9 podcasts para estudar Inglês para acompanhar

mulher ouvindo podcasts para estudar inglês

Aprender um segundo idioma nem sempre é simples, ainda mais quando se fica preso apenas nas repetições e na gramática. Se você que desenvolver uma nova língua, precisa encontrar maneiras interessantes de aprendê-la. Além de facilitar a absorção do idioma, ferramentas diferentes costumam trazer mais entusiamo para os estudos.

Pensando nisso, separamos neste artigo uma lista com os melhores podcasts para estudar inglês, afinal, o idioma está entre as principais áreas de conhecimento do Enem, presente na parte de Linguagens, códigos e suas Tecnologias. Você verá como essa ferramenta o ajudará no seu desenvolvimento de maneira mais efetiva e interessante. Confira!

O que são podcasts e como eles podem me ajudar a aprender Inglês?

O podcast é um material em áudio bastante parecido com um rádio. A diferença é que ele está disponível para ser ouvido quando a pessoa quiser, pois não é ao vivo. Outra característica é que geralmente eles são focados em conteúdos bem específicos, por exemplo, aprendizado de uma nova língua.

Ao ouvir a língua inglesa falada por pessoas em contextos variados é possível assimilar melhor o idioma. Além do Inglês idiomático, você é exposto a gírias, o que é uma excelente maneira de aumentar o seu vocabulário e, também, melhorar a sua capacidade de escutar outra língua. Como consequência, trabalha a sua fala.

Isso significa que, além de acompanhar as aulas do Trilha do Enem, você pode aproveitar os podcasts para estudar para o Enem e para os vestibulares!

Quais são os melhores podcasts para estudar Inglês?

Achou os podcasts uma maneira interessante de praticar o seu Inglês? Confira a lista que separamos com alguns dos melhores programas e que o ajudarão no desenvolvimento do idioma!

Voice of America

O Learning English da VOA (Voice of America) é um recurso multimídia focado em novidades e informações de milhões de alunos do mundo inteiro. Por sua vez, o podcast é composto por programas que usam um vocabulário limitado e pequenas sentenças, o interessante é que a leitura é feita de maneira mais devagar para que os ouvintes sejam capazes de assimilar o conteúdo e compreender o que eles têm a dizer.

É possível escutá-lo por meio do aplicativo iTunes, mas também encontrá-lo aqui nesta página da Apple Posdcasts Preview.

This American Life

Um dos podcasts para estudar Inglês é o “This American Life”. O programa de rádio é semanal e trata de um tema diferente a cada edição, contando com variados tipos de histórias, de momentos engraçados a ideias interessantes, como os próprios autores descrevem: pequenos filmes para rádio.

São mais de 700 episódios, visto que eles estão no ar desde 1995. O podcast está disponível em várias plataformas de streaming, você pode conferir aqui a melhor opção. Abaixo segue o Spotify 🙂

Freakonomics Radio

O “Freakonomics Radio” é um podcast semanal que já está em sua nona temporada. O foco principal do programa é discutir assuntos ligados a aspectos socioeconômicos para o público em geral com certa profundidade e os diferentes tópicos. Ele teve origem a partir do livro homônimo de 2005, obra famosa por suas teses excêntricas a respeito de aspectos relacionados à economia e sociedade em geral.

O site do próprio Freakonomics disponibiliza um arquivo com todas as edições, também é possível encontrar as rádios em que são reproduzidos, aqui.

Here’s the Thing

Que tal aprender Inglês e ainda conhecer mais sobre alguns famosos? O podcast “Here’s the Thing” é um programa apresentado pelo ator Alec Baldwin. O primeiro episódio foi ao ar em 24 de outubro de 2011 e, desde então, trabalhou uma série de entrevistas não só com artistas, mas também figuras públicas ligadas à política.

banner calculadora bolsa enem

Baldwin é um entrevistador curioso que questiona os seus entrevistados sobre o que eles fazem e por que optaram por aquele caminho, suas inspirações e atitudes decisivas em suas carreiras. O “Here’s the Thing” é disponibilizado em diversas plataformas, o que permite escutá-lo onde e quando quiser e faz dele um dos melhores aplicativos para o vestibular.

Comedy Bang bang

Apresentado por Scott Aukerman, o “Comedy Bang bang” é um podcast que mescla conversas e também trabalho com os personagens de humoristas. Scott faz entrevistas com essas celebridades do humor, mas a política de portas abertas do programa significa que a qualquer momento pode aparecer um outro comediante para bater um papo, competir em jogos e, até mesmo, participar de festas.

O interessante é que, além dos episódios regulares, temos programas bônus, uma maneira interessante e bem-humorada de praticar o Inglês. O “Comedy Bang bang” é disponibilizado na plataforma Earwolf.

Stuff You Missed in History Class

Que tal aprender sobre História e ainda praticar o Inglês? Essa é a proposta do podcast “Stuff You Missed in History Class” que é apresentado por Holly Frey e Tracy Wilson. Eles discutem as nuances que tornaram alguns eventos históricos tão marcantes e que continuam relevantes até os dias de hoje.

Uma maneira interessante de aprender mais sobre o desenvolvimento da sociedade e o que a marcou ao longo dos anos. O “Stuff You Missed in History Class” tem todos os seus episódios colocados na plataforma da Acast.

Stuff to Blow Your Mind

Outro podcast interessante é o “Stuff to Blow Your Mind” apresentado por Robert Lamb e Julie Douglas que tem por objetivo apresentar as incríveis facetas do mundo científico. Para isso, eles trabalham em cima de temáticas ligadas à ciência e à tecnologia, mas também à Filosofia, trazendo curiosidades e desvendando mistérios sobre esse mundo.

Para quem deseja aprender Inglês e ainda conhecer mais sobre o vocabulário científico vale a pena ouvir. Para escutar o Stuff to Blow Your Mind basta acessar a iHeart Radio.

English Experts Podcast

O que acha de um bate-papo sobre tudo que está envolvido no processo de aprendizado de idiomas? Essa é a proposta do “English Experts Podcast” que tem como apresentador o Alessandro Brandão e conta sempre com a participação de um ou mais colaboradores, chamados experts.

Classes gramaticais, técnicas de oratória e técnicas de locução são alguns dos tópicos abordados nas conversas. O “English Experts Podcast” está presente em diversas plataformas, aqui você pode encontrar a seleção.

English as a Second Language Podcast

O “English as a Second Language” é um podcast que tem a proposta de ensinar Inglês usando expressões do dia a dia e frases de nativos da língua. Tudo é feito devagar para que a assimilação do conteúdo seja fluida, seguindo de explicações sobre o que cada uma das expressões significam e como usá-las.

A metodologia pedagógica e amigável utilizada pelo podcast ajuda os estudantes que desejam ter o Inglês como a segunda língua. Para escutar o “English as a Second Language” é preciso acessar a página do projeto.

O aprendizado de um idioma é algo que pode ser explorado de maneiras diversas. Desde um livro de ficção a um podcast, existem muitas opções que o ajudarão a absorver melhor os conteúdos e se destacar na realização das provas. Inclusive para você que está se preparando para fazer uma graduação, usar os podcasts para estudar Inglês é uma excelente opção, vale a pena incluí-la em seu plano de estudos.

E falando sobre o tópico aprendizado, descubra como organizar os seus estudos para o Enem com a nossa planilha!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.