
Quem busca um futuro promissor, com boas oportunidades de trabalho, precisa se dedicar para entrar no ensino superior. Para isso, estar por dentro do que cai no Enem é primordial. Um dos temas mais significativos está na parte de História e é denominado Reforma Protestante.
Ela foi uma espécie de revolução religiosa, que aconteceu no século XVI, logo após a Idade Média. Foi liderada por Martinho Lutero, que, não satisfeito com as imposições da Igreja Católica, conseguiu mudar algumas práticas da época. Alguns de seus seguidores deram continuidade a seus pensamentos e iniciaram outros movimentos. As consequências dessas ações são sentidas ainda hoje.
Quer entender o assunto e mandar bem nas questões do Enem ou vestibular? Então, continue conosco e veja as respostas para os seguintes tópicos:
- O que foi a Reforma Protestante?
- Qual a sua importância?
- Como estudá-la de uma forma mais fácil?
- A quais pontos da Reforma Protestante preciso ter mais atenção para o Enem e o vestibular?
O que foi a Reforma Protestante?
A Reforma Protestante foi um movimento religioso contra alguns pensamentos e posturas da Igreja Católica. Aconteceu no século XVI, na Alemanha, e foi liderado por Martinho Lutero, um monge e professor de teologia.
Em 31 de outubro de 1517, ele escreveu as famosas 95 teses. Trata-se de 95 argumentos sobre algumas ideias religiosas da época. Sua intenção era questionar algumas práticas da Igreja e fazer com que ela revisse sua forma de agir. Contudo, o documento logo tornou-se conhecido por muitas pessoas, que concordaram com seu raciocínio e passaram a se inquietar com algumas questões.
Entre as reflexões e os descontentamentos de Lutero, estavam:
- superstições sem fundamento por parte da Igreja;
- o fato de a Bíblia, na época, estar escrita apenas em latim. As missas também só eram rezadas nessa língua. Isso restringia o acesso do texto à maioria da população;
- a venda de indulgências (para ter o perdão e um lugar no céu, a Igreja pedia dinheiro em troca);
- a venda de simonias (eram cargos eclesiásticos e também objetos — medalhas, cruzes, pedaços de pano — tidos como sagrados).
Acontece que tais teses espalharam-se e chegaram aos conhecimentos do arcebispo e do papa. Martinho Lutero foi, então, chamado em Roma para prestar esclarecimentos. O episódio ficou conhecido como Dieta de Worms e foi imposto a ele que se retratasse e negasse tudo o que havia escrito. Ele não fez isso e recebeu o título de herege. Após isso, precisou fugir e se esconder.
Com a ajuda de Frederico III, por volta de 1524, Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão e deu início à Bíblia Protestante.
O protestantismo
Em 1530, Martinho Lutero e Felipe Melanchton, professor da Universidade de Wittenberg, redigiram a “Confissão de Augsburgo”. Era um documento de 21 artigos, o qual defendia o protestantismo e menciona 7 erros da Igreja.
A partir disso, a Igreja Católica do Ocidente dividiu-se; muitos fiéis passaram a se denominar protestantes. Tais reformadores assumiram suas crenças nas chamadas 5 solas:
- sola scriptura: somente a escritura;
- sola gratia: somente a graça;
- sola fide: somente a fé;
- solus Christus: somente Cristo;
- soli deo gloria: glória somente a Deus.
Qual a sua importância?
Bem, fizemos um breve resumo. Mas se você conseguiu entender o que é Reforma Protestante, já deve imaginar a importância que tem em estudar esse tema, certo? O assunto torna-se ainda mais significativo pelo fato de termos contado com 500 anos da Reforma em 2017.
Estudá-lo também pode contribuir, de forma indireta, com mais dois pontos para sua prova. O primeiro é que a leitura ajuda a melhorar a escrita e a aumentar seu senso crítico. Com isso, você tem mais condições de fazer uma boa redação. Outro fato tem a ver com o preconceito linguístico. Conhecer vários lados de uma história faz com que tenhamos reflexões mais profundas sobre as pessoas e a sociedade, evitando cometer gafes.
Como estudá-la de uma forma mais fácil?
Existem várias formas, além da leitura, de estudar a Reforma Protestante para o Enem. Filmes e documentários, por exemplo, são ótimos meios de ficar por dentro do tema, já que você acompanha a sequência da história de uma forma mais dinâmica. O filme Lutero, dirigido por Eric Till e lançado em 2003 é um ótimo exemplo.
O site Trilha do Enem também pode ser usado. Nele, você monta seu plano de estudos individual e tem acesso a simulados e questões de provas passadas. Assim, você testa seus conhecimentos e tem noção de como o assunto é cobrado.
A quais pontos da Reforma Protestante preciso ter mais atenção para o Enem e o vestibular?
Ao estudar e preparar seu resumo da Reforma Protestante para o vestibular ou Enem, aconselhamos que você preste mais atenção aos seguintes pontos!
Entenda os fatores que levaram à Reforma
Como você viu, os motivos envolveram o grande poder da Igreja sobre as pessoas. Além dos pensamentos morais, as práticas atrapalhavam a política e a economia dos países. Também podemos dizer que o desenvolvimento da imprensa, na época, ajudou nisso. Com a propagação da comunicação, as pessoas começaram a ficar mais informadas.
Estude as consequências na época
Uma das principais consequências foi a criação do protestantismo. Vários dogmas também foram alterados. Por exemplo, Lutero proclamava a salvação pela fé (no lugar das indulgências), a infalibilidade da Bíblia (e não do papa) e a possibilidade de pessoas comuns se tornarem sacerdotes (sem precisar comprar o cargo).
Analise o movimento da contrarreforma
Esse movimento foi uma resposta da Igreja frente aos movimentos da época. De forma resumida, tivemos o Concílio de Trento, que reafirmou os dogmas da Igreja Católica. Algumas consequências foram:
- reconhecimento da companhia de Jesus, com os Jesuítas;
- publicação de uma lista de livros proibidos;
- necessidade de seminário, para deixar os padres mais bem preparados;
- determinação da Inquisição, com a morte daqueles que fossem contra suas práticas.
Existem mais detalhes, então é importante que você estude melhor esse ponto, está bem?
Estude a Inquisição
Era uma espécie de sistema jurídico da Igreja, que condenava todos aqueles considerados hereges. Isso resultou em muitas mortes e torturas durante centenas de anos.
Conheça a biografia de Martinho Lutero
Ele teve algumas ideias polêmicas, mas outras benéficas. Conhecer um pouco da sua história de vida ajuda a entender seus pensamentos e suas motivações na época.
Entenda os movimentos luteranos, calvinistas e anglicanos
O protestantismo teve início com Lutero. Seus ideais e os de seus seguidores são conhecidos como movimentos luteranos. Eles influenciaram outros personagens importantes para a História e, por isso, houve os movimentos calvinistas e anglicanos.
O calvinismo nasceu com João Calvino, na Suíça, em Genebra. Já os anglicanos surgiram a partir de Rei Henrique VIII, na Inglaterra, que teve alguns comportamentos condenados pela Igreja Católica e, com isso, rompeu com ela, criando sua própria corrente.
Saiba com a Reforma impactou a sociedade até os dias atuais
As consequências da Reforma são sentidas até hoje. A tradução da Bíblia para outras línguas permitiu seu amplo acesso. Isso facilitou o individualismo religioso, sem a necessidade de colocar a Igreja na frente de tudo. Outro exemplo é a Irlanda ainda contar com disputas entre católicos e protestantes. No país, a cidade de Belfast tem um muro, que divide os religiosos.
Bem, como deu para perceber, o estudo sobre a Reforma Protestante é cheio de detalhes e conta com uma história bastante importante. Estar por dentro desse conteúdo certamente ajudará você a se sair bem na sua prova. Sendo assim, não dê bobeira, combinado?
Gostou da revisão que fizemos? Então, acesse o resumo sobre a Idade Média e fique por dentro desse assunto também!