Afinal, qual é a diferença entre o arquiteto e o engenheiro?

diferença de arquiteto para engenheiro

O processo de escolha de uma profissão deve ser feito com cuidado, já que isso influencia diretamente o futuro profissional. Por essa razão, ficar indeciso entre duas graduações é muito comum entre os estudantes. Quando a dúvida abrange duas carreiras que são parecidas, a escolha se torna ainda mais difícil.

Quem gosta de prédios e casas e pensa em construir e projetar pontes e imóveis, já deve ter se perguntado qual a diferença de arquiteto para engenheiro. Apesar da semelhança em vários aspectos, as duas profissões são distintas em muitos outros, e cada profissional exerce atribuições específicas de sua profissão.

Se pensa em seguir carreira em algum desses cursos, mas ainda tem dúvidas sobre a opção certa para você, preparamos este post para que saiba a diferença entre Arquitetura e Engenharia Civil. Boa leitura!

Como é o curso de Arquitetura?

O curso de Arquitetura e Urbanismo é do tipo Bacharelado e dura aproximadamente 5 anos. Assim como os engenheiros, quem deseja seguir nessa profissão deve ter um diploma de curso superior e inscrição no CREA.

Em relação à grade curricular, existem diversas aulas práticas, para que o estudante consiga desenvolver os assuntos teóricos aprendidos. Além disso, é necessário fazer um estágio obrigatório supervisionado.

As principais matérias que os alunos entram em contato durante a faculdade são:

  • Projeto Urbano e Paisagismo;
  • Projeto Arquitetônico;
  • Design de Interiores;
  • Mecânica dos Solos e Fundações;
  • Materiais Naturais e Artificiais;
  • Informática Aplicada;
  • Saneamento Urbano;
  • Sistemas Estruturais;
  • Resistência dos Materiais;
  • Arquitetura Sustentável;
  • Homem e Sociedade.

O objetivo da faculdade de Arquitetura é melhorar a qualidade de vida da população que trabalha, transita ou habita os espaços urbanos. Por isso, leva em consideração aspectos estéticos e funcionais, assim como os culturais, históricos e ambientais. O salário médio do arquiteto é de R$ 6.208,01*.

Como é o curso de Engenharia Civil?

A faculdade de Engenharia Civil também é do tipo Bacharelado, sendo um dos cursos superiores mais tradicionais. Nos primeiros períodos da graduação, os alunos entram em contato com disciplinas básicas, que são comuns a todas as Engenharias. Alguns exemplos incluem Termodinâmica, Cálculo Vetorial, Geometria Analítica, Eletromagnetismo, Física etc.

Após essa formação básica, os alunos aprofundam-se em matérias específicas ligadas ao ramo da construção civil. Algumas delas são:

  • Tecnologia da Construção Civil;
  • Saneamento Básico;
  • Tecnologia da Construção Civil;
  • Fenômenos do Transporte;
  • Mecânica das Construções;
  • Expressão Gráfica;
  • Obras de Terra.

Os profissionais são responsáveis por supervisionar, executar e projetar obras de vários portes, como aeroportos, pontes, casas e prédios. Tem dúvidas sobre quanto ganha um engenheiro civil? A média salarial do profissional é de R$ 7.332,35* para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Após a conclusão da faculdade, é fundamental se especializar em alguma área, como Materiais, Saneamento, Geotecnia ou Hidráulica. Assim, é possível buscar por uma pós-graduação, MBA ou especialização.

Quais são as diferenças entre Arquitetura e Engenharia Civil?

Embora apresentem várias semelhanças, os engenheiros e arquitetos contam com diferenças marcantes. A graduação na área da Engenharia apresenta mais matérias ligadas às Ciências Exatas. O objetivo é ensinar os estudantes a lidarem com cálculos e projetos de sistemas e estruturas complementares, como rodovias, pontes e edificações.

Além disso, os engenheiros se envolvem mais com o gerenciamento de obras do que com a concepção dos projetos. De maneira geral, os arquitetos estudam as questões humanas relacionadas ao uso das edificações, enquanto os engenheiros civis ficam responsáveis por construir os edifícios de modo seguro.

O que faz um arquiteto?

Se você pensa em seguir carreira nessa área, provavelmente já se perguntou o que faz um profissional da Arquitetura, certo? Então, saiba que os profissionais são os grandes responsáveis por criar projetos para estabelecimentos comerciais, casas, edifícios, entre outros.

Teste Vocacional Rápido

O objetivo é organizar e planejar áreas externas e internas de vários ambientes. Os projetos desenvolvidos devem obedecer a uma arquitetura funcional que seja esteticamente bonita e proporcione conforto, mas sem agredir o meio ambiente. O grande desafio dos arquitetos é proporcionar harmonia entre ventilação, móveis e iluminação.

Nas construções, o profissional deve se comunicar com as outras pessoas responsáveis para definirem um projeto que atenda os desejos do cliente. Dessa maneira, é possível especificar e escolher os melhores materiais que serão usados na construção.

Outras atividades desenvolvidas por um arquiteto são:

  • serviço técnico e consultoria;
  • direção de obras;
  • controle de qualidade;
  • fiscalização de obras;
  • estudo de viabilidade técnica e ambiental;
  • planejamento de projetos.

O que faz um engenheiro civil?

Agora, se você tem dúvidas sobre o que faz um profissional da Engenharia Civil, saiba que o profissional é responsável por criar, elaborar, projetar, construir e avaliar edificações e obras. Além disso, atua desenvolvendo projetos hidráulicos, elétricos e de produtos.

É importante ressaltar que a rotina do engenheiro é multidisciplinar, pois ele atua em conjunto com ajudantes de obra, pedreiros, designers, arquitetos etc. Os profissionais mesclam no dia a dia atividades na rua e dentro do escritório, tendo grande responsabilidade em relação à qualidade das construções.

Em decorrência da especificidade dos conhecimentos práticos e teóricos que são assimilados pelos alunos, é essencial que a faculdade que você vai estudar ofereça uma infraestrutura de qualidade e que atenda às necessidades desse curso, como as instituições parceiras do Vestibulares.

Elas contam com várias vantagens em comum, como bolsas de estudos, formas de ingresso facilitadas, professores capacitados e atuantes no mercado, e a parceria com o Canal Conecta — portal exclusivo e gratuito de vagas de estágio e emprego, que faz a conexão entre você e diversas empresas do país. Então, escolha a modalidade e a instituição de ensino que você deseja estudar para obter todos esses diferenciais!

Arquitetura ou Engenharia civil?

O trabalho de ambos os profissionais caminham juntos. Isso, porque o arquiteto define a estética, o volume e o espaço. Já o engenheiro determina a estrutura do imóvel, como instalações hidráulicas e elétricas, além de executar a obra.

Se você ainda está em dúvida entre as duas profissões, é importante conhecer o perfil dos profissionais. No caso do arquiteto, ele deve ter sensibilidade e ser criativo para planejar os ambientes. Ser meticuloso e ter afinidade com números também é uma habilidade importante para desenvolver o desenho de plantas arquitetônicas.

Já em relação ao engenheiro civil, algumas características são essenciais, como ter espírito de liderança, saber gerenciar mudanças, ser experiente e saber trabalhar em equipe.

Agora é com você!

Agora que você já sabe qual a diferença de arquiteto para engenheiro, saiba que as duas profissões são muito prestigiadas. No momento de escolher a carreira ideal, leve em conta as habilidades e características pessoais.

Gostou do post e quer estudar Engenharia Civil ou Arquitetura em uma das melhores e mais bem-conceituadas faculdades do Brasil? Então, inscreva-se no vestibular online e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.