Suez é uma cidade localizada no Egito, país que fica na porção norte da África. É uma importante região egípcia, fazendo contato com outros locais de interesse, como a capital Cairo. No entanto, a sua relevância também se deve a um evento histórico que teve os seus limites como cenário: a Crise de Suez.
Também conhecida como Guerra de Suez ou do Sinai, a crise sobre a qual falaremos em nossa conversa é reflexo de interesses econômicos de outras potências sobre as riquezas do Egito.
Ao longo do nosso artigo, você vai descobrir mais sobre esse tema que é muito importante para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem, sendo vista nas disciplinas de História e Geografia neste e em outros vestibulares. Vamos lá?
O que foi a Crise de Suez?
O Egito Antigo é uma das civilizações mais interessantes de toda a história da humanidade. No entanto, os eventos da Antiguidade não são os únicos que fazem parte da história desse local.
O Canal de Suez é um projeto iniciado em 1859 e concluído 10 anos depois. Seu objetivo era ligar um dos portos do Egito (conhecido como Port Said, no Mar Mediterrâneo) ao mar Vermelho, no porto da cidade que dá nome ao canal. Ele foi um importante avanço no comércio da época, poupando tempo para quem quisesse levar mercadorias da Europa até a Ásia e vice-versa.
Após a Segunda Guerra Mundial, com o avanço do petróleo na economia global, o Canal de Suez se tornou ainda mais interessante para as potências capitalistas. O motivo? O fácil acesso ao Oriente Médio, lar de muitas jazidas petrolíferas. A União Soviética, socialista, apoiava o protecionismo egípcio aos seus recursos, incentivando o Egito a limitar o acesso de outras nações ao canal.
Em um contexto de Guerra Fria (período caracterizado pelo embate entre capitalismo e socialismo), é claro que isso acabou irritando os países capitalistas. Isso atrapalhou também Israel, que se viu fechado e sem acesso ao Mar Vermelho.
Começou, então, o embate conhecido como a Crise ou Guerra de Suez.
Quando a Crise de Suez aconteceu?
A Crise de Suez aconteceu em 1956. Os países envolvidos foram o Egito, de um lado, e Israel, França e Reino Unido do outro.
O problema afetou o mundo inteiro, gerando atraso na entrega de mercadorias, e muito mais. Na época, o Brasil estava sob o governo de Juscelino Kubistchek e também foi afetado por essa questão.
Vale a pena lembrar que, recentemente, aconteceu um bloqueio no Canal de Suez devido a uma embarcação que ficou encalhada. Esse é um tema interessante de atualidades para estudar!
O que causou a Crise de Suez?
O que causou a crise de Suez foram os interesses de outras nações em utilizar o Canal de Suez e as medidas protecionistas do Egito, que visavam limitar esse acesso às demais nações.
Quais foram os impactos da Crise de Suez?
Quando estudamos História para o Enem, precisamos também saber quais foram as consequências dos conflitos. Nesse caso, o Canal de Suez continuou em poder do Egito, mas o acesso dele foi liberado às outras nações.
Como a Crise de Suez é cobrada nos vestibulares?
Agora, veremos um exemplo de questão sobre o tema. Esse exemplo apareceu na edição de 2007 do Enem. Vamos lá?
(Enem) Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio;
b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória;
c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel;
d) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.
Resposta: letra b.
Agora é com você!
Você já conhece a Crise de Suez, um importante evento da história contemporânea. Agora, é hora de continuar os seus estudos, a fim de acumular conhecimento histórico e, assim, ligar os pontos sobre o que aconteceu na sociedade até os dias atuais!
Para entender melhor esse assunto, que tal conferir o nosso post sobre a Guerra Fria? Assim, você conhecerá mais sobre o contexto histórico em que esse evento ocorreu. Boa leitura!