acumular bens e capital;
  • existem classes sociais bem-definidas.

Depois, existe o Liberalismo. Para entendermos melhor do que ele trata, podemos criar uma analogia. É como se o Liberalismo fosse para o Capitalismo o que o Socialismo foi para o Comunismo.

Tour pela prova do Enem

Em outras palavras, Liberalismo é uma vertente de pensamento que propõe que o Estado não deve intervir na economia de uma nação. É a partir daí que surge a ideia da “mão invisível do mercado”, que nos diz que a economia se autorregula a partir das necessidades da sociedade.

O Capitalismo adotou esse pensamento como um de seus pilares, assim como o Comunismo fez com as ideias socialistas.

Como esse assunto pode ser visto no Enem?

O tema Socialismo pode aparecer no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem. Alguns exemplos de matérias que podem cobrar esse conhecimento são:

  • História;
  • Geografia;
  • Sociologia;
  • Filosofia.

As questões podem ser diretas e perguntarem características dessa linha de pensamento, ou serem mais subjetivas, trazendo reflexões ou comparações entre esse e outros modelos políticos e econômicos.

Como estudar esse assunto?

Para estudar esse assunto, é interessante ir além da teoria e buscar outras fontes de conhecimento. Livros sobre o assunto, sejam eles de ficção ou não, são ótimas ferramentas para mergulhar no pensamento e compreendê-lo a partir de outras perspectivas.

Filmes e séries também são uma ótima pedida, já que além de ensinarem bastante, promovem diversão e relaxamento. É fundamental que você descanse e se divirta ao longo da preparação para o vestibular, ok?

Por fim, fique sempre atento com conteúdos parciais e verifique a veracidade das informações encontradas. Busque matérias em fontes confiáveis e não se deixe levar pelas fake news. Fique de olho!

Como esse tema é cobrado nos vestibulares?

Confira, agora, um exemplo de questão sobre o tema que já apareceu em provas!

(Mackenzie) O socialismo é a etapa de desenvolvimento social que começa com o triunfo da revolução proletária. Trata-se de uma etapa que surge diretamente do capitalismo e durante a qual se ajustam e se transformam os elementos herdados do passado. Durante essa etapa, vão desaparecendo os elementos negativos e vão-se fortalecendo os elementos que conduzem ao comunismo. (Marta Harmecker)

O conceito de socialismo, a que se refere a autora do fragmento acima, NÃO pressupõe:

a) a exclusão da propriedade privada dos meios de produção e a ditadura do proletariado no campo político;

b) a supressão da propriedade privada individual dos bens de consumo e de subsistência;

c) a abolição da propriedade privada e controle dos produtores sobre os frutos de seu trabalho;

d) a substituição do regime capitalista de produção;

e) a propriedade social e a planificação dos meios de produção.

Resposta: B

Agora é com você!

Você já sabe o que é o Socialismo e aprendeu dicas importantes para estudar esse tema para os vestibulares. Agora é hora de treinar bastante por meio de questões e, claro, redações. Tente incluir o assunto em suas produções de texto e mostre aos corretores que você sabe do que está falando!

Para ajudá-lo a produzir redações cheias de conteúdo, boa argumentação e qualidade, separamos um e-book gratuito para você! Baixe “Redação para o Enem e os vestibulares: leia e arrase!” e aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados