O que faz um profissional de Engenharia Civil na prática?

engenharia civil o que faz

Estudantes que se familiarizam com as Ciências Exatas tendem a considerar os cursos de Engenharia. Ao pesquisar pelas graduações, entretanto, a escolha pela formação pode se tornar ainda mais difícil. Isso porque são muitas as engenharias disponíveis, cada uma delas com disciplinas e segmentos de atuação bastante distintos.

Entre as dúvidas dos futuros acadêmicos, saber como funciona a Engenharia Civil e o que faz o profissional da área costumam ser das mais comuns. Isso se deve, principalmente, à maior adesão dos alunos ao curso.

Para que você tire todas as dúvidas sobre as possibilidades de atuação a partir da Engenharia Civil, separamos alguns esclarecimentos sobre o assunto. Ficou curioso? Então, não deixe de conferir o conteúdo a seguir!

Quais são as possibilidades na Engenharia Civil?

Confira agora as áreas de atuação que você pode seguir pra alcançar o sucesso trabalhando na área. Se você está se perguntando quanto ganha um engenheiro civil, saiba que a média salarial está em R$ 7.398,77*.

Elaborar projetos

A elaboração de projetos é uma das possibilidades da Engenharia. Como visto, a área de estudo é responsável por grandes construções de infraestrutura, como pontes, viadutos e aeroportos. Sem dúvidas, o porte das obras demanda um planejamento prévio com a definição de cada etapa a ser empreendida até a conclusão.

Nesse cenário, é o engenheiro a pessoa capacitada para verificar quais serão os recursos necessários à construção. Inclusive, isso é indispensável para a constituição do orçamento. Da mesma forma, é o profissional quem deve verificar potenciais riscos ao meio ambiente, analisar fatores de solo e se responsabilizar pelas licenças para a execução do projeto.

Monitorar construções

Além de elaborar o projeto, prevendo tudo o que será necessário para as obras, o engenheiro também monitora as construções em andamento. Entre as atribuições da Engenharia Civil e o que faz um profissional formado, está a coordenação da equipe de trabalhadores à disposição para a empreitada. Nesse caso, é ele quem assegura a qualidade do projeto e o cumprimento do cronograma estabelecido.

Quem opta por trabalhar com o monitoramento de construção precisa ter um amplo conhecimento em ferramentas e técnicas de otimização de materiais, além de uma visão geral da obra inicialmente planejada.

Fazer perícia

Outra possibilidade após conlcuir a faculdade de Engenharia Civil é realizar perícias. Como se sabe, a atividade do perito é bastante técnica e minuciosa. É o profissional quem elabora laudos sobre determinadas obras e construções, podendo atuar em empresas públicas e privadas ou colaborar em processos judiciais, nos quais a demanda depende desse conhecimento científico.

Um pedido pela restituição dos danos em determinada obra, por exemplo, muitas vezes precisa ser verificado por um engenheiro com conhecimento. Lembrando que, caso essa seja a sua opção de trabalho, é sempre importante se aprofundar em questões jurídicas e legais.

Planejar e fazer manutenção de obras

Outro segmento de atuação é a manutenção de obras já realizadas, desde o planejamento até a execução final. O trabalho do profissional, nesse caso, se restringe à garantia da segurança de estruturas já empreendidas.

Entre as atividades comuns exigidas para o trabalho, poderíamos mencionar a inspeção da infraestrutura para avaliar a sua conservação. Também é possível citar a determinação de medidas necessárias para evitar acidentes futuros na obra e garantir a proteção do cidadão em edifícios antigos, viadutos etc.

Teste Vocacional Rápido

Fiscalizar obras

Como último exemplo entre as áreas da Engenharia Civil que você pode atuar está a fiscalização de obras. Trata-se de um trabalho indispensável para garantir o bom desempenho da construção em sua totalidade.

Ao optar por esse segmento, o engenheiro assumirá a responsabilidade de realizar levantamentos e informações relativas às etapas de execução da obra. Desse modo, poderá apontar falhas no cronograma e erros no cumprimento do planejamento e atestar a eficiência do trabalho realizado. Essa é uma tarefa importante para corrigir questões do projeto a tempo e garantir o sucesso da execução.

Quais são as responsabilidades de um Engenheiro Civil?

Diante das inúmeras atribuições, algumas habilidades se tornam indispensáveis ao engenheiro civil. Por exemplo, a capacidade de tomar decisões e resolver problemas de forma eficaz e criativa.

Outra virtude do profissional é a liderança, já que, muitas vezes, ele precisará guiar o trabalho de grandes equipes. Entre as competências que se espera do engenheiro, também cabe mencionar a precisão na análise para garantir os padrões de qualidade em edificações. Isso vale para todas as áreas de atuação, tendo em vista que o trabalho desenvolvido é determinante para a segurança e o bem-estar da população.

Portanto, caso a Engenharia Civil seja uma das suas opções, lembre-se das responsabilidades que a ocupação traz consigo. Para ter uma atuação de excelência no mercado, é indispensável tomar consciência da importância do estudo e do desenvolvimento de habilidades na prática.

Como funciona o curso de Engenharia Civil?

Para entender as possibilidades na área e o que faz um engenheiro civil, é importante conhecer o funcionamento do curso superior. Confira!

Objetivos da graduação

A Engenharia Civil é a área de estudo responsável pelo atendimento de importantes demandas sociais relacionadas à infraestrutura. A graduação tem como objetivo central formar alunos capacitados para empregar tecnologias para planejar, coordenar e fiscalizar projetos como pontes, aeroportos e sistemas de esgoto. Para tanto, a grade curricular conta com disciplinas teóricas e práticas como:

  • Química e Ciência dos Materiais;
  • Fundamentos da Mecânica dos Solos;
  • Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil;
  • Processos de Gestão de Obras e Projetos.

Tempo de curso

O curso de Engenharia Civil EAD ou presencial é do tipo Bacharelado e dura em média 5 anos. Lembrando que, durante esse período de formação, o estágio é obrigatório paa que você saia da faculdade ainda mais experiente para atuar no mercado.

Escolha uma boa faculdade para alcançar o sucesso!

Como você viu, prestar o vestibular para Engenharia Civil e saber o que faz o profissional da área pode abrir grandes portas no mercado de trabalho. Isso porque são várias as possibilidades de atuação, que vão desde o planejamento de obras até a emissão de laudos técnicos de perícia. Ao concluir a graduação, você poderá alcançar bons cargos, tanto no setor público quanto no privado.

Mas para aproveitar as oportunidades de trabalho, é importante escolher uma boa instituição de ensino. Nesse sentido, as faculdades parceiras do Vestibulares são grandes aliadas. Além de contarem com um corpo docente qualificado, todas apresentam um sistema de ensino dinâmico que te prepara para o mercado.

Tomou sua decisão de cursar Engenharia Civil? Então, se inscreva para o vestibular online de uma das instituições parceiras do Vestibulares, desenvolva as habilidades que o mercado procura e mude o rumo da sua vida!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.