5 livros de Direito que todo estudante vai conhecer

livros de direito

Investir na leitura de livros de Direito antes mesmo de começar a faculdade é perfeito para quem não tem tempo a perder. Afinal, mergulhar em obras especializadas é uma das melhores maneiras de ter contato com conceitos que serão trabalhados durante o curso e, assim, já dar início ao investimento na sua vida profissional.

Ler autores consagrados na área também é uma oportunidade de conquistar mais embasamento teórico. No futuro, isso será decisivo para sua empregabilidade como profissional de Direito.

Se você não sabe por quais livros de Direito começar a estudar, fique tranquilo! A gente traz para você 5 obras imperdíveis para quem vai fazer faculdade na área. Confira!

Manual de Introdução ao Estudo do Direito (Dimitri Dimoulis)

Conceitos e normas costumam ser um desafio para quem está começando a faculdade de Direito. Não é à toa. Quem nunca teve contato com termos jurídicos pode, em um primeiro momento, achar o assunto difícil de assimilar.

A boa notícia é que há diversas obras no mercado que tornam esse contato inicial mais fácil. Uma delas é o Manual de Introdução ao Estudo do Direito. Como o próprio nome já adianta, o livro de Dimitri Dimoulis é sob medida para quem ingressou na faculdade ou, até mesmo, pensa em prestar o vestibular de Direito.

Ao longo das páginas, o autor apresenta conceitos importantes para a área, como relação jurídica e fato jurídico. Dividido em 14 lições, o livro tem linguagem objetiva e de fácil entendimento, o que faz toda a diferença para quem ainda não tem familiaridade com termos jurídicos e conceitos trabalhados na faculdade.

Apostar na aquisição do livro é uma boa ideia também para quem se interessa pela relação do Direito com temas como política e justiça. Com a leitura, iniciantes na área têm ainda o primeiro contato com as chamadas ferramentas do Direito: norma jurídica, linguagem e interpretação, uma prévia do que verão na faculdade.

Vade Mecum (Saraiva Educação)

Com um salário competitivo no mercado, que leva um advogado generalista a ganhar até R$ 10.874,23* por mês, o Direito é uma área disputada. Não à toa, a nota de corte em Direito exige que os estudantes em busca de uma bolsa estejam bem preparados para terem sucesso.

Uma das melhores formas de se qualificar e começar a se preparar para atuar na área jurídica é investindo nos clássicos. Um dos principais é o Vade Mecum, da Saraiva Educação, que há 10 anos ocupa a posição de livro de legislação mais vendido no mercado.

Baseado na grade curricular das faculdades de Direito mais reconhecidas do mercado e nos editais de concursos para quem quer seguir a carreira jurídica, o livro está em sua 30ª edição, trazendo conteúdo estendido e atualizado.

Além disso, a última versão da obra ainda traz novidades, como o Mapa da Legislação. Isso torna ainda mais fácil a consulta das principais mudanças legislativas que aconteceram ao longo do 1º semestre de 2020.

E uma boa notícia: os alunos das faculdades parceiras do Vestibulares têm acesso gratuito ao Vade Mecum Digital Saraiva Jur. Ao acessar a obra online, é possível estudar os conteúdos onde estiver e quando quiser. Entre as leis e códigos disponíveis estão a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência.

Os benefícios não param por aí. Ao estudar em uma das instituições com parceria com o Vestibulares há, ainda, vantagens como cursos de preparação para o exame da OAB do Saraiva Aprova e descontos nos preparatórios para concurso da rede LFG.

Você também terá acesso exclusivo ao Canal Conecta. No site, você pode encontrar a vaga ideal de acordo com qualificação e exigências de perfil. E, melhor, sem custos para o candidato.

Tour pela prova do Enem

Metodologia da Ciência do Direito (Karl Larenz)

Dividida em duas partes, a obra se dedica, primeiramente, à evolução histórica da metodologia da Ciência do Direito, acompanhando fatos importantes do século XIX aos dias atuais. Já a segunda parte do livro trata do estudo das doutrinas do Direito.

O livro de Karl Larenz se tornou um clássico por analisar diversos conceitos importantes para a área do Direito. O autor caracteriza, por exemplo, a jurisprudência e trabalha com a doutrina da proposição jurídica na segunda parte do livro.

Há espaço, ainda, para temas como interpretação das leis e métodos de desenvolvimento judicial, que são indispensáveis para a prática do Direito. Um livro que não pode faltar na estante de quem quer aprender tudo sobre temas como o sistema de jurisprudência.

Teoria da Norma Jurídica (Norberto Bobbio)

Curso ministrado por Bobbio antes de elaborar a Teoria do Ordenamento Jurídico, a Teoria da Norma Jurídica analisa a linguagem como caminho para estudar o Direito. Na obra, o autor faz uma distinção dos vários tipos de proposições, de acordo com critérios como forma gramatical e função da linguagem.

Nas páginas, também são esclarecidas as relações entre a sanção e o Direito. Para isso, o autor ressalta a característica do Direito como conjunto de normas que são garantidas por sanções externas e institucionalizadas.

No livro Teoria da Norma Jurídica, os estudantes têm acesso também à apresentação e à explicação do quadro das oposições lógicas, com origem em Aristóteles. É obra essencial para quem deseja estudar Direito e refletir sobre como as normas jurídicas são classificadas.

Teoria Pura do Direito (Hans Kelsen)

Considerado texto fundamental para o estudo do Direito, o livro define a ciência jurídica como campo de estudo. Para isso, tem como objetivo principal as normas jurídicas positivas.

O autor discorre de forma despretensiosa sobre a importância de seguir a ciência do Direito em vez de defender ideais políticos. Segundo Kelsen, isso seria substituir a subjetividade pela objetividade.

Se você quer saber mais sobre teoria jurídica moderna, pode apostar sem medo no livro, que abre mão de referências bibliográficas para transmitir de forma clara e concisa o pensamento do autor para estudantes.

Apostar na aquisição de livros de Direito antes mesmo de entrar na faculdade não é gasto: é investimento. Quanto antes você começar a ler os grandes clássicos da área, melhor. Você não só estará mais preparado ao começar o curso de Direito como aumentará suas chances de conquistar uma boa oportunidade mesmo no início da faculdade.

Agora é com você!

Estudar Direito em uma das faculdades parceiras do Vestibulares é a garantia de um ensino de qualidade, alinhado às principais tendências do mercado. Com aulas dinâmicas, você terá acesso a tudo o que precisa para ter sucesso na carreira de Direito.

Quer se tornar um bacharel de Direito qualificado? Então, escolha uma marca parceira e inscreva-se no vestibular online!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados