A mitologia grega pode cair no Enem? Saiba como

mitologia grega

A cultura grega, desenvolvida na antiguidade, se constituiu como uma das bases da tradição ocidental. Também conhecido como o berço da Filosofia, o território ocupado pelos gregos ao sul da Península Balcânica foi palco para o desenvolvimento das ciências, das artes e da política.

Para entender como essa cultura se reflete até os dias de hoje e se dar bem na prova de História no Enem, é fundamental estudar os aspectos dessa civilização primitiva. Entre eles, o papel da mitologia grega na compreensão de mundo desse povo.

Pensando nisso e tendo em vista que questões sobre o tema podem ser cobradas no Enem e nos vestibulares, elencamos alguns esclarecimentos sobre a mitologia grega e sua relevância para a história. Não deixe de conferir!

Qual é a relevância da Grécia para o mundo?

É difícil resumir em poucas palavras o que a Grécia significou para o mundo. Isso porque a civilização antiga contribuiu para quase todas as ciências que temos hoje como importantes, desde a Física até as artes plásticas. As obras Ilíada e Odisseia de Homero, por exemplo, são apenas algumas das indicações de Literatura no Enem responsáveis por fundar a cultura ocidental a partir de poemas épicos.

Na Arquitetura e nas artes, do mesmo modo, houve grande contribuição a partir da construção de templos e colunas com proporções matematicamente precisas. É também na Grécia antiga que se tem o desenvolvimento de uma racionalidade científica com o objetivo de buscar a verdade. Na Filosofia, se destacam os autores Sócrates, Platão e Aristóteles, até hoje estudados na Academia.

Até mesmo no esporte ainda somos influenciados. Os Jogos Olímpicos, por exemplo, têm origem na Grécia. Antes, eles eram feitos em homenagem aos deuses do Olimpo e ocorriam na cidade de Olímpia.

O que é a mitologia grega?

No aspecto religioso, os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de muitos deuses. Um dos deuses que mais se destacavam era Zeus, considerado o mais importante. Uma característica interessante é que essas entidades assumiam a forma humana e agiam de maneira semelhante aos mortais, tanto nas virtudes quanto nos vícios.

Para entender melhor o que é mitologia grega nesse contexto, poderíamos resumir como histórias imaginativas que buscavam explicar a realidade das coisas que nos cercam, como a origem da vida e a vida após a morte, entre outros assuntos. Esses mitos assumiram uma função extremamente importante para o grego arcaico, que era a de educar e formar a sua visão de mundo.

Isso porque, apesar de envolver criaturas místicas, a mitologia também introduzia conceitos importantes para o ouvinte, despertava questionamentos a respeito das coisas e colocava reflexões sobre os acontecimentos da vida.

Quais são os principais exemplos da mitologia grega?

Confira agora três histórias da mitologia grega para visualizar esses elementos na prática, facilitando o seu estudo para a prova de História do Enem!

Édipo Rei

Édipo Rei é uma peça escrita por Sófocles por volta de 427 a.C. A tragédia é um dos livros para vestibular que podem ser cobrados e gira em torno de um casal que descobre que o destino de seu filho seria matar o pai e se casar com a mãe. Para evitar a tragédia, encomendam a um criado a sua morte. No entanto, este se compadece e entrega a criança a uma família de camponeses.

Após adulto, o jovem descobre que sua vida foi amaldiçoada e é alertado sobre a mesma profecia. Sem conhecer os genitores, e a fim de evitar que a enunciação se cumprisse, o jovem foge da cidade. No final, entretanto, não consegue escapar da promessa dos deuses. A partir dessa história, o mito contrapõe a liberdade humana frente a providência divina.

Hércules

Na mitologia grega, Hércules é um semideus, filho de Zeus com a mortal Alcmena. O personagem é bastante conhecido por sua força extraordinária. Trata-se de um homem que busca se redimir do fato de ter matado sua mulher e seus filhos em um ato de fúria provocado pela deusa mitológica Hera. Para tanto, ele dá início a uma série de trabalhos conhecidos como os 12 trabalhos de Hércules.

Minotauro

Segundo a mitologia grega, a ilha de Creta era um reino governado por uma monarquia com o absolutismo de Astério. Após a sua morte, houve muita disputa pelo trono. Um dos que almejava o cargo era Minos que, para conseguir ser rei, entra em acordo com Poseidon para que este afastasse qualquer empecilho de seu caminho. O deus das águas aceita, mas pede uma oferta de sacrifício de um lindo touro branco.

Encantado com o animal, entretanto, Minos quebra a promessa feita com o deus e coloca outro animal para sacrifício, poupando o primeiro. Poseidon, furioso, amaldiçoa Minos e faz a sua esposa se apaixonar pelo touro que seria sacrificado. Desse romance nasce Minotauro, a criatura mais feia de Creta. Trata-se de um homem com cabeça de touro.

Tour pela prova do Enem

Como a cultura grega é cobrada no Enem?

As questões do Enem sobre mitologia grega e cultura arcaica não são raras. Afinal, essa é uma civilização que deixou um grande legado e contribuições práticas para o nosso tempo. Por isso, podem ser cobrados desde aspectos históricos relacionados às cidades-estados da antiga Grécia até aspectos culturais, artísticos e arquitetônicos.

Outras temáticas interessantes são aquelas relacionadas ao desenvolvimento da Filosofia Ocidental e da democracia ateniense. Vale lembrar que, tendo em vista essa interdisciplinaridade, o conteúdo pode estar presente em questões das mais diversas matérias do ensino médio.

Para facilitar o estudo, é possível dividir a história da Grécia em períodos, passando pelo Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Também vale ficar de olho na Guerra do Peloponeso, conflito que envolveu principalmente Esparta e Atenas. Confira uma questão do Enem e entenda melhor como o tema pode cair na prova:

(ENEM 2010) Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria com a mãe. Para evitá-la, ordenaram a um criado que matasse o menino. Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criasse. Édipo soube da profecia quando se tornou adulto. Saiu então da casa de seus pais para evitar a tragédia. Eis que, perambulando pelos caminhos da Grécia, encontrou-se com Laio e seu séquito, que, insolentemente, ordenou que saísse da estrada. Édipo reagiu e matou todos os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai. Continuou a viagem até chegar a Tebas, dominada por uma Esfinge. Ela decifrou o enigma da Esfinge, tornou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a mãe que desconhecia.

Disponível em: http://www.culturabrasil.org. Acesso em: 28 ago. 2010 (adaptado).

No mito Édipo Rei, são dignos de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina. A expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é:

a) “Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo.” Jean Paul Sartre

b) Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.” Santo Agostinho

c) “Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte.” Arthur Schopenhauer

d) “Não me pergunte quem sou eu e não me diga para permanecer o mesmo.” Michel Foucault

e) “O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhança.” Friedrich Nietzsche

RESPOSTA: A resposta correta é a letra B, frase que revela que o destino do homem está fadado a ser governado por uma força superior.

Organize-se e prepare-se!

Como você viu, estudar para o Enem e o vestibular sobre mitologia grega nem sempre é tarefa fácil. Isso porque o conhecimento na matéria envolve uma noção histórica e cultural contextualizada. Dessa forma, torna-se inevitável incluir no cronograma o aprendizado sobre a contribuição da Grécia antiga e a sua influência nos demais períodos históricos, como o humanismo.

Uma dica de preparação, nesse sentido, é conhecer os principais mitos por meio de livros, filmes ou séries para compreender as suas características e importância para a civilização grega. Ouvir podcasts também ajuda na hora de rever a matéria e elaborar um resumo.

E aí? Gostou das dicas? Então não deixe de baixar o guia completo para arrasar na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias! Aproveite, é gratuito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados