O que você precisa saber sobre a Mata Atlântica para arrasar no Enem?

Mata Atlântica

O Brasil é um país de dimensões continentais. Isso quer dizer que temos tanto território que parecemos um grande continente! Por conta disso, temos muitos biomas espalhados pelo mapa, e um deles é a Mata Atlântica.

De acordo com o Censo Demográfico de 2010 do IBGE* (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o bioma Mata Atlântica ocupa aproximadamente 13% do território brasileiro em extensão. Além disso, 61% da população do país reside em áreas inseridas nesse perímetro.

Então, é fácil perceber que esse é um tema que cai bastante no Enem e em outros vestibulares, certo? Pensando nisso, preparamos um conteúdo para que você conheça ou revise os principais conceitos sobre o assunto. Vamos lá?

O que é a Mata Atlântica?

A Mata Atlântica é um dos principais biomas brasileiros. Além dela, contamos com o Pantanal, a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado e o Pampa.

Lembrando que bioma é o termo utilizado para designar uma área que traz características parecidas em relação à vegetação, ao clima e ao solo, entre outras. Além disso, é importante ressaltar as zonas de transição, locais em que os biomas se misturam.

Quais são as características da Mata Atlântica?

Quer conhecer um pouquinho mais sobre esse bioma? Então, vamos lá!

Fauna

A fauna da Mata Atlântica é uma das mais ricas em variedade de espécies. Há animais pertencentes ao grupo dos mamíferos, dos répteis, dos peixes, dos anfíbios… E dos invertebrados também, claro.

Flora

A vegetação da Mata Atlântica é composta por todos os grupos vegetais, mas principalmente por angiospermas e gimnospermas de grande porte. Isso faz com que a floresta seja bem densa em áreas preservadas.

Clima

Como a Mata Atlântica está presente em muitos estados, o seu clima varia de acordo com microrregiões.

Relevo

É bastante diversificado, com regiões montanhosas, de colinas e também planícies.

Biodiversidade

Devido às características mencionadas acima, a Mata Atlântica é uma das regiões brasileiras com maior biodiversidade, com espécies variadas de animais e vegetais.

Divisões

A Mata Atlântica é dividida em:

  • floresta estacional semidecidual — caracterizada por versões chuvosos seguidos de estações secas;
  • floresta estacional decidual — presente em regiões mais altas, com períodos secos e outros chuvosos. Uma das características mais marcantes é o frio;
  • floresta ombrófila mista — conhecida também como mata de Araucárias, é uma região chuvosa ao longo de todo o ano e presente mais ao Sul do país;
  • floresta ombrófila aberta — mais frequente no Nordeste, com clima seco e temperaturas mais altas;
  • floresta ombrófila densa — composta por vegetação abundante e de grande porte.

Onde é possível encontrar a Mata Atlântica?

Onde fica a Mata Atlântica hoje? Esse é um assunto muito importante para a prova de Geografia e de Biologia no Enem. Mas não se preocupe: você não precisa decorar todas as localizações, apenas ter uma ideia!

A mata é encontrada em 17 estados do Brasil, entre eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás. Além disso, se estende também para os territórios da Argentina e do Paraguai.

Qual é a importância da Mata Atlântica para o Brasil? E para o mundo?

Assim como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica tem relevância a nível nacional e mundial. Alguns dos papéis desse bioma são:

  • a regulação térmica do Brasil e de outras áreas do mundo, a partir do equilíbrio formado por massas de ar e outros fenômenos;
  • o abastecimento hídrico de regiões próximas, com os rios;
  • a extração de recursos, como óleos e madeiras;
  • o turismo, que impacta positivamente a economia dos estados envolvidos;
  • a preservação cultural, já que nessa mata habitam diversos povos de cultura rica e fundamentais para a história do Brasil.

Não deixe de ficar ligado nesses pontos para arrasar em suas questões de Mata Atlântica no Enem!

Quais são as problemáticas enfrentadas pela Mata Atlântica?

Para conseguir resolver as questões de Mata Atlântica no vestibular, compreenda os problemas enfrentados por esse bioma.

Para isso, foque nos impactos do desmatamento. O território da mata, atualmente, é bem fragmentado. Isso significa que há pedacinhos de vegetação nativa espalhados pelo país. Quando somamos todos eles, observamos que restam apenas 12% da mata original.

Outro problema associado ao desmatamento é o aumento de espécies de animais em extinção. Entre os que se encontram ameaçados, podemos citar a onça-pintada, o tatu-canastra, o mico-leão-dourado, a arara-azul e o tamanduá-bandeira.

Como estudar a Mata Atlântica para o vestibular?

O estudo da Mata Atlântica deve levar em conta a observação de suas características. É importante, também, focar nos impactos ambientais sofridos pelo bioma e nas consequências que isso traz para os ecossistemas da região (como os manguezais, as restingas, e outros).

Para entender melhor o assunto, sugerimos que você assista aos seguintes filmes:

  • A Mata Atlântica e Os Ciclos da Vida, de Fernão Lara Mesquita e Tulio Schargel;
  • O Vale, de João Moreira Salles;
  • Os Guardiões da Biosfera – Mata Atlântica.

Como a mata Atlântica pode ser cobrada no Enem e no vestibular?

Agora, confira exemplos de exercício sobre a Mata Atlântica que já apareceu em vestibular e no Enem!

Tour pela prova do Enem

(Unesp 2017) A Mata Atlântica desempenha uma extraordinária função social. Cobrindo parcela significativa do território brasileiro, a biodiversidade da Mata Atlântica fornece serviços ecológicos essenciais para cerca de 145 milhões de pessoas (70% da população brasileira) e constitui a base de recursos para uma parcela considerável do produto interno bruto do país.

(José M. C. Silva et al. “Conservação da Mata Atlântica brasileira”. In: Diogo C. Cabral e Ana G. Bustamante (orgs). Metamorfoses florestais, 2016. Adaptado.)

Considerando a função social destacada no excerto, são exemplos de serviços ecológicos prestados pela Mata Atlântica preservada:

a) a produção de oxigênio e a purificação do ar;

b) a seleção de espécies com valor econômico e a polinização das culturas;

c) a proteção contra a erosão e a recuperação de áreas agricultáveis;

d) a decomposição de rejeitos urbanos e o fornecimento de madeira;

e) a regulação do clima e o tratamento da água.

Resposta: letra c.

(Enem 2017) Para evitar o desmatamento da Mata Atlântica nos arredores da cidade de Amargosa, no Recôncavo da Bahia, o Ibama tem atuado no sentido de fiscalizar, entre outras, as pequenas propriedades rurais que dependem da lenha proveniente das matas para a produção da farinha de mandioca, produto típico da região. Com isso, pequenos produtores procuram alternativas como o gás de cozinha, o que encarece a farinha.

Uma alternativa viável, em curto prazo, para os produtores de farinha em Amargosa, que não cause danos à Mata Atlântica nem encareça o produto é a

a) construção, nas pequenas propriedades, de grandes fornos elétricos para torrar a mandioca.

b) plantação, em suas propriedades, de árvores para serem utilizadas na produção de lenha.

c) permissão, por parte do Ibama, da exploração da Mata Atlântica apenas pelos pequenos produtores.

d) construção de biodigestores, para a produção de gás combustível a partir de resíduos orgânicos da região.

e) coleta de carvão de regiões mais distantes, onde existe menor intensidade de fiscalização do Ibama.

Resposta: letra d.

A maioria das questões sobre esse assunto vai falar sobre a problemática do desmatamento e o seu grande impacto na Mata Atlântica. Sendo assim, dê uma atenção especial a esses pontos!

Agora é com você!

Chegou a hora de mandar ver nos estudos e fazer um montão de questões sobre a Mata Atlântica. Além disso, dê uma conferida nas dicas culturais mencionadas ao longo do texto. Elas enriquecerão os seus conhecimentos sobre o tema e o deixarão em posição de destaque na hora da prova.

Quer ainda mais ajuda para ir bem no vestibular? Confira, então, o nosso material interativo de preparação para o Enem! Aproveite, é de graça!

* Censo Demográfico 2010 — IBGE

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados