Descubra como é a faculdade de Relações Internacionais da Pitágoras

Relações Internacionais da Pitágoras

O curso de Relações Internacionais é responsável por formar profissionais que representam os interesses de culturas, empresas, nações e países no cenário internacional. A intenção é abrir caminhos para novos negócios, exportações, importações e facilitar acordos.

Além disso, o mercado de trabalho para quem se forma nesse campo é bem vasto, viu? Dá para trabalhar em ONGs e no setor privado e público. Mas, para conquistar excelentes colocações, é preciso investir na formação, estudando em uma faculdade conceituada e que ofereça diferenciais aos seus alunos.

A graduação de Relações Internacionais da Pitágoras é uma das melhores do país, e você entra em contato com um corpo docente qualificado e muito mais. Leia o post para ficar por dentro!

Como é o curso de Relações Internacionais?

A faculdade de Relações Internacionais da Pitágoras tem o objetivo de formar profissionais com uma ampla visão de trabalho que vai além do mercado nacional. Os alunos são capacitados para compreender a fundo a estruturação e a organização contemporânea das nações, conseguindo identificar várias oportunidades de negócio para o Brasil.

A partir disso, você atua representando os interesses dos agentes comerciais e políticos, envolvendo atividades no Brasil quanto projetos no exterior. Por ser uma área de Humanas, a grade curricular de RI foca em assuntos que envolvem Direito, Economia e Política, para auxiliar os graduandos a articular habilidades e conhecimentos de diferentes campos.

A partir deles, são estruturadas matérias que abordam o olhar analítico e crítico sobre os vínculos entre empresas e Estado ao redor do mundo. Confira, abaixo, as principais matérias estudadas:

  • Política Externa Brasileira;
  • Negócios Internacionais;
  • Geografia Política;
  • Finanças Internacionais;
  • Segurança Internacional;
  • Ciência Política Contemporânea;
  • Integração Regional e Blocos Econômicos;
  • Teoria das Relações Internacionais;
  • Inglês Instrumental Para Comércio Exterior.

Relações Internacionais ou Comércio Exterior? Quais são as diferenças?

Por se tratar de áreas que envolvem outros países, muita gente confunde os cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior. Mas saiba que são bem diferentes na prática.

Isso acontece porque a faculdade de RI dura 4 anos e é um Bacharelado. Já a graduação em Comércio Exterior é um curso Tecnólogo com duração de 2 anos e meio. Além disso, enquanto a primeira opção tem como foco o desenvolvimento de relações em longo prazo, que levam em conta aspectos como costumes de um povo, a segunda está focada nas interações com fins comerciais, envolvendo marketing e logística.

Por fim, enquanto os profissionais de Comércio Exterior se dedicam à parte operacional, os de Relações Internacionais focam nas partes de planejamento e estratégia.

Qual o perfil do estudante de Relações Internacionais?

Quando falamos de Relações Internacionais, é comum pensar em um profissional que lida com pessoas e governos de outros países. Por isso, ter facilidade com outros idiomas é fundamental para quem vai seguir carreira nessa especialidade, como Inglês e Espanhol.

Interesse em Economia, Política e História também é importante para os futuros profissionais, pois apenas com esse conhecimento eles conseguem entender as características das nações. Outras habilidades que precisam ser desenvolvidas no curso de RI são:

  • pensamento estratégico;
  • disposição para conhecer novas culturas;
  • capacidade de entender diferenças;
  • adaptabilidade.

Qual é a duração do curso de Relações Internacionais?

A graduação de RI na Pitágoras não se trata de um curso superior de curta duração. Ao contrário, por ser do tipo Bacharelado, ele segue o padrão de duração dessa modalidade, com uma média de 4 anos, ou seja, 8 semestres.

Por ser uma faculdade a distância, o bacana é que os horários são flexíveis e você pode organizar o dia a dia para cumprir a carga horária das disciplinas. É a praticidade ideal para quem estuda e trabalha ao mesmo tempo, não é mesmo?

Tour pela prova do Enem

Além disso, quem tem outro curso no currículo pode reduzir esse tempo de formação e, dependendo da compatibilidade das matérias, dá para diminuir a carga de conteúdo por semestre. Assim, se esse é o seu caso, converse com a faculdade para ter mais detalhes.

Como ingressar em Relações Internacionais na Pitágoras? É possível conseguir descontos?

Se você tem dúvidas sobre onde fazer Relações Internacionais, saiba que é importante escolher uma faculdade que ofereça meios para que o aluno pague menos nas mensalidades. Na Pitágoras, os calouros têm acesso a várias possibilidades de descontos e bolsas ao começar a graduação.

Veja, a seguir, algumas opções disponíveis:

  • Bolsa Incentivo — opção destinada para quem não pode pagar o valor integral das mensalidades. Para isso, é importante se encaixar nos critérios de renda;
  • Bolsa Enem — quem optar pela nota do Enem como forma de ingresso pode conquistar uma bolsa de até 100%;
  • Bolsa Transferência Externa — a Pitágoras proporciona uma bolsa nas mensalidades para todos os graduandos que realizarem o processo de transferência externa para a faculdade.

Quais são as oportunidades profissionais em Relações Internacionais?

As principais áreas de trabalho do profissional envolvem a representação comercial, o assessoramento político e a diplomacia. Também é possível atuar tanto em órgãos públicos e privados quanto em instituições sem fins lucrativos.

Uma opção é o Comércio Exterior, que identifica oportunidades de negócio em relações de exportação e importação. Também é possível conquistar um emprego para ser analista internacional, coletando dados sobre a conjuntura internacional para ONGs e órgãos públicos.

Além disso, é possível que o formado opte por seguir carreira de pesquisador ou de docente. Nesse caso, é preciso dar continuidade à formação acadêmica com doutorado e mestrado. Já deu para perceber que o mercado de trabalho é bastante amplo, não é mesmo? O salário dessa especialidade também é atrativo: a média é de R$ 8.069,00*.

Se você chegou até aqui e ainda está em dúvida se Relações Internacionais é o curso certo para o seu perfil, não deixe de fazer um teste vocacional, uma ferramenta de autoconhecimento muito útil para auxiliar no processo de escolha. Depois, chegará o momento de decidir pela faculdade ideal.

A Pitágoras oferece uma graduação repleta de recursos didáticos, vasto suporte técnico, acompanhamento por tutores e vários polos de ensino disponíveis para você aprofundar e ampliar seus estudos.

Além disso, a instituição conta com iniciativas que personalizam a experiência dos estudantes. É o caso do Canal Conecta, que oferece vagas de estágio e emprego em todo o país e a Aula Destaque, um encontro com profissionais experientes no mercado.

Estude Relações Internacionais na Pitágoras!

O curso de Relações na Pitágoras é a escolha certa para quem quer ter uma formação completa, atualizada e de qualidade. Por isso, não deixe de conferir mais informações sobre a instituição e a graduação!

Agora, chegou a hora de investir em seu futuro. Inscreva-se no vestibular online da Pitágoras e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.