Correção do Enem: entenda como é feita e quais os critérios das notas

Entender como funciona a correção do Enem não é algo tão simples, pois é utilizado um método de avaliação individual. Vai desde valores diferentes para cada questão aplicada até cuidados para identificar quando você chutou uma questão — ou em quais assuntos tem mais dificuldade.

Mesmo que duas pessoas acertem o mesmo número de questões, elas ainda podem tirar notas diferentes. Não estranhe se isso acontecer. No mínimo, entender como esse cálculo é feito pode dar uma ideia melhor sobre o seu resultado no exame.

Você acha esse assunto difícil? Acompanhe este post que preparamos e entenda quais são os critérios usados para corrigir a prova e como ver a correção da redação do Enem.

Como é feita a correção do Enem?

A primeira vista, parece algo bem simples. O Enem é composto por 180 questões objetivas, mais uma redação. As questões são divididas em 4 grupos de conhecimento:

Cada estudante realiza a prova com um caderno de questões e um cartão de resposta. É só marcar uma das 5 opções no cartão e elas são conferidas depois contra o gabarito. Até aí, tudo bastante simples.

Porém, a nota não é proporcional apenas ao número de acertos e o total de questões. Primeiramente, diferentes perguntas também têm pesos diferentes. Quanto mais difícil, mais pontos ela vale, o que é bem lógico.

Mas não para por aí! Além disso, os resultados são conferidos por três equipes de especialistas nas áreas de estatística, matemática e psicometria. Essa análise é realizada com base no método TRI (Teoria de Resposta de Itens), que analisa não apenas os erros e acertos, mas o domínio do estudante sobre determinado tema, considerando:

  • dificuldade da questão ou do tema;
  • diferenciação de conhecimento entre os candidatos;
  • análise dos acertos casuais (chutes).

Pense assim: se um estudante domina uma matéria, então ele pode responder algumas questões mais difíceis. E se consegue acertá-las, também vai se dar bem nas fáceis. Mas se você errar muitas questões fáceis, enquanto acerta uma difícil sobre o mesmo tema, esse sistema vai tirar alguns pontos da sua nota final.

Considerando que a tendência é que a prova adote um formato de vestibular online nos próximos anos, esses critérios estão se tornando cada vez mais exigentes. Afinal, o intuito é estudar, dominar bem os assuntos e fazer as escolhas a partir de um raciocínio lógico, evitando os chutes.

Quem faz a correção da redação?

Agora, para a avaliação da redação, a correção do Enem segue um critério bem diferente. Afinal, não se trata de uma série de questões objetivas. Sem falar que, pela sua natureza, alguns critérios podem parecer mais subjetivos.

Para garantir uma correção justa, todas as redações são conferidas por, pelo menos, dois avaliadores, analisando estes 5 critérios:

  • compreensão do tema e aplicação de diferentes conceitos dentro da estrutura de um texto dissertativo-argumentativo;
  • domínio da língua formal escrita;
  • elaboração da proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos;
  • seleção, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos na defesa do ponto de vista;
  • uso de mecanismos linguísticos para construção da argumentação.

Cada um desses critérios pode ter uma avaliação entre 0 e 200 pontos, ou seja, você deve ter uma nota de, no máximo, 1000 pontos. A redação é conhecida por ser uma das partes mais difíceis da prova, então é melhor se preparar com antecedência antes do vestibular.

Como é feito o cálculo da nota do Enem?

Você recebe uma nota para cada um dos 4 campos de conhecimento, além da redação, que varia de acordo com o método TRI e o peso das questões. A sua nota final é a média aritmética dessas 5 notas, ou seja, soma-se tudo e divide por 5.

Tour pela prova do Enem

Mas o que importa na hora de se candidatar para uma vaga na faculdade é saber qual é o peso de cada matéria para o curso que você quer fazer. Afinal, a graduação de Letras vai exigir muito mais do seu domínio da Língua Portuguesa do que sua habilidade matemática ou conhecimento de química.

Para isso, o sistema usa uma média ponderada das notas, dando maior peso às matérias mais relevantes durante a correção do Enem. Por exemplo, digamos que suas notas foram 700, 550, 680, 590 e 720, e o curso que você quer fazer estabelece pesos 1, 1, 2, 3 e 3 respectivamente, para essas notas.

O cálculo da nota fica assim: 700×1 + 550×1 + 680×2 + 590×3 + 720×3, dividido por 1+1+2+3+3. Fazendo a conta, você tem 6540 divido por 10. Nesse cenário hipotético, sua nota de entrada na faculdade seria 654. A nota mais alta teve um peso alto, porém, a segunda mais baixa também.

É possível zerar a prova?

Tirar zero em uma prova é um medo de vários estudantes, sobretudo quando chega a correção do Enem. Mas, na prática, é quase impossível disso acontecer. A forma mais provável de zerar a nota é na redação. Ela tem alguns critérios que, se forem quebrados, anulam a sua redação na hora. Eles são:

  • deixar a folha em branco;
  • escrever menos de 7 linhas;
  • a escrita é desconexa, usa palavrões ou outras formas de linguagem imprópria;
  • fugir do tema proposto;
  • o conteúdo desrespeita os direitos humanos;
  • o texto não segue uma estrutura dissertativa-argumentativa.

Pode parecer algo óbvio falando assim, mas é bem mais difícil manter uma argumentação clara e se ater ao tema durante horas de prova. Por isso, você precisa se preparar bem. Vale lembrar que, para usar a nota do Enem para conseguir bolsas de estudo no Sisu e no Prouni, é preciso não zerar a redação.

Agora, quando falamos das outras quatro notas, é praticamente impossível zerar. Primeiro, você já começa com uma nota mínima em cada tema, sendo que algumas delas ficam acima de zero. Mesmo que erre quase tudo, não deve zerar nenhum tema.

Além disso, com 180 questões, é estatisticamente improvável não acertar nenhuma questão, mesmo com chutes. A única forma garantida de zerar a prova seria entregar o cartão de respostas em branco.

Como pedir nova correção da redação do Enem?

O Enem é elaborado com extremo rigor, desde a escolha das questões até a correção da redação. Sendo assim, não há um caminho previsto para os estudantes questionarem a nota nem solicitarem qualquer revisão.

Vale destacar que a busca para saber como pedir correção do Enem tem se tornado mais comum, visto que existe a possibilidade de entrar com uma ação judicial para fazer a solicitação. No entanto, ainda é raro que o Inep aceite fazer uma revisão da nota ou qualquer outro procedimento do tipo.

Por outro lado, tem como ver a correção da redação do Enem por meio do espelho de correção. Assim, você pode analisar seu desempenho nas competências avaliadas e comparar com outros estudantes.

Chegou o seu momento!

Os métodos de correção do Enem podem parecer complicados à primeira vista, mas eles garantem uma nota mais justa em relação às habilidades do candidato. E o melhor que você pode fazer é estudar, ver quais temas devem cair na redação e focar nos assuntos de maior peso para a sua prova.

Veja quais são os cursos e as modalidades disponíveis nas faculdades parceiras do Vestibulares e se prepare desde já para a sua inscrição online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados