Entenda como funciona um curso de Gestão do Agronegócio

curso de Gestão do Agronegócio

Você gosta de acompanhar as notícias sobre economia da agricultura e pecuária? Tem vontade de seguir carreira nessa área, mas em cargos mais estratégicos? Pois saiba que existe o curso de Gestão do Agronegócio, formação que geralmente é oferecida em formato de Tecnólogo.

A graduação em Gestão do Agronegócio é a sua chance de se especializar na área para chamar a atenção dos empregadores e conquistar boas oportunidades de emprego. Tenha em vista que o mercado está recheado de startups nesse segmento, com aumento de 30% nas contratações1 e salários que chegam a R$ 60 mil*.

E aí, gostou dessas possibilidades? Pegamos como exemplo o curso de Agronegócios da Pitágoras para mostrar a você como funciona a graduação. Confira!

Qual é o objetivo do curso de Gestão do Agronegócio?

A faculdade de Gestão do Agronegócio tem como intuito formar os alunos para a atuação tanto com produtores quanto com consumidores, sempre com foco em matérias-primas e produtos finais de qualidade. No setor público, ainda será capaz de idealizar políticas de desenvolvimento agrícola.

Cultivo e produção, administração rural, desenvolvimento de produtos e consultoria para produtores são apenas algumas das possibilidades de atuação para quem se forma em Agronegócios. A carreira em Gestão em empresas especializadas e cooperativas se torna uma realidade para os estudantes.

O curso também os coloca em contato com tecnologias e inovações para aprimorar esse setor que já é responsável por 26,6% do PIB brasileiro. Com todos esses conhecimentos, o profissional ainda pode empreender, ao criar o próprio negócio no ramo (uma startup com soluções para facilitar a comunicação entre os produtores rurais, por exemplo).

Como veremos adiante, a Pitágoras incentiva o aluno a empreender ainda na faculdade, tanto com disciplinas da grade curricular quanto com atividades fora da sala de aula. É o caso das Trilhas de Carreira, em que você escolhe as que mais atendem as suas necessidades e se dedica aos estudos para complementar sua formação.

Como é a grade curricular do curso de Gestão de Agronegócio?

A grade curricular dessa graduação pode ser mais curta, mas oferece conhecimentos na medida para os alunos e futuros gestores. Você aprende desde as disciplinas técnicas para uma atuação decisiva até as matérias estratégicas, que a faculdade inclui para sua formação completa. É o caso de Empreendedorismo e Planejamento e Inteligência de Marketing, por exemplo.

Veja, a seguir, o que se estuda em Agronegócios:

  • Análise das Cadeias Agroindustriais Animais;
  • Associativismo e Gestão de Cooperativas;
  • Bovinocultura, Suinocultura e Avicultura;
  • Cadeias Produtivas;
  • Comercialização de Produtos Agrícolas;
  • Consultoria no Agronegócio;
  • Contabilidade do Agronegócio;
  • Economia Ambiental;
  • Economia e Administração Rural;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Fruticultura;
  • Geografia Agrária;
  • Gestão de Qualidade na Agroindústria;
  • Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas;
  • Gestão de Resíduos Sólidos;
  • Legislação Aplicada ao Agronegócio;
  • Logística Agroindustrial;
  • Logística e Gestão da Qualidade;
  • Política Agrícola;
  • Processos Logísticos.

Qual é o tempo de curso para formação em Gestão do Agronegócio?

Para concluir o curso de Gestão do Agronegócio, você leva cerca de 2 anos (ou seja, 4 semestres). O formato disponível é o de Tecnólogo, que tem menor duração pois traz disciplinas que envolvem a área de estudos em questão.

Vale lembrar que não existe um Bacharelado em Gestão do Agronegócio, como há para Agronomia. O Tecnólogo em questão tem maior direcionamento ao mercado de trabalho e à prática profissional, sendo quase que uma especialização.

Tour pela prova do Enem

Quanto custa o curso de Gestão do Agronegócio?

O curso de Agronegócios da Pitágoras tem valor a partir R$ 199,00*. Como você pode ver, é uma graduação com bom custo-benefício quando se escolhe uma faculdade de excelência. Dependendo da instituição, ainda é possível conquistar descontos na mensalidade para que esse preço fique ainda mais de acordo com seu orçamento.

Se você pesquisar quanto custa uma faculdade de Agronomia, verá que o valor será bem acima desse que mostramos. Mas lembre-se de que se trata de uma graduação mais generalista, enquanto a Gestão do Agronegócio é focada em um segmento da área, com menor duração. A qualidade dos dois não se discute –– o que está em jogo é o seu objetivo.

Nessa questão de preços de cursos, tenha em mente que tudo que você gasta com qualificação é um investimento. Ele serve tanto para a construção de uma bagagem de conhecimentos quanto para a diferenciação no mercado de trabalho. Em pouco tempo, os retornos positivos já compensam qualquer esforço.

Como escolher o melhor curso de Gestão do Agronegócio?

Para ter a garantia de uma formação completa, é preciso escolher bem a instituição de ensino em que você vai se formar. Ela deve oferecer uma infraestrutura moderna, grade curricular atualizada, professores altamente qualificados e experientes, além de incentivos ao seu aprendizado dentro e fora de sala de aula.

Optar por cursos de Agronomia EAD, como é o caso de Gestão do Agronegócio, é uma boa maneira de conciliar os estudos a outras tarefas do dia a dia. Assim, você consegue encaixar essas atividades e não precisa mudar toda a agenda para conquistar o seu diploma. Isso sem falar na economia com transporte, alimentação, e outros.

Muito importante também é conferir como a faculdade promove estímulos à empregabilidade de seus alunos. Oferecer atividades extracurriculares e facilidades para estágios são bons indícios. Há ainda as que têm parcerias com empresas para aproximar os empregadores dos graduandos. É o caso da Pitágoras com o Canal Conecta.

Esse portal está recheado de vagas de emprego e estágio exclusivas para os alunos Pitágoras. O melhor é que, ao preencher seu perfil no Canal Conecta, a plataforma o direciona a oportunidades que são a sua cara. Também há vários conteúdos com dicas de carreira e desenvolvimento profissional.

Agora é com você!

O curso de Gestão do Agronegócio, ou Agronegócios, é uma boa oportunidade para quem deseja trabalhar como gestor nesse segmento. Vale lembrar que as possibilidades são bem promissoras, desde formas de atuação aos salários. Para conquistar seu espaço de destaque, escolha uma faculdade parceira e dedique-se aos estudos!

Já tem certeza de que é esse seu objetivo? Então, não perca tempo. Faça a sua inscrição para o vestibular e garanta o seu diploma no ensino superior!

1Pesquisa Michael Page

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados