Êxodo rural: o que é e como estudar sobre o tema?

êxodo rural

Ao longo de nossa história, muitas migrações aconteceram. Esse é um processo natural das sociedades, que estão sempre em busca de melhores oportunidades em outras regiões. Esse tipo de atitude, inclusive, é uma das grandes responsáveis pela descoberta de novos territórios e pelo mundo que conhecemos atualmente.

Um dos tipos de migração que devemos estudar para o Enem e os vestibulares é o êxodo rural. Essa expressão está relacionada com a mudança de um povo de um lugar para outro e, no caso, é referente à saída das pessoas do campo em direção às cidades.

Mas isso não é tudo, não é mesmo? Para o Enem, precisamos saber mais! Então, continue com a gente e conheça mais sobre os processos de êxodo rural no Brasil e no mundo e, assim, arrase em suas provas!

O que é o êxodo rural?

O êxodo rural, como mencionado, é o processo de mudança (migração) da população do campo para as cidades.

Quais são as principais causas do êxodo rural?

A seguir, confira algumas das principais causas do êxodo rural!

Falta de empregos

A falta de oportunidades é uma das principais causas do êxodo rural. Da mesma forma, a busca por empregos é um dos fatores que impulsiona os migrantes a saírem de suas regiões de origem.

Questões ambientais e econômicas

Fatores como a seca, as enchentes e os problemas ambientais — quase sempre aliados à falta de investimento do governo nessas áreas — também são responsáveis pelo êxodo rural. Doenças também podem ser citadas.

Inclusão de tecnologias no cultivo da terra

A mecanização dos processos agrícolas também fez com que muitos trabalhadores rurais perdessem a sua fonte de sustento, buscando oportunidades nos centros urbanos.

Quais são as consequências do êxodo rural?

Apesar de acontecer por motivos nobres, o êxodo rural traz uma série de consequências para a vida daqueles que saem do campo em busca de melhores oportunidades de vida na cidade. A seguir, confira algumas delas!

  • aumento das vagas de subemprego;
  • aumento do processo de periferização e do surgimento de favelas;
  • crescimento da marginalização;
  • problemas como o preconceito vivido constantemente pelos migrantes;
  • diminuição da produção familiar nas áreas rurais.

Outra consequência, desta vez positiva, é o processo de mistura cultural. Ao saírem de suas regiões de origem, as pessoas levam sua cultura a outros pontos do país.

Como aconteceu o êxodo rural no mundo?

O êxodo rural no mundo foi um processo que sempre aconteceu. Um dos grandes momentos foi com o Renascimento Comercial, período no finzinho da Idade Média que foi marcado pelo início da queda do feudalismo.

Os moradores dos feudos começaram o processo de deixar o campo e migrar rumo às cidades, onde o comércio estava recomeçando. Esse também é o início do processo de surgimento da burguesia, está lembrado?

No entanto, o ápice desse processo no contexto europeu foi a época da Revolução Industrial. Em busca de novas oportunidades de emprego, moradores rurais se mudaram para as cidades para atuar como mão de obra nas indústrias.

Infelizmente, sabemos que esse processo não foi nada simples para os trabalhadores, que conviviam com situações precárias de trabalho e sem nenhum tipo de direito trabalhista garantido. Isso só viria mais à frente.

Como aconteceu o êxodo rural no Brasil?

No Brasil, o êxodo rural também foi um processo constante em nossa história. Aconteceu, por exemplo, nos períodos de cultivo da cana-de-açúcar, do café e na época da mineração. No entanto, assim como observado na Europa, houve um ápice para todo esse acontecimento: as décadas de 1960 a 1980.

Nesse período, muitos moradores de regiões como Norte e Nordeste migraram em massa para cidades do Sul e do Sudeste do país. O objetivo era buscar novas oportunidades de emprego e fugir da seca, da fome e do abandono governamental observados em suas cidades natais.

Tour pela prova do Enem

Esse processo foi fundamental para a industrialização e a urbanização do Brasil, mas também responsável pela geração de uma série de problemas sociais, inclusive, pelo aumento da desigualdade social em nosso país.

Lembrando que esse é um tema importantíssimo para a prova de Geografia no Enem e também para a redação! Por isso, não deixe de conferir também outras formas de aprendê-lo.

Como estudar esse assunto para as provas?

É importante diversificar as formas de revisar e fixar os conteúdos. Mas como começar? Como de costume, sugerimos: busque ajuda na arte!

Livros, quadros, filmes, séries… São maneiras superválidas de aprender mais sobre a questão do êxodo rural no Brasil e no mundo. A seguir, confira algumas dicas:

  • A Hora da Estrela, de Clarice Lispector;
  • Vidas Secas, de Graciliano Ramos;
  • Tempos Modernos, de Charles Chaplin;
  • O Menino e o Mundo, de Alê Abreu.

Sugerimos também que você assista a documentários e matérias sobre o tema. Eles podem ser encontrados facilmente no YouTube.

Como esse tema é cobrado nos vestibulares?

Agora, veja um exemplo de questão sobre o assunto que já apareceu em uma prova de vestibular no passado.

(UEL) “… A penetração do capitalismo na agropecuária liberou grandes contingentes de mão de obra, seja pela mecanização das atividades, seja pela concentração da propriedade da terra. Esse pessoal migrou para as cidades (êxodo rural), que não se aparelharam o suficiente em termos de infraestrutura urbana… Multiplicam-se as favelas e cortiços, o transporte é insuficiente e a indústria não acompanha o ritmo de crescimento urbano. Mesmo assim, a agropecuária é de grande peso na economia que está articulada a um setor terciário bastante diversificado.”

Os principais destinos dos migrantes que saiam do campo foram as cidades das regiões:

a) Norte e Sudeste;

b) Sudeste e Sul;

c) Norte e Centro-Oeste;

d) Sul e Norte;

e) Nordeste e Centro-Oeste.

Resposta: letra b.

Agora é com você!

Você já está superpreparado para enfrentar qualquer questão sobre êxodo rural. Mas isso não significa que a sua trajetória pelo tema acabou por aqui! Continue estudando, resolvendo exercícios e, claro, se informando a partir de outras fontes, como sugerimos aqui no artigo, ok?

Aproveite o momento e confira também o nosso post sobre como organizar as matérias para estudar para o Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados