Sistema digestivo: como esse tópico cai no Enem?

Estar consciente sobre o que ingerimos é fundamental para uma vida saudável. Essa popular frase “nós somos o que comemos” não poderia estar mais certa. Para desfrutar de todos os nutrientes necessários e manter o nosso corpo em bom funcionamento, o sistema digestivo é essencial.

Como esse tópico é essencial à vida, ele não passará despercebido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Vamos, então, relembrar todas as etapas da digestão?

Para isso, continue a leitura e se prepare para a prova de Ciências da Natureza no Enem.

O que é o sistema digestivo e qual a sua função?

O sistema digestivo do corpo humano é um conjunto de órgãos que trabalham juntos para converter alimentos em nutrientes que podem ser utilizados pelo organismo.

A sua função principal é transformar a comida em energia e matéria-prima para o corpo. Isso inclui a digestão mecânica e química dos alimentos, a absorção dos nutrientes pelo sangue e a eliminação de resíduos.

Ou seja, o sistema digestivo consiste em estruturas especializadas para processar os alimentos em fragmentos menores e aproveitar os nutrientes contidos neles. Além disso, é responsável pela eliminação dos componentes não digeridos.

Ele é constituído por um complexo canal alimentar, conectado a glândulas acessórias, as quais emitem substâncias essenciais para o processo de digestão, que ocorre em três etapas.

Quais são as três etapas da digestão?

Elas são denominadas ingestão, digestão mecânica e química e absorção. Entenda como cada uma funciona.

Ingestão

É o processo de colocar alimentos na boca. Quando a comida é mastigada e misturada, ela se chama bolo alimentar. Nessa fase começa a digestão por meio da enzima amilase, presente na saliva. Ela inicia a quebra de carboidratos, especialmente o amido, em monossacarídeos simples, como glicose e maltose. 

Esses açúcares simples são absorvidos pelo intestino e utilizados pelo corpo como fonte de energia. Em resumo, a função da amilase é facilitar a digestão dos carboidratos e liberar energia para o corpo.

Digestão mecânica e química

Em seguida, o bolo alimentar é transportado para o estômago, onde é submetido a uma digestão mecânica e química. A digestão mecânica é realizada pelos movimentos peristálticos do estômago, que misturam e amolecem os alimentos.

A digestão química é realizada pelo suco gástrico produzido pelas células gástricas, que contêm ácido clorídrico e pepsina. Elas quebram os alimentos em moléculas menores, como proteínas em peptídeos e aminoácidos.

Absorção

Por fim, as partículas menores são absorvidas pelas paredes intestinais e entram na corrente sanguínea, onde são transportadas para as células do corpo. A absorção é a última etapa da digestão e é importante para fornecer energia e nutrientes ao corpo.

Essas três etapas da digestão são realizadas por órgãos diferentes do sistema digestório, como boca, estômago, pâncreas, fígado e intestinos. Eles trabalham juntos para garantir a eficiência da digestão.

Tour pela prova do Enem

Qual é a função do fígado?

O fígado desempenha várias funções importantes na digestão. Algumas das suas principais funções incluem:

  • produção de bile — o fígado é responsável pela produção de bile, uma substância alcalina armazenada no ducto biliar e liberada no intestino delgado durante a digestão. Ela ajuda a dissolver as gorduras e aumentar a superfície de contato com as enzimas lipases, melhorando a sua digestão;
  • regulação do metabolismo — ele é um importante órgão ativo que ajuda a regular o metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas e participa da regulação da glicemia, armazenamento de glicogênio e da produção de proteínas;
  • detoxificação também desempenha um papel importante na purificação do organismo, neutralizando e excretando toxinas, como álcool e medicamentos, para manter o equilíbrio químico do sistema;
  • armazenamento de vitaminas e minerais além disso, o fígado armazena vitaminas e minerais importantes, como vitamina B12, ferro e cobre, para serem liberados quando o corpo precisar deles.

Em resumo, ele é um importante órgão digestivo que participa ativamente da regulação do metabolismo, digestão e detoxificação do corpo.

Qual é a função do pâncreas?

O pâncreas é um órgão importante no sistema digestivo, desempenhando duas funções principais: produção de enzimas digestivas e de hormônios. Entenda sobre elas abaixo!

Produção de enzimas digestivas

Ele produz uma variedade desses componentes, incluindo amilase, lipase e tripsina, que auxiliam na digestão de carboidratos, gorduras e proteínas, respectivamente.

Essas enzimas são liberadas no duodeno, o primeiro segmento do intestino delgado, onde atuam na quebra dos alimentos em moléculas menores que podem ser absorvidas pelo corpo.

Produção de hormônios

O pâncreas também produz dois hormônios importantes: insulina e glucagon. A insulina é um hormônio anabólico que ajuda a armazenar energia em forma de glicogênio ou gordura.

Já o glucagon é catabólico que contribui em liberar energia a partir do armazenamento de glicogênio e gordura. Juntos, trabalham para regular o metabolismo de carboidratos e gorduras.

Qual é a função do estômago?

O estômago é um dos mais importantes no sistema porque desempenha várias funções na digestão e absorção de nutrientes. Confira com detalhes:

  • armazenamento ele pode armazenar grandes quantidades de alimentos, misturando-os com sucos gástricos para formar um líquido conhecido como quimo. Isso permite que o corpo absorva os nutrientes de forma mais eficiente;
  • mecânica e química da digestão o movimento peristáltico das paredes do estômago ajuda a misturar os alimentos com os sucos gástricos, enquanto a secreção de ácido clorídrico e pepsina auxilia a hidrolisar as proteínas;
  • regulação da liberação de nutrientes ele regula a liberação dos nutrientes digeridos para o intestino delgado de acordo com as necessidades do corpo. Isso é conseguido por meio de mecanismos que enviam sinais para o estômago a partir do intestino e do sistema nervoso central.

Como estudar o tema para o Enem?

Quer mandar bem no Enem e no vestibular tradicional e online sobre esse tema? O primeiro ponto é compreender a estrutura e função dos órgãos do sistema digestivo completo: boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto.

Além disso, entenda como eles interagem na digestão e absorção de nutrientes. Outro ponto crucial é aprender sobre as enzimas digestivas e os sucos digestivos e como eles são liberados pelos órgãos. Também estude sobre a absorção de carboidratos, proteínas e gorduras. 

Por fim, veja a interação entre os sistemas digestório e imunológico, que, juntos, trabalham para proteger o corpo contra invasores. Entenda, ainda, como as inflamações e outras respostas imunes afetam esse sistema. Um exemplo é sobre as intolerâncias como lactose e glúten, que estão bastante crescentes nessa década.

Agora ficará mais fácil arrasar no Enem, não é mesmo?

Para ficar craque no assunto, aproveite para conferir videoaulas, fazer exercícios, realizar simulados e montar um plano personalizado de estudos para esse tópico e outras matérias do Enem.

E aí? Você conseguiu compreender o tema? É importante destacar alguns aspectos cruciais ao estudar o assunto para o Enem: as etapas de digestão, a contribuição de cada órgão e a importância das glândulas que compõem o sistema. Sabendo disso, faça um mapa mental do sistema digestivo e fique fera!

Tudo pronto para encarar o seu sonho de entrar no ensino superior? Que tal conhecer as várias possibilidades que as nossas faculdades parceiras têm a oferecer? Faça sua inscrição no vestibular agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados