Inglês no Enem: saiba como estudar o Present Continuous

estudante lendo sobre inglês no enem

O Enem está cada vez mais próximo e, com ele, surgem também os temores na maioria dos vestibulandos. Uma das matérias que geram mais ansiedade nessa turma é o Inglês. Afinal, é difícil saber como o conteúdo será cobrado e entender exatamente o que a prova exige do candidato nessa disciplina.

Sendo assim, alguns temas não podem deixar de mencionados. Um deles é o Present Continuous, um dos tópicos que mais dão as caras em todas as edições desse concurso.

A seguir, você verá não só o que é o Present Continuous na prática, mas descobrirá como o tema é abordado no Enem. Também encontrará dicas para estudá-lo de forma realmente eficiente e direcionada para essa prova. Boa leitura!

O que é o Present Continuous?

O Present Continuous é um tempo verbal largamente utilizado no idioma inglês. Ele nos mostra um evento que está ocorrendo no momento em que se fala.

Exemplo:

You are studying English now.

(Você está estudando inglês agora).

De certo modo, ele é equivalente ao tempo verbal Presente do Indicativo que, em Português, utiliza os sufixos endo, ando e indo.

No Inglês, utilizamos a terminação ing. E, no caso de frases negativas e interrogativas, a estrutura fica assim:

You are not studying Biology now.

(Você não está estudando Biologia agora).

Are you studying for your tests?

(Você está estudando para as suas provas?)

Para que serve esse conteúdo no Enem?

A prova de Inglês do Enem é composta por cinco questões, geralmente. Ela faz parte do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e o candidato tem duas opções para escolher na língua estrangeira: Espanhol ou Inglês.

Nem sempre as questões são muito diretas nessa matéria do Enem. Ou seja, você não vai encontrar na prova do Enem uma questão sobre uma regra específica de gramática. O que pode acontecer é uma pergunta sobre o sentido de uma palavra, por exemplo.

Por isso, na maior parte das vezes, o Present Continuous no Enem aparece como uma ferramenta para ajudá-lo a interpretar os textos que a prova apresenta. E, a partir daí, encontrar a alternativa correta.

Como estudar o Present Continuous de maneira eficiente?

Agora, para fechar, vamos ver algumas dicas de como estudar essa matéria para compreendê-la de uma vez por todas!

Resolva as questões de provas passadas

A nossa primeira grande dica para que você possa arrasar com o Present Continuous no Enem e no vestibular é: faça simulados e resolva muitas questões sobre o assunto em seu tempo de estudo.

Esse tipo de estratégia é essencial não só para que você possa compreender melhor a matéria e aprender com os possíveis erros, mas também para ensiná-lo muito sobre o estilo da prova.

Instituições diferentes elaboram questões com essências diversas. No Enem, por exemplo, as provas têm uma cara. Porém, as faculdades podem cobrar o mesmo assunto por um viés diferente. E isso só se aprende realizando muitos exercícios.

Veja resoluções comentadas

Além de fazer muitas questões, outro ponto não pode ser deixado de lado: a atenção às resoluções comentadas. Ao fazermos um exercício, há duas coisas que podem acontecer: errar ou acertar. Independentemente do que aconteça, é fundamental que saibamos o porquê disso ter acontecido.

Quais são as razões para aquela alternativa estar correta? Por que as outras estão erradas? Entender bem esses pontos é essencial para que realmente possamos compreender a matéria.

Procure não decorar

E, já que estamos falando sobre realmente entender a matéria, leve isso bem a sério e deixe as decorebas de lado. As chances desse método de estudo darem errado são muito grandes.

Lembre-se de que a ansiedade antes do Enem pode bater na hora da prova também, e esse é o cenário perfeito para que algo horrível aconteça: o temido branco. E, vamos ser sinceros, o vestibulando já tem coisas demais para lembrar.

banner de preparação para o enem 2021

Por isso, não decore as regras, aposte nas melhore técnicas de estudo e aprenda o conteúdo de verdade. Esse é o caminho ideal para estudar o Present Continuous e vários outros temas da Língua Inglesa.

Entenda as regras na prática

Você deve, sempre que possível, aprender as regras na prática. Isso vale para todas as matérias, mas também é fundamental quando falamos sobre o Present Continuous.

Muitas vezes, por mais eficiente e didática que a explicação teórica seja, ela pode ser um tanto quanto abstrata. Isso é normal! É aí que entram outros métodos de aprendizado e solidificação do conteúdo, como a resolução de exercícios.

Investir em novas formas de fixar a matéria é crucial para que possamos aprender, na prática, as regras vistas em teoria. Entender em qual momento cada conceito é aplicado ajudará, e muito, na compreensão do conteúdo e em suas provas.

Utilize métodos diferenciados para aprender

A vida de um vestibulando não é nada fácil, tanto para quem vai estudar para o vestibular sozinho ou para quem vai contar com a ajuda de um cursinho. Por isso, para facilitar esse momento, é importante investirmos em métodos diferenciados de aprendizagem.

Alguns recursos, como assistir a filmes e séries, podem ajudar bastante na compreensão prática dos conteúdos. Você pode assisti-los com a legenda em Português ou até mesmo em Inglês, caso se sinta confiante. Dessa forma, verá como as palavras são usadas e como as frases são estruturadas no Present Continuous.

Além disso, os podcasts para estudar inglês costumam ser muito eficientes. Há, ainda, outras opções, como jogos interativos, conversação com nativos na língua a partir de aplicativos para smartphone e muito mais. Use sua criatividade e pesquise o melhor método para você!

Estude a Língua Portuguesa

A estrutura da Língua Inglesa é bem diferente da que temos na Língua Portuguesa. No entanto, o estudo de uma pode ajudar muito na compreensão da outra.

A criação de associação entre os idiomas facilita muito a compreensão prática das regras do Inglês. Pouco a pouco, o nosso cérebro vai criando comparações que nos permitem entender tudo com muito mais clareza.

Por isso, estude também o equivalente dos conteúdos em Inglês em Português. Além de ajudá-lo para o vestibular, isso facilitará bastante os estudos do novo idioma, auxiliando, inclusive, a criação de um bom vocabulário.

Tenha um bom cronograma de estudos

Por fim, uma última dica que você não pode deixar de fora: elabore um plano de estudos organizado e interessante. É fundamental separar pelo menos 2 dias para estudar inglês em sua semana.

No primeiro, você precisa entrar em contato com a teoria, seja escrita ou por meio de videoaulas com professores especializados — aqui, o Trilha do Enem pode ajudar bastante! No outro, você precisa fazer exercícios, levando em conta aquela nossa observação sobre as resoluções comentadas. Ao longo da semana, você pode trabalhar ainda mais os conteúdos com filmes, séries, livros, músicas… O que for melhor para você!

Agora, é só se organizar!

Viu só como estudar o Present Continuous não é nenhum bicho de sete cabeças? O ideal é você buscar relacionar o tema com outros assuntos e, claro, utilizar métodos diferentes para aprender. Ao estudar com aquilo que você gosta, o aprendizado flui mais e a compreensão da disciplina é melhorada.

Quer uma superdica extra para montar um cronograma que funcione? Então, baixe gratuitamente a nossa planilha e saiba como organizar os estudos para o Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.