Afinal, haverá adiamento das inscrições do Sisu 2021?

estudante pensando nas inscrições do Sisu 2021

As inscrições para o Sisu 2021 certamente não saem da sua cabeça, não é mesmo? Afinal de contas, quem quer uma carreira para mudar de vida fica mesmo com muita ansiedade diante de tantas incertezas. Porém, as consequências trazidas pela pandemia do novo coronavírus atingiram muitas áreas. Isso não foi diferente com a educação, a começar pelo Enem, que acontecerá somente no próximo ano.

Por causa da Covid-19, milhões de alunos estão fora das salas de aula, fato que motivou o adiamento do Enem 2020. Isso porque foi necessário interromper o funcionamento das escolas por causa do isolamento social.

Sabemos que o programa Sistema de Seleção Unificada (Sisu) faz triagem para os alunos entrarem nas instituições públicas de ensino superior. Como a nota do Enem é usada como critério nessa peneira, é bem provável que o Sisu também aconteça mais tarde do que o de costume.

Em tempos normais, o cadastro no Sisu começa no início de cada semestre. Porém, o Enem 2021 — que na verdade será o Enem 2020 — está marcado para janeiro e fevereiro do ano que vem. Por essa razão, existe a expectativa de atraso no Sisu 2021 para março, abril ou maio.

Mas você não precisa desanimar, mesmo com todas as dúvidas em torno do assunto das inscrições do Sisu 2021, viu? Neste artigo, vamos contar quais são as alternativas para entrar na faculdade, apesar da pandemia e seus efeitos. Confira!

Inscrições Sisu 2021: os cadastros serão adiados mesmo?

Infelizmente, ainda não temos essa resposta. No entanto, quando se fala nas inscrições para o Sisu 2021, maio é o prazo mais provável para o programa iniciar o recebimento dos pedidos.

Apesar do adiamento do Sisu, a Presidência da República assinou a Medida Provisória 934, que acaba com o vínculo obrigatório do resultado do Enem em projetos educacionais como o Sisu e o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Mas o que essa decisão muda na sua vida? Bem, ela abre uma brecha para entrar para o Sisu, mesmo sem o Enem. Contudo, por enquanto não há nada garantido.

Mas temos também uma notícia boa: o Ministério da Educação (MEC) já sinalizou que poderá haver uma edição extra do Sisu no ano que vem. 

Quais são os impactos do adiamento do Enem 2020?

Por um lado, o adiamento do Enem vai prejudicar os alunos interessados em fazer a inscrição no Sisu 2021. Da mesma forma, candidatos de outros projetos de incentivo educacional, como o Prouni, também sofrerão com atrasos. Porém, essa mudança de datas também tem seu lado positivo.

Isso porque muitos estudantes não teriam como participar do Enem neste ano, por causa da pandemia. Afinal de contas, nem todos os candidatos contam com internet, computadores e celulares para a preparação online. O mesmo podemos dizer sobre a prova do Enem.

O Enem 2020 vai acontecer em 2021?

Sim! O Enem de 2020 será realizado em janeiro e fevereiro de 2021, sendo que os estudantes poderão optar entre o Enem digital ou impresso. Observe o cronograma:

  • Enem impresso — provas dia 17 e 24 de janeiro;
  • Enem digital provas dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro;
  • reaplicação — 24 e 25 de fevereiro (o MEC divulgou datas a mais para minimizar possíveis faltas ou desistências por causa da Covid-19).

Dados divulgados pelo Inep (que organiza o Enem) — dão conta de que 5,8 milhões de estudantes se cadastraram para o Enem 2020. No entanto, desse total, somente 96 mil fizeram a escolha da prova digital.

Tour pela prova do Enem

O que fazer diante da incerteza sobre as inscrições para o Sisu 2021?

Como já dissemos, o atraso do Sisu 2021 está praticamente certo. Diante disso, até que haja uma resposta oficial do MEC, não há muito o que fazer em relação a esse programa.

Porém, em vez de aguardar o calendário oficial das inscrições 2021 do Sisu, você pode focar os estudos. Para isso, já vá se preparando para o Enem 2021.

Assim, você também vai ganhar conhecimento e experiência para prestar vários vestibulares. No Trilha do Enem, você consegue inúmeros recursos para estudar enquanto as coisas não se definem. Você sabe o que é o Trilha do Enem?

Nesse site, que é gratuito, é possível encontrar videoaulas, lives e simulados com muito material rico que costuma cair nessa importante prova. Você também recebe um plano de estudos personalizado por ali! Bacana, não é?

Quais são as alternativas para entrar na faculdade mais rápido?

Enquanto não se tem uma resposta sobre as inscrições do Sisu 2021, por que não tentar uma faculdade particular? Antes que você diga que não tem dinheiro, saiba que existem muitos incentivos financeiros por parte das instituições pagas também.

Desse modo, o ensino superior privado também oferece diversos programas de bolsa no Brasil. Mas não é só isso: além das bolsas, várias outras opções estão disponíveis, como financiamento estudantil e promoções com abatimento dos preços em matrículas e mensalidades. Isso mesmo!

E mais: é possível ganhar desconto na faculdade indicando amigos. Desse modo, antes de afirmar que não tem como custear esse investimento, é melhor avaliar as reais chances que estão à sua espera por aí.

Assim, muito provavelmente você vai achar um curso que se encaixe no seu estilo e nas suas condições econômicas.

Sabe o que é melhor? Muitas faculdades particulares estão se preparando para dar andamento às aulas por meio dos vestibulares convencionais — respeitando as regras de distanciamento social — e também com processos seletivos digitais próprios, como o vestibular online.

Ou seja, apesar do adiamento Enem 2020 e do atraso no Sisu, é possível começar a fazer a graduação muito antes do que você imaginou.

Procure outras formas de realizar o seu sonho!

Portanto, ao pensar sobre as inscrições para o Sisu 2021, perceba que essa não é a única forma de ingressar no ensino superior. Por esse motivo, não deixe que a pandemia e as mudanças nas datas do Enem e Sisu atrapalhem seus sonhos. Afinal, é no presente, no hoje, no aqui e no agora que construímos o nosso futuro. Além disso, começar uma faculdade traz novas experiências, você faz amigos diferentes e incrementa seu networking.

E aí? O que achou do nosso post? Sua opinião é muito importante para a gente! Por isso, deixe seu comentário!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados