Conheça os 7 livros que são cobrados no Enem

Se você está se preparando para tentar uma vaga no curso superior, deve ter em mente que uma parte fundamental da prova se refere à leitura de obras literárias. Por isso, é importante saber quais são os livros para ler antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

E que livros são cobrados no exame? O conteúdo programático não indica uma leitura obrigatória, mas questões contextualizadas sobre as principais obras estão sempre presentes no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Neste post, separamos os principais livros que sempre caem nas provas de vestibulares e do Enem. Descubra agora quais são e comece já a sua leitura!

1. A revolução dos bichos, de George Orwell

Clássico da literatura mundial, essa obra do inglês George Orwell foi publicada em 1945 — não é coincidência que a Segunda Guerra Mundial tenha terminado nessa data. A narrativa distópica (isto é, que se passa em um lugar imaginário, a fazenda do Sr. Jones) tem como personagens principais os porcos Snowball, Napoleão e Major.

Na revolução citada no título da obra, os porcos pretendem tomar a fazenda do proprietário e estabelecer uma sociedade mais igualitária, mas o que se vê é a instituição de uma ditadura.

Não se engane pelo título A revolução dos bichos: ele não é um livro infantil, mas, de acordo com algumas opiniões, uma grande crítica à sociedade soviética originada depois da Revolução Russa, mais precisamente ao Totalitarismo.

2. O cortiço, de Aluísio Azevedo

Enquanto o Brasil se despedia do Romantismo e de sua idealização, lá no século XVIII, ganhava força um movimento que contrapunha esses ideais: o Realismo. Com a publicação de O cortiço, em 1890, Aluísio Azevedo retratava uma habitação popular na cidade do Rio de Janeiro, então capital nacional no Segundo Império.

O autor mostra a disputa social entre a decadente nobreza, a ascensão da burguesia e a grande massa de trabalhadores que habita o cortiço: pobres negros, mulatos e imigrantes em sua maioria.

O cortiço ganha vida na obra, quase como se fosse um personagem. As emoções e os sentimentos são trazidos à luz com detalhes, compondo, ao fim, uma grave crítica social.

3. A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo

A história do romance escrito por Joaquim Manuel de Macedo, em 1844, gira em torno de uma jovem chamada Amélia, conhecida como “A Moreninha”, que vive em um pequeno vilarejo no Brasil colonial. Ela é uma menina muito inteligente e bonita, mas é considerada inferior por ter uma cor de pele mais escura.

Amélia se apaixona por um jovem rico chamado Octavio, mas enfrenta oposição da família dele devido à sua aparência e origem humilde. Apesar das dificuldades, os dois lutam para ficar juntos e, no final, conseguem superar as barreiras sociais e se casam.

O romance aborda temas como amor, preconceito e desigualdade social, e é considerado uma das obras-primas da literatura brasileira. Com certeza, é um dos principais livros para ler antes do Enem.

4. Dom Casmurro, de Machado de Assis

Dom Casmurro é um famoso romance escrito em 1899 por Machado de Assis. A obra é considerada uma das mais importantes da literatura brasileira e é um dos livros recomendados para o Enem.

A história é contada em primeira pessoa por Bento Santiago, o protagonista, um homem ciumento, solitário e desconfiado, que acredita que a sua esposa, Capitu, o traiu com o seu melhor amigo, Escobar.

Tour pela prova do Enem

A narrativa se desenvolve como uma reflexão sobre a vida e os sentimentos do protagonista, que usa a memória para revisitar a sua juventude e seu relacionamento com Capitu. O livro aborda temas como memória, ciúme e desconfiança, além de questionar a verdade e a confiabilidade da narrativa.

5. Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Machado de Assis escreveu diversas obras, poesias e crônicas, e é um dos autores que mais caem no Enem e nos vestibulares de todos os tempos!

Memórias póstumas, como o nome já indica, relata a vida de Brás Cubas. Ele é o protagonista e narrador, porém, é um autor-defunto (ou um defunto-autor).

O livro foi publicado em 1881 (tendo sido, no ano anterior, lançado semanalmente em jornais, como era costume à época) e trata de temas como escravidão e Positivismo. É, sem dúvida, leitura ainda atual pela forma inovadora como Machado a escreveu.

6. O Alienista, de Machado de Assis

O Alienista é um dos livros importantes para o Enem. Trata-se de um romance escrito por Machado de Assis, em 1882. A história se passa em um pequeno vilarejo no interior do Brasil, onde o doutor Simão Bacamarte, um alienista, decide estabelecer um hospital para tratar doentes mentais.

Ele acredita que pode curar a loucura por meio de métodos científicos e começa a internar várias pessoas da cidade, incluindo as mais respeitáveis. A narrativa acompanha as consequências da ação do doutor Bacamarte e como sua obra é percebida pela sociedade, que começa a se questionar sobre a sanidade do próprio alienista.

Esse é mais um dos livros para ler antes do Enem e nele são abordados temas como loucura, autoridade médica, distinção entre louco e são, e crítica à sociedade.

7. Capitães de Areia, de Jorge Amado

Capitães de Areia é um romance escrito por Jorge Amado em 1937 e é um dos livros que caem no Enem. A história se passa em Salvador, Bahia, no início do século XX e narra a vida de um grupo de meninos órfãos que vive nas ruas, unindo-se para sobreviver e formando uma gangue conhecida como “Capitães de Areia”.

O líder da gangue é Pedro Bala, um menino carismático e inteligente, que luta para proteger os seus amigos e ajudá-los a encontrar um lugar na sociedade. A narrativa acompanha as aventuras e desventuras dos Capitães de Areia e as difíceis condições sociais que enfrentam, incluindo a pobreza e a discriminação.

O romance aborda temas como amizade, solidariedade, desigualdade social e luta pela sobrevivência, e é considerado uma das obras mais importantes da literatura brasileira — sendo um dos livros para ler para o Enem.

Dica extra

Se você está pensando que é caro comprar todos esses livros (e outros), temos uma ótima notícia! A grande maioria está disponível no Portal Domínio Públicouma biblioteca virtual organizada pelo Governo para oferecer a oportunidade de leitura gratuita a todos os estudantes.

Na internet, você também encontra aplicativos para vestibular que podem indicar resumos e análises das principais obras que caem nas provas.

Continue a leitura!

Então, está esperando o que para viver viagens maravilhosas por meio da literatura? Inclua um tempo de leitura diária em seu plano de estudos, porque os livros para ler antes do Enem, sendo ou não obrigatórios, vão agregar conhecimento e aumentar a sua bagagem cultural para argumentar com mais segurança em vários temas!

Gostou deste post? Aproveite para tirar os seus sonhos do papel e inscreva-se no vestibular agora mesmo. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados