4 dicas para estudar sobre o corpo humano para o Enem

corpo humano

O corpo humano é complexo, formado por vários sistemas integrados que possibilitam que realizemos as mais variadas atividades. Para estudá-lo em seu equilíbrio, é importante ter o conhecimento de Fisiologia e Anatomia Humana. Esses dois tópicos, que estão profundamente relacionados, são muito cobrados nas provas de Biologia no Enem.

Entretanto, é importante lembrar que esse exame vai além nas questões, relacionando o tema com o cotidiano e, principalmente, estimulando o estudante a pensar a respeito da disciplina de um modo crítico. Por isso, se dedicar a esse conteúdo não é importante apenas para quem pretende fazer cursos na área da saúde, já que é tão frequente nas provas do Enem e dos vestibulares.

E aí, quer conhecer algumas dicas de como estudar o corpo humano? Então, continue a leitura!

Conheça os níveis de organização do corpo humano

As características corpo humano são muitas. Entre elas, podemos destacar que ele é composto por muitas unidades complexas que, juntas, possibilitam o seu funcionamento. Ao estudá-lo, é possível analisá-lo por meio de vários níveis de organização.

A seguir, conheça melhor cada uma das estruturas que fazem parte da organização do nosso corpo.

Células

As células são as unidades básicas dos seres vivos e apresentam uma estrutura definida em citoplasma, membrana plasmática e núcleo que, por sua vez, contém o material genético que carrega todas as informações sobre os organismos (DNA). As células variam de acordo com a forma (cilíndrica, alongada e estrelada), o tempo de vida e o tamanho.

Elas fazem os processos de divisão celular, conhecidos como mitose e meiose, se reproduzindo e se renovando — esses processos são muito importantes para a manutenção do corpo como um todo. Cada uma delas se desenvolve para desempenhar uma função específica no organismo. As células musculares, por exemplo, podem se contrair. Já a hemácia é responsável pelo transporte de oxigênio para todo o corpo.

Tecidos

Os tecidos são os conjuntos de células arranjadas que atuam de modo integrado para desempenhar determinadas funções. Nos seres humanos, é possível distinguir quatro tipos que se diferenciam pela estrutura de suas células.

Tecido epitelial

A principal função é a de revestimento da superfície externa do corpo, dos órgãos e das cavidades corporais. A união estreita entre as células faze com que esse tecido seja uma barreira eficiente contra a entrada de microrganismos e a perda de líquidos corporais.

Tecido conjuntivo

As funções do tecido conjuntivo são preencher espaços entre os tecidos, fornecer sustentação e nutrição. Existem vários tipos, cada um com função específica, como:

  • tecido conjuntivo frouxo;
  • tecido conjuntivo ósseo;
  • tecido conjuntivo cartilaginoso;
  • tecido conjuntivo adiposo;
  • tecido conjuntivo propriamente dito.

Tecido muscular

O tecido muscular é relacionado com a movimentação. Suas principais características são a elasticidade, a extensibilidade, a contratilidade e a excitabilidade. Entre as suas funções, podemos incluir a produção de calor, regulação do volume dos órgãos, estabilização e postura.

Tecido nervoso

Esse tipo de tecido faz as comunicações entre os órgãos e entre o corpo e o meio externo. As suas células são muito especializadas no processamento de informações, transmitindo impulsos por meio de mediadores químicos.

Órgãos

Da mesma maneira que as células se agrupam para formar os tecidos, os tecidos também se arranjam e formam os órgãos. De modo geral, um órgão é formado por vários tipos de tecidos.

A maior parte deles fica concentrado na região do tronco e os mais importantes são os rins, o pâncreas, os intestinos, o estômago, os pulmões e o coração. Uma pergunta: você sabe qual é o maior órgão do corpo humano? Muitos pensam que é algum interno, mas a resposta é a pele. Curioso, não?

Sistemas

O conjunto de órgãos que agem de maneira integrada constitui um sistema. O nosso corpo é formado por vários sistemas, como: ósseo, reprodutor, linfático, excretor, endócrino, sistema nervoso, muscular, circulatório, sistema digestório e respiratório. Cada um desempenha uma função.

Plano de Estudos para Medicina

O respiratório, por exemplo, é responsável por absorver oxigênio do ar e eliminar o gás carbônico removido das células.

Organismo

Por último, a união dos sistemas forma o organismo que, em conjunto, mantém a sobrevivência do indivíduo. Logo, constitui o maior nível de organização.

Saiba o que é Anatomia Humana

A Anatomia Humana é responsável pelos estudos da estrutura e da forma do organismo, além de suas partes. A área usa uma técnica conhecida como dissecação, que se baseia na execução de cortes que possibilitam uma visualização melhor das estruturas corporais.

Essa prática é feita nos cursos da área da saúde como Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Biologia. Na Anatomia, existem diversos nomes que podem assustar qualquer iniciante, mas são essenciais para compreender o assunto. Os principais incluem a posição anatômica e divisão do corpo.

Posição anatômica

Na posição anatômica a pessoa se encontra de pé, com o rosto voltado para a frente e olhar em direção ao horizonte. Os braços ficam estendidos ao longo do corpo, com as palmas das mãos viradas para frente. As pernas permanecem juntas e os pés ficam para frente.

Divisão do corpo

Na Anatomia, os estudos são feitos por partes, que podem ser em nível macroscópico ou microscópico. O nosso corpo é dividido em grandes grupos: membros, tronco, pescoço e cabeça, e cada um deles é dividido em partes específicas.

Estude sobre Fisiologia Humana

A Fisiologia é responsável por compreender o funcionamento do corpo como um todo. Ao estudar essa matéria, é possível entender como os sistemas e os órgãos funcionam para garantir o equilíbrio. Por ser tão importante, ela é muito cobrada nas provas do Enem.

Por isso, é essencial se dedicar a esse conteúdo, entendendo os seus níveis de organização, os tipos de sistemas e as funções de cada um.

Veja questões das edições passadas

O corpo humano é um tema bastante recorrente no Enem e no vestibular, por isso, vale a pena investir um tempo estudando essa matéria, não é mesmo? Então, dê uma atenção especial à Fisiologia, aos tipos de células, órgãos e tecidos e à função de cada um deles.

Uma questão do Enem de 2009 abordou sobre os mecanismos fisiológicos responsáveis pela manutenção da temperatura corporal. Nesse caso, o aluno deveria entender que o sistema nervoso é o encarregado de promover a liberação de água pelas glândulas sudoríparas.

Outra questão do Enem 2013 que tratava sobre Fisiologia, o estudante tinha que relacionar a imagem mostrada com circulação sanguínea. Assim, era necessário entender sobre o sistema circulatório, um tópico que está inserido no tema Sistemas.

Para saber quais são os assuntos que mais caem na prova de Biologia no Enem, dê só uma olhadinha neste vídeo:

Agora que você já conhece algumas dicas para estudar o corpo humano, chegou a hora de colocá-las em prática. Por isso, estude todos os níveis de organização e tente entender os conceitos da Anatomia e Fisiologia. Assim, você vai arrasar na prova! Para receber um plano de estudos personalizado, não deixe de acessar o Trilha do Enem.

E aí, gostou deste post e quer saber como organizar os estudos para o Enem? Então, baixe gratuitamente a nossa planilha que vai ajudar você nessa missão!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: