Posso usar a nota do Enem de anos anteriores no Prouni?

posso usar nota do enem de anos anteriores no prouni

O Exame Nacional do Ensino Médio é um processo seletivo bastante utilizado por faculdades privadas e programas governamentais para oferecer benefícios. Mas será que posso usar a nota do Enem de anos anteriores no Prouni

Para quem ainda não conhece o programa, o Prouni concede bolsas de 100% ou 50% nas principais faculdades particulares, tendo as pessoas de baixa renda como alvo. Logo, é uma forma de promover o acesso à educação. 

Logo abaixo, listamos os critérios para utilização das notas anteriores no Prouni. Continue a leitura e tire as suas dúvidas!  

Como usar a nota do Enem no Prouni?

Para usar a nota do Enem no Prouni e concorrer a uma bolsa, o aluno precisa preencher todos os requisitos previstos pelo programa: 

  • renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo para bolsa integral ou de 3 salários para bolsa parcial
  • ensino médio cursado em escola pública ou na condição de bolsista integral na particular; 
  • não ter diploma de nível superior; 
  • nota de 450 pontos na prova objetiva do Enem e acima de zero na redação. 

No blog do Vestibulares, já tiramos algumas dúvidas sobre esses requisitos: se é possível cancelar a bolsa do Prouni e concorrer a outra e como concorrer novamente à bolsa do Prouni. Não deixe de conferir!   

A nota desse ano

Em relação à nota do Enem, a pontuação obtida no exame mais recente pode ser utilizada no processo seletivo regular no mesmo ano. O cadastramento é feito pelo site do Prouni dentro do prazo limite de inscrição no Prouni, estabelecido pelo MEC. 

A nota dos anos anteriores

Então, chegamos à dúvida principal: posso usar a nota do Enem de anos anteriores no Prouni? Sim, é possível usar a nota de Enem anteriores, mas apenas nos processos de vagas remanescentes, que são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular. 

banner de preparação para o enem 2021

Caso você esteja nessa situação, fique atento ao período logo após o fechamento da segunda chamada — que é a concessão de bolsas para a fila de espera do processo regular. Normalmente, as oportunidades surgirão próximo ao início do semestre, inclusive, com a possibilidade de ingressar após o início das aulas. 

O que mais posso fazer com a nota anterior do Enem?

Como visto, para concorrer ao processo regular, você precisa realizar a prova mais recente. Uma dica, nesse sentido, é estudar pelo Trilha do Enem, gerando um plano de estudos personalizado para melhorar o seu desempenho. 

Já a nota anterior do Enem ainda pode ser utilizada no Novo FIES — que admite inscrições com exames de 2010 em diante. Além disso, as faculdades utilizam o resultado para substituir o vestibular. 

Nas faculdades do grupo Vestibulares, você pode usar a nota dos três últimos exames, desde que tenha 200 pontos da prova objetiva e na redação. Além disso, é possível obter uma bolsa que pode chegar a 100%, conforme o resultado obtido. 

Os alunos também contam com benefícios exclusivos ligados ao mercado de trabalho. É o caso, por exemplo, do acesso ao Canal Conecta, que é uma plataforma completa com vagas de estágio e emprego, ferramentas para fazer currículo, orientação de carreira, entre outras funcionalidades. 

Conquiste o diploma! 

Você chegou até este conteúdo perguntando se poderia usar a nota do Enem de anos anteriores no Prouni e, agora, conhece diversas outras aplicações para o seu resultado. Então, não deixe de aproveitar este momento cheio de oportunidades!

Para conhecer os cursos disponíveis e estudar em uma excelente faculdade, faça já a sua inscrição pelo Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: