Nenhum tipo de negócio funciona sozinho. Por trás das cortinas, há uma série de profissionais trabalhando incansavelmente para garantir que todos os processos ocorram como devem e para que não existam problemas na cadeia produtiva e distributiva desses empreendimentos. Um deses profissionais é o gestor comercial!
Esse profissional é responsável por gerir negócios de diferentes setores, garantindo que tudo flua naturalmente e atuando na delegação de tarefas e na otimização de processos para aumentar a produtividade do comércio.
E aí, como funciona o curso de Gestão Comercial? Se você está interessado nessa área mas ainda tem dúvidas, não se preocupe: estamos aqui para ajudá-lo a entender melhor essa graduação. Vamos lá!
- 1 Quais são as características do curso de Gestão Comercial?
- 2 Quais são as modalidades disponíveis para Gestão Comercial?
- 3 Qual é a duração do curso de Gestão Comercial?
- 4 Qual é o preço médio da mensalidade de Gestão Comercial?
- 5 Como é a grade curricular do curso de Gestão Comercial?
- 6 Como é o dia a dia de um gestor comercial?
- 7 Qual é a remuneração desse profissional?
- 8 Como escolher uma boa faculdade de Gestão Comercial?
Quais são as características do curso de Gestão Comercial?
O curso de Gestão Comercial é um Tecnólogo. Isso significa que essa é uma graduação mais curta, com ênfase direta em disciplinas que capacitarão o profissional para entrar rapidamente no mercado de trabalho.
A modalidade Tecnólogo é bem-vista pelo mercado de trabalho. Por isso, não se preocupe!
Quais são as modalidades disponíveis para Gestão Comercial?
O Tecnólogo em Gestão Comercial pode ser feito de duas maneiras: como uma graduação a distância, nas modalidades 100% online e semipresencial (que é o EAD, mas com algumas atividades presenciais), ou de maneira presencial.
A faculdade presencial é ideal para quem pode se dedicar exclusivamente aos estudos. Já o EAD é um bom caminho para quem precisa estudar e trabalhar ao mesmo tempo ou deseja ter mais autonomia para organizar a vida acadêmica.
Qual é a duração do curso de Gestão Comercial?
O curso tem duração média de 2 anos, ou seja, 4 semestres. Isso significa que você se forma em menos tempo e pode ingressar no mercado rapidinho!
Qual é o preço médio da mensalidade de Gestão Comercial?
O valor da mensalidade de Gestão Comercial dependerá muito da modalidade escolhida, da localização da faculdade pretendida e muito mais.
Para cursos 100% online, por exemplo, as mensalidades giram em torno de R$ 159,90. Já para as graduações presenciais, são observados valores que chegam a R$ 539,00.
Como é a grade curricular do curso de Gestão Comercial?
A grade curricular de Gestão Comercial é composta por matérias voltadas às Ciências Humanas, mas também com disciplinas que dialogam com as Exatas.
Confira algumas das matérias que fazem parte dessa grade:
- Cenários Econômicos e Políticas de Compras;
- Comércio Eletrônico;
- Empreendedorismo e Inovação;
- Estratégia Empresarial e Negociação;
- Formação e Desenvolvimento de Equipes de Vendas;
- Gestão de Pessoas;
- Gestão de Projetos;
- Gestão de Serviços e Varejo;
- Gestão Mercadológica na Era Digital;
- Legislação Empresarial Aplicada;
- Logística e Gestão da Qualidade;
- Matemática Financeira;
- Métodos Quantitativos;
- Modelos de Gestão;
- Pesquisa e Inteligência de Marketing;
- Sociedade Brasileira e Cidadania.
Além dessas, nas faculdades parceiras do Vestibulares, há uma série de disciplinas optativas e voltadas ao aprendizado de conceitos sobre empregabilidade. Elas serão essenciais para lapidar o futuro profissional e deixá-lo bem preparado para o mercado de trabalho!
Como é o dia a dia de um gestor comercial?
A carreira em Gestão é uma das que mais cresce no mercado. O gestor é um profissional indispensável para garantir o funcionamento e a organização dos mais diversos tipos de ambientes e estabelecimentos.
No caso do Gestor Comercial, o seu dia a dia envolverá funções como:
- controle do padrão de qualidade;
- cuidados do fluxo de informações de gestão;
- consultoria para negócios;
- promoção e venda de produtos no âmbito comercial;
- definição de estratégias para melhorar o comércio;
- organização financeira e tributária dos negócios.
E muito mais!
Qual é a remuneração desse profissional?
A graduação em Gestão Comercial é um dos cursos com maior empregabilidade do mercado.
Por conta disso, sua remuneração média gira em torno dos R$ 4.709,00*. E pode subir muito mais à medida que o profissional adquire experiência!
Como escolher uma boa faculdade de Gestão Comercial?
Agora, veja algumas dicas para escolher uma boa faculdade de Gestão Comercial.
Fique atento à empregabilidade
Um ponto fundamental na hora de escolher uma faculdade de Gestão Comercial é se preocupar com o comprometimento da instituição com a empregabilidade de seus alunos.
Esse não é um problema para as instituições parceiras de nosso portal. Nelas, todos os alunos matriculados têm direto a acessar o Canal Conecta, um site que conecta estudantes e grandes empresas, todos com um mesmo objetivo: aquecer o mercado com jovens mentes ávidas a aprender!
Além disso, essas instituições se preocupam com a qualificação de seus alunos também a partir de outros fatores, como a oferta de disciplinas preparatórias em sua grade curricular.
Não se esqueça da grade curricular
Já que o assunto é a grade curricular, não podemos deixar de falar dela! Estar atento às matérias estudadas na faculdade que você deseja fazer também é muito importante.
Você pode comparar diferentes grades e ver qual delas tem matérias que mais combinam com o seu perfil e quais trazem mais variedade de assuntos. Além disso, fique de olho na carga horária de cada matéria.
Lembrando que, quando o assunto é a grade curricular, atualização é algo essencial. Por isso, é importante que as matérias sejam sempre revistas e que o curso siga as tendências mundiais do setor de Gestão.
Observe o corpo docente
Também não podemos deixar de nos preocupar com a questão dos professores, certo? Afinal, serão eles que nos ensinarão tudo aquilo que precisamos aprender ao longo da graduação.
Por isso, é imprescindível que você se questione quem serão os mestres responsáveis por lapidar o seu conhecimento no curso de Gestão Comercial.
Para isso, você pode entrar em contato com a instituição e buscar mais informações sobre os professores contratados. A partir daí, pesquise o currículo dos mestres e aprenda mais sobre as suas qualificações!
Valorize a inovação e a tecnologia
O mundo não é mais o mesmo. Hoje, dialogar com a tecnologia é uma obrigação para os recém-formados. O mercado está, cada vez mais, recrutando apenas profissionais que têm familiaridade com esses conceitos. Quando o assunto é a gestão de comércios, isso não é nada diferente!
Sendo assim, priorize sempre instituições que você sabe que fazem o uso de recursos tecnológicos em sua educação. A inovação não pode parar, e é muito importante que ela esteja presente no cotidiano dos estudantes de Gestão Comercial.
Busque diferenciais
Por fim, lembre-se de que, assim como você, inúmeros outros estudantes também estão interessados no curso de Gestão Comercial, e, provavelmente, muitos deles se graduarão.
Então, como se destacar em meio à grande concorrência? A resposta é simples: busque instituições com diferenciais.
As parceiras do Vestibulares trazem uma série deles, como o Aula Destaque, o Trilhas de Carreira, as Habilidades Digitais e muito mais. Além disso, contam com formas de ingresso facilitadas e muitas opções de bolsas e créditos. Não dá para ficar de fora!
Agora é com você!
Gostou de conhecer mais sobre e saber como funciona o curso de Gestão Comercial? Agora é hora de se dedicar bastante aos estudos e caprichar na resolução de exercícios, a fim de obter uma boa nota em seu vestibular!
Falando em vestibular, que tal aproveitar e já se inscrever para as provas de Gestão Comercial? Como vimos, as faculdades parceiras do Vestibulares são cheias de diferenciais e farão com que o seu currículo se destaque em meio à concorrência!
*Sujeito a alterações