Os livros são uma ferramenta importantíssima para o nosso crescimento como estudantes e, claro, como pessoas. Por meio deles, conseguimos conhecer novas culturas, viajar sem sair do lugar e entrar em contato com sentimentos que não seriam acessados por nós sem a ajudinha das palavras.
Outra importância da Literatura está na viagem histórica. Por meio dela, podemos conhecer outros tempos e também otimizar o modo como estudamos para o vestibular!
Pensando nisso, preparamos um artigo que fala sobre a obra conhecida como Inferno, de Dante Alighieri. Ao decorrer de nossa conversa, abordaremos um pouco sobre o livro e seu contexto histórico e falaremos também sobre a biografia do autor. Vamos lá? Boa leitura!
O que é o Inferno de Dante?
“Inferno” é a primeira parte de uma obra de Dante Alighieri, cujo nome é A Divina Comédia. Ela é considerada a mais famosa parte do livro, abordando temas como a justiça, o pecado, a redenção e a punição.
Essa parte narra a viagem de Dante pelo inferno e suas “camadas”. Cada uma delas diz respeito a um dos sete pecados capitais, como a luxúria, a gula, a ira e a ganância.
O que é a Divina Comédia?
A Divina Comédia é um livro de poesias escrito por Dante Alighieri em um período conhecido como Renascimento Cultural. Nele, Dante narra sua própria viagem por três regiões distintas: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.
Quem foi Dante Alighieri?
Nascido em Florença (Itália), Dante foi um dos principais artistas italianos do primeiro período do Renascimento, o Trecento.
Suas obras — que até hoje estão entre as mais importantes da literatura italiana e mundial — são marcadas por temas filosóficos, envolvendo religião e assuntos ocultos.
Como esse assunto é cobrado na prova do Enem e de vestibulares?
O tema de Inferno de Dante pode ser cobrado de várias formas. Algumas delas são:
- na prova de História no Enem, em uma questão, por exemplo, sobre o período renascentista;
- na prova de Literatura ou Português, pedindo a interpretação de alguma passagem da obra;
- na prova de Filosofia ou Sociologia, abordando, também, a interpretação textual dos temas propostos por Dante.
Aproveite para treinar redações e tente incluir a obra em suas reflexões. Uma bagagem cultural como essa fará toda a diferença para o seu texto!
Como estudar o Inferno de Dante e arrasar na prova?
Estudar esse tema pode ser um conceito um pouco abstrato. Por isso, damos algumas dicas a seguir que vão muito além da leitura da obra. Confira:
- estude um pouco sobre a questão da Antropologia do Enem e tente relacioná-la com os temas vistos no livro;
- leia resumos e veja resenhas de diferentes pessoas. O YouTube é uma ótima ferramenta para isso;
- estude o contexto histórico do Renascimento, a Idade Média e o Absolutismo, temas que podem se relacionar com a obra;
- procure livros e filmes baseados na obra de Dante, para que você possa entendê-la de forma mais dinâmica e com uma linguagem mais parecida com a utilizada nos dias de hoje.
Como esse assunto é cobrado nos vestibulares?
Confira um exemplo de questão sobre o tema que já apareceu em provas antigas!
(FUVEST) “Se volveres a lembrança ao Gênese, entenderás que o homem retira da natureza seu sustento e a sua felicidade. O usuário, ao contrário, nega a ambas, desprezando a natureza e o modo de vida que ela ensina, pois outros são no mundo seus ideais.”
(Dante Alighieri, A DIVINA COMÉDIA, Inferno, canto XI, tradução de Hernâni Donato).
Esta passagem do poeta florentino exprime:
a) uma visão já moderna da natureza, que aqui aparece sobreposta aos interesses do homem;
b) um ponto de vista já ultrapassado no seu tempo, posto que a usura era uma prática comum e não mais proibida;
c) uma nostalgia pela Antiguidade greco-romana, onde a prática da usura era severamente coibida;
d) uma concepção dominante na Baixa Idade Média, de condenação à prática da usura por ser contrária ao espírito cristão;
e) uma perspectiva original, uma vez que combina a prática da usura com a felicidade humana.
Resposta: D
Agora é com você!
Gostou de conhecer mais sobre o Inferno de Dante e a obra em que está inserido? Agora, você está pronto para conhecer ainda mais sobre esse autor e explorar novas técnicas de aprendizado sobre sua vida. Não deixe para depois!
Como esse é um tema importantíssimo para a redação, que tal aproveitar e fazer o download gratuito de um e-book dedicado exclusivamente a esse caderno do Enem? Baixe o arquivo e confira uma série de dicas imperdíveis para a sua produção textual!