Posso usar a nota do Enem de anos anteriores no Prouni?

posso usar nota do enem de anos anteriores no prouni

O Exame Nacional do Ensino Médio é um processo seletivo bastante utilizado por faculdades privadas e programas governamentais para oferecer benefícios. Mas será que posso usar a nota do Enem de anos anteriores no Prouni

Para quem ainda não conhece o programa, o Prouni concede bolsas de 100% ou 50% nas principais faculdades particulares, tendo as pessoas de baixa renda como alvo. Logo, é uma forma de promover o acesso à educação. 

Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:

@blogvestibulares Desvende os segredos por trás da sua nota do Enem 2023! 📝🎓 Aprenda dicas práticas e estratégias inteligentes para aproveitar ao máximo sua pontuação no Enem e alcançar seus objetivos acadêmicos. 🚀💡 Esteja pronto para desbravar o caminho para a universidade dos seus sonhos! #Enem2023 #DicasEnem #Educação #FuturoAcadêmico ♬ som original – Dicas para o vestibular!

Logo abaixo, listamos os critérios para utilização das notas anteriores no Prouni. Continue a leitura e tire as suas dúvidas!  

Como usar a nota do Enem no Prouni?

Para usar a nota do Enem no Prouni e concorrer a uma bolsa, o aluno precisa preencher todos os requisitos previstos pelo programa: 

  • renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo para bolsa integral ou de 3 salários para bolsa parcial
  • ensino médio cursado em escola pública ou na condição de bolsista integral na particular; 
  • não ter diploma de nível superior; 
  • nota de 450 pontos na prova objetiva do Enem e acima de zero na redação. 

No blog do Vestibulares, já tiramos algumas dúvidas sobre esses requisitos: se é possível cancelar a bolsa do Prouni e concorrer a outra e como concorrer novamente à bolsa do Prouni. Não deixe de conferir!   

A nota desse ano

Em relação à nota do Enem, a pontuação obtida no exame mais recente pode ser utilizada no processo seletivo regular no mesmo ano. O cadastramento é feito pelo site do Prouni dentro do prazo limite de inscrição no Prouni, estabelecido pelo MEC. 

A nota dos anos anteriores

Então, chegamos à dúvida principal: posso usar a nota do Enem de anos anteriores no Prouni? Sim, é possível usar a nota de Enem anteriores, mas apenas nos processos de vagas remanescentes, que são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular. 

Tour pela prova do Enem

Caso você esteja nessa situação, fique atento ao período logo após o fechamento da segunda chamada — que é a concessão de bolsas para a fila de espera do processo regular. Normalmente, as oportunidades surgirão próximo ao início do semestre, inclusive, com a possibilidade de ingressar após o início das aulas. 

O que mais posso fazer com a nota anterior do Enem?

Como visto, para concorrer ao processo regular, você precisa realizar a prova mais recente. Uma dica, nesse sentido, é estudar pelo Trilha do Enem, gerando um plano de estudos personalizado para melhorar o seu desempenho. 

Já a nota anterior do Enem ainda pode ser utilizada no Novo FIES — que admite inscrições com exames de 2010 em diante. Além disso, as faculdades utilizam o resultado para substituir o vestibular. 

Nas faculdades do grupo Vestibulares, você pode usar a nota dos três últimos exames, desde que tenha 200 pontos da prova objetiva e na redação. Além disso, é possível obter uma bolsa que pode chegar a 100%, conforme o resultado obtido. 

Os alunos também contam com benefícios exclusivos ligados ao mercado de trabalho. É o caso, por exemplo, do acesso ao Canal Conecta, que é uma plataforma completa com vagas de estágio e emprego, ferramentas para fazer currículo, orientação de carreira, entre outras funcionalidades. 

Conquiste o diploma! 

Você chegou até este conteúdo perguntando se poderia usar a nota do Enem de anos anteriores no Prouni e, agora, conhece diversas outras aplicações para o seu resultado. Então, não deixe de aproveitar este momento cheio de oportunidades!

Para conhecer os cursos disponíveis e estudar em uma excelente faculdade, faça já a sua inscrição pelo Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados