Afinal, qual é a diferença entre o arquiteto e o engenheiro?

diferença de arquiteto para engenheiro

O processo de escolha de uma profissão deve ser feito com cuidado, já que isso influencia diretamente o futuro profissional. Por essa razão, ficar indeciso entre duas graduações é muito comum entre os estudantes. Quando a dúvida abrange duas carreiras que são parecidas, a escolha se torna ainda mais difícil.

Quem gosta de prédios e casas e pensa em construir e projetar pontes e imóveis, já deve ter se perguntado qual a diferença de arquiteto para engenheiro. Apesar da semelhança em vários aspectos, as duas profissões são distintas em muitos outros, e cada profissional exerce atribuições específicas de sua profissão.

Se pensa em seguir carreira em algum desses cursos, mas ainda tem dúvidas sobre a opção certa para você, preparamos este post para que saiba a diferença entre Arquitetura e Engenharia Civil. Boa leitura!

Como é o curso de Arquitetura?

O curso de Arquitetura e Urbanismo é do tipo Bacharelado e dura aproximadamente 5 anos. Assim como os engenheiros, quem deseja seguir nessa profissão deve ter um diploma de curso superior e inscrição no CREA.

Em relação à grade curricular, existem diversas aulas práticas, para que o estudante consiga desenvolver os assuntos teóricos aprendidos. Além disso, é necessário fazer um estágio obrigatório supervisionado.

As principais matérias que os alunos entram em contato durante a faculdade são:

  • Projeto Urbano e Paisagismo;
  • Projeto Arquitetônico;
  • Design de Interiores;
  • Mecânica dos Solos e Fundações;
  • Materiais Naturais e Artificiais;
  • Informática Aplicada;
  • Saneamento Urbano;
  • Sistemas Estruturais;
  • Resistência dos Materiais;
  • Arquitetura Sustentável;
  • Homem e Sociedade.

O objetivo da faculdade de Arquitetura é melhorar a qualidade de vida da população que trabalha, transita ou habita os espaços urbanos. Por isso, leva em consideração aspectos estéticos e funcionais, assim como os culturais, históricos e ambientais. O salário médio do arquiteto é de R$ 6.208,01*.

Como é o curso de Engenharia Civil?

A faculdade de Engenharia Civil também é do tipo Bacharelado, sendo um dos cursos superiores mais tradicionais. Nos primeiros períodos da graduação, os alunos entram em contato com disciplinas básicas, que são comuns a todas as Engenharias. Alguns exemplos incluem Termodinâmica, Cálculo Vetorial, Geometria Analítica, Eletromagnetismo, Física etc.

Após essa formação básica, os alunos aprofundam-se em matérias específicas ligadas ao ramo da construção civil. Algumas delas são:

  • Tecnologia da Construção Civil;
  • Saneamento Básico;
  • Tecnologia da Construção Civil;
  • Fenômenos do Transporte;
  • Mecânica das Construções;
  • Expressão Gráfica;
  • Obras de Terra.

Os profissionais são responsáveis por supervisionar, executar e projetar obras de vários portes, como aeroportos, pontes, casas e prédios. Tem dúvidas sobre quanto ganha um engenheiro civil? A média salarial do profissional é de R$ 7.332,35* para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Após a conclusão da faculdade, é fundamental se especializar em alguma área, como Materiais, Saneamento, Geotecnia ou Hidráulica. Assim, é possível buscar por uma pós-graduação, MBA ou especialização.

Quais são as diferenças entre Arquitetura e Engenharia Civil?

Embora apresentem várias semelhanças, os engenheiros e arquitetos contam com diferenças marcantes. A graduação na área da Engenharia apresenta mais matérias ligadas às Ciências Exatas. O objetivo é ensinar os estudantes a lidarem com cálculos e projetos de sistemas e estruturas complementares, como rodovias, pontes e edificações.

Além disso, os engenheiros se envolvem mais com o gerenciamento de obras do que com a concepção dos projetos. De maneira geral, os arquitetos estudam as questões humanas relacionadas ao uso das edificações, enquanto os engenheiros civis ficam responsáveis por construir os edifícios de modo seguro.

O que faz um arquiteto?

Se você pensa em seguir carreira nessa área, provavelmente já se perguntou o que faz um profissional da Arquitetura, certo? Então, saiba que os profissionais são os grandes responsáveis por criar projetos para estabelecimentos comerciais, casas, edifícios, entre outros.

Tour pela prova do Enem

O objetivo é organizar e planejar áreas externas e internas de vários ambientes. Os projetos desenvolvidos devem obedecer a uma arquitetura funcional que seja esteticamente bonita e proporcione conforto, mas sem agredir o meio ambiente. O grande desafio dos arquitetos é proporcionar harmonia entre ventilação, móveis e iluminação.

Nas construções, o profissional deve se comunicar com as outras pessoas responsáveis para definirem um projeto que atenda os desejos do cliente. Dessa maneira, é possível especificar e escolher os melhores materiais que serão usados na construção.

Outras atividades desenvolvidas por um arquiteto são:

  • serviço técnico e consultoria;
  • direção de obras;
  • controle de qualidade;
  • fiscalização de obras;
  • estudo de viabilidade técnica e ambiental;
  • planejamento de projetos.

O que faz um engenheiro civil?

Agora, se você tem dúvidas sobre o que faz um profissional da Engenharia Civil, saiba que o profissional é responsável por criar, elaborar, projetar, construir e avaliar edificações e obras. Além disso, atua desenvolvendo projetos hidráulicos, elétricos e de produtos.

É importante ressaltar que a rotina do engenheiro é multidisciplinar, pois ele atua em conjunto com ajudantes de obra, pedreiros, designers, arquitetos etc. Os profissionais mesclam no dia a dia atividades na rua e dentro do escritório, tendo grande responsabilidade em relação à qualidade das construções.

Em decorrência da especificidade dos conhecimentos práticos e teóricos que são assimilados pelos alunos, é essencial que a faculdade que você vai estudar ofereça uma infraestrutura de qualidade e que atenda às necessidades desse curso, como as instituições parceiras do Vestibulares.

Elas contam com várias vantagens em comum, como bolsas de estudos, formas de ingresso facilitadas, professores capacitados e atuantes no mercado, e a parceria com o Canal Conecta — portal exclusivo e gratuito de vagas de estágio e emprego, que faz a conexão entre você e diversas empresas do país. Então, escolha a modalidade e a instituição de ensino que você deseja estudar para obter todos esses diferenciais!

Arquitetura ou Engenharia civil?

O trabalho de ambos os profissionais caminham juntos. Isso, porque o arquiteto define a estética, o volume e o espaço. Já o engenheiro determina a estrutura do imóvel, como instalações hidráulicas e elétricas, além de executar a obra.

Se você ainda está em dúvida entre as duas profissões, é importante conhecer o perfil dos profissionais. No caso do arquiteto, ele deve ter sensibilidade e ser criativo para planejar os ambientes. Ser meticuloso e ter afinidade com números também é uma habilidade importante para desenvolver o desenho de plantas arquitetônicas.

Já em relação ao engenheiro civil, algumas características são essenciais, como ter espírito de liderança, saber gerenciar mudanças, ser experiente e saber trabalhar em equipe.

Agora é com você!

Agora que você já sabe qual a diferença de arquiteto para engenheiro, saiba que as duas profissões são muito prestigiadas. No momento de escolher a carreira ideal, leve em conta as habilidades e características pessoais.

Gostou do post e quer estudar Engenharia Civil ou Arquitetura em uma das melhores e mais bem-conceituadas faculdades do Brasil? Então, inscreva-se no vestibular online e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.