Faculdades de Medicina no Nordeste: como escolher a melhor?

faculdades de medicina no nordeste

Escolher uma faculdade de excelência faz toda a diferença durante a sua formação profissional e no futuro, com o sucesso na carreira. Se você está pensando em estudar Medicina no Nordeste, saiba que essa é uma região do país com ótimas instituições. Então, é preciso conhecer as características de cada uma para ver qual melhor se encaixa em seu perfil.

Lembre-se de que ao escolher uma faculdade de Medicina, o curso precisa ser inovador, além de acompanhar as tendências e as novas tecnologias empregadas às Ciências Médicas. Isso aumenta a reputação institucional e, dessa forma, seu diploma ganha mais valor no mercado.

Para que você saiba o que observar na hora descobrir faculdades de Medicina no Nordeste, criamos este post com algumas dicas especiais. Tenha uma boa leitura!

Pesquise o reconhecimento no mercado

O reconhecimento do mercado é o primeiro ponto que ressalta a reputação das melhores faculdades de Medicina. Mas o que significa reputação de uma instituição educacional? Isso tem a ver, em primeiro lugar, com o serviço prestado aos seus alunos, que deve ser feito com seriedade, entregando o que promete.

Depois, o curso de Medicina tem um peso importante para a comunidade, já que um dos pontos cruciais do curso é quando os alunos começaram a fazer visitas e a prestar atendimento em unidades básicas de saúde e hospitais conveniados com a instituição.

Logo, a faculdade de Medicina precisa oferecer uma base sólida de conhecimento e engajar seus alunos na melhor prestação de serviço de saúde para a comunidade, o que reflete totalmente no seu reconhecimento na região onde atua. 

Conheça a metodologia de ensino da instituição

Em toda instituição de ensino superior, a metodologia faz total diferença no desempenho dos alunos durante o curso. Na área médica, essa questão ganha ainda mais importância, pois o estudante precisa assumir uma postura de protagonista em seu aprendizado. 

Um exemplo disso é o sistema de ensino utilizado pela Faculdade de Medicina na Unime (Lauro de Freitas, BA), conhecido como PBL (do inglês Problem Based Learning – Aprendizagem Baseada em Problemas). A ideia é estimular os alunos a encontrarem soluções para desafios fictícios ou reais, praticando conhecimentos relevantes e ganhando a autonomia necessária na atuação médica.

Analise o foco em tecnologia e tendências

As pesquisas em Ciências Médicas estão evoluindo a cada dia, com mais e melhores possibilidades de diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças. Esse é mais um fato que exige das faculdades de Medicina se reinventarem, agregando ao ensino os procedimentos, as tecnologias e as tendências da área.

Por isso, verifique o quanto as faculdades de seu interesse apostam em inovação. Veja se as instituições pesquisadas seguem o exemplo de cursos como o da Faculdade de Medicina na Pitágoras, que inaugurou novas e modernas instalações para agregar ainda mais valor ao ensino.

Então, tente conhecer como são os laboratórios, quais são os equipamentos e os materiais de Medicina que a faculdade utiliza, se existem simuladores do corpo humano para práticas como cirurgia etc. Verifique também se as faculdades pesquisadas disponibilizam uma plataforma de estudos online com conteúdos relevantes, a fim de complementar os estudos de sala de aula e aumentar seu desempenho no curso.

Outro ponto interessante é saber se a faculdade conta com uma biblioteca digital, o que facilita muito as pesquisas bibliográficas.

Tour pela prova do Enem

Compare os benefícios oferecidos pela universidade

Cada faculdade de Medicina oferece um pacote de benefícios aos seus alunos. Entre eles, podemos destacar os convênios com empresas médicas, hospitais particulares e a própria Secretaria de Saúde da cidade onde a instituição está instalada.

Por meio dessas parcerias, o acesso ao estágio obrigatório fica muito mais fácil e pode, até mesmo, se tornar uma oportunidade de trabalho depois da formatura. Além disso, verifique se a faculdade conta com outros projetos de construção de carreira, como é o caso do Canal Conecta, que apresenta vagas de estágio e emprego de acordo com o perfil dos estudantes cadastrados.

Outro benefício bem bacana são os programas de incentivo à pesquisa científica, em que o aluno se junta a um grupo de estudos para realizar pesquisas e projetos, sob a orientação de um professor. Esse trabalho é de muito respeito e permite, inclusive, que você concorra a bolsas junto a entidades e órgãos, como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Conheça as possibilidades de bolsa de estudos

Sabemos que a faculdade de Medicina tem uma das mensalidades mais caras entre os cursos de graduação. Sendo assim, é importante conhecer os programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil privados e públicos. Os mais comuns são

Bolsas institucionais

São aquelas bolsas de estudos criadas pelas próprias faculdades. Elas vêm por meio de convênios com empresas, descontos para familiares que estudem na instituição, benefício para servidores públicos etc.

Além disso, há as chamadas bolsas incentivo, destinadas a pessoas com limitações ou problemas financeiros. Nesse caso, você deve entrar em contato com a faculdade para ver como funciona o edital de participação, reunir os documentos e apresentá-los na data correta.

Programa de bolsas de estudos e financiamento externos

Além das bolsas institucionais, você pode buscar descontos e parcelamentos externos. Na área pública, o Governo Federal apresenta dois programas de bolsas de estudos e financiamento estudantil (Prouni e FIES). Eles possibilitam conseguir bolsa 100% em Medicina e parcelar a faculdade para depois da formatura com taxa zero.

Além disso, também, existem os programas de financiamento das entidades privadas, como é o caso da Creditas, que oferece financiamentos para cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia. O mesmo vale para instituições filantrópicas que oferecem bolsas de estudos a estudantes que se destacam. Normalmente, são entidades vinculadas a grandes empresas, como bancos e multinacionais.

Nota do Enem

Também é possível conseguir descontos em Medicina com a Nota do Enem. Para isso, você deve se concentrar em ter um alto desempenho no exame, afinal quanto maior sua pontuação, melhor o desconto. As políticas variam de uma instituição para outra, mas é possível obter abatimentos na mensalidade que variam de 10% a 100% até o final do curso. Maravilhoso, não?

Agora é sua vez!

Gostou de saber como encontrar faculdades de Medicina no Nordeste? Esperamos que essas dicas ajudem bastante em sua busca! Mas, se você está na Bahia, uma dica final é estudar na Unime ou na Pitágoras. Afinal, todos os benefícios que citamos aqui você encontra por lá!

O que está esperando? Inscreva-se já no vestibular online de Medicina e realize o seu sonho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados