Quem foi Che Guevara? Como estudar sua história?

che guevara

Estudar história envolve muito mais do que decorar a ordem e a data exata de eventos históricos. Isso, na verdade, não importa muito para as provas — é algo que serve apenas como guia para que possamos nos lembrar de certos detalhes. O que vale mesmo é a compreensão dos acontecimentos e a reflexão sobre cada um deles.

Para isso, precisamos estudar não só os eventos isolados, mas também as personalidades que fizeram parte de cada um deles. Então, que tal tirar um tempinho para aprender um pouco sobre um personagem polêmica que fez parte da Revolução Cubana? Estamos falando, é claro, de Che Guevara!

Conhecer a trajetória de Che Guevara é fundamental para que você compreenda os eventos nos quais ele esteve envolvido e o período histórico em que ele viveu e possa, assim, arrasar na sua prova do Enem e de outros vestibulares. Vamos lá?

Quem foi Che Guevara?

Nascido como Ernesto Guevara de la Serna, Che foi um argentino que se popularizou por sua luta revolucionária, especialmente na região de Cuba.

Quando criança, ele sofria de uma série de problemas relacionados ao sistema respiratório, o que fez com que buscasse conforto na leitura, atividade que não era impossibilitada pelas frequentes crises asmáticas. Foi a partir dos livros que ele conheceu ideais que o acompanhariam por toda a vida, como o Comunismo.

Estudou Medicina na Argentina e foi a partir de uma série de viagens feitas pela América Latina que ele entrou em contato com situações diferentes da sua. Che nasceu em uma família de classe média e se deparou com situações de pobreza extrema, que despertaram ainda mais a sua vontade de mudar a situação daquelas pessoas.

Qual é o contexto histórico da vida de Che Guevara?

Che Guevara nasceu no final dos anos 1920, um período marcado pelas cicatrizes da Primeira Guerra Mundial. Viveu, então, o avanço de ideologias como o Nazismo e o Fascismo, a Segunda Guerra Mundial e também o período conhecido como Guerra Fria.

Os anos 1950 e 1960 foram marcados, na América Latina, por uma onda ditatorial. Diversas nações passaram por esse evento ao longo dessas décadas. Alguns exemplos são:

  • Paraguai;
  • Bolívia;
  • Peru;
  • Argentina;
  • Chile;
  • Uruguai.

E, claro, países como o Brasil (cuja Ditadura Militar começou em 1964) e Cuba. Foi nesse contexto que Che Guevara realizou boa parte de seus feitos, contribuindo para a consolidação da narrativa histórica que estudamos hoje em dia.

Como se constrói a biografia de Che Guevara?

A seguir, veremos algumas passagens marcantes da vida de Che Guevara que podem ajudá-lo a compreender melhor a sua história. Confira!

Viagens pela América do Sul

As viagens feitas por Che Guevara a bordo de uma motocicleta pela América Latina foram importantíssimas para a construção de sua persona e de seus ideais. Foi durante esses passeios que Che se familiarizou com realidades diferentes da sua, conhecendo de frente a pobreza e o descaso pelo qual muitos latino-americanos passavam diariamente.

Amizade com líderes políticos

Um dos pontos fortes de sua biografia é a sua relação de amizade com líderes políticos e revolucionários da América Latina. O mais emblemático é, sem dúvidas, Fidel Castro, que compartilharia batalhas e o governo cubano com Che no futuro.

Estratégias para a revolução

Outro destaque em sua biografia são as estratégias utilizadas para pegar o inimigo de surpresa. Uma das mais famosas é o saque a um trem repleto de munições e armamentos, no qual apenas alguns guerrilheiros dominaram centenas de soldados.

Revolução Cubana

A Revolução Cubana foi um evento que teve como objetivo retirar Cuba do domínio do ditador Fulgêncio Batista, que subiu ao poder por um golpe militar. Após a revolução, Fidel Castro assumiu o governo do país.

Crise dos mísseis

A subida ao poder de Castro e Che Guevara, em 1959, fez com que os norte-americanos se preocupassem com a expansão do Comunismo nas Américas. Isso fez com que um dos eventos mais marcantes da Guerra Fria surgisse: a Crise dos Mísseis. Com ele, o clima de medo da eclosão de uma nova guerra surgiu em todo o mundo.

Quais são as suas principais ideias e feitos?

A trajetória de Che Guevara foi pautada pela ideologia socialista. Seu objetivo era unificar o pensamento em toda a América Latina, algo que não foi possível graças à grande influência norte-americana na política mundial e, claro, à vitória dos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria.

Teste Vocacional Rápido
banner calculadora bolsa enem

Alguns de seus principais feitos foram:

  • o desenvolvimento de grupos guerrilheiros em regiões como a Bolívia;
  • a participação da Revolução Cubana;
  • a participação ativa no governo de Cuba após a conquista do poder, com cargos em ministérios do Governo Fidel Castro;
  • a luta em outras revoluções, como na do Congo (África).

Vale a pena ressaltar que, um dos motivos por sua figura ser polêmica é que, na sua luta pela liberdade de povos oprimidos e em situação de ditaduras, Che Guevara também foi autoritário e pouco aberto ao diálogo com seus adversários.

Como se deu a morte de Che Guevara?

Che Guevara morreu na Bolívia, em 1967, ao participar da sua tentativa de expansão do regime socialista pela América do Sul. Ele foi capturado por militares do exército boliviano e executado com tiros no dia 9 de outubro.

Como estudar a vida dessa personalidade histórica?

Para estudar História para o Enem, é importante não ficar apenas na teoria dos livros. Ainda que essa seja uma fonte fundamental de aprendizado, buscar outras maneiras de aprender (e de se divertir!) também deve ser uma prioridade.

Por isso, uma boa forma de estudar a vida de Che Guevara é por meio de filmes! Fazer uma sessão de cinema ajuda não só a relaxar, mas também a imergir mais na vida dessa personalidade e compreendê-la a partir de outras perspectivas.

Confira alguns títulos que podem ajudá-lo nesse processo:

  • Chevolution (2008);
  • Che (2008);
  • Che 2 (2009);
  • Diários de Motocicleta (2003);
  • A Cidade Perdida (2005).

Como esse tema é cobrado nos vestibulares?

Ainda que Che Guevara não seja cobrado diretamente nas provas com muita frequência, eventos que fazem parte de sua vida costumam aparecer bastante. Confira um exemplo a seguir!

(FGV-SP) Em janeiro de 1959, tropas revolucionárias comandadas por Fidel Castro tomaram o poder em Cuba. A luta revolucionária:

a) foi dirigida por uma guerrilha comunista que pôde derrotar o exército de Fulgêncio Batista, graças ao apoio militar oferecido pela União Soviética;

b) foi dirigida pelo Partido Comunista de Cuba, que conseguiu mobilizar camponeses e trabalhadores urbanos contra a ditadura de Fulgêncio Batista;

c) foi dirigida por dissidentes do governo de Fulgêncio Batista, com apoio inicial do governo dos Estados Unidos, interessado em democratizar a região do Caribe;

d) foi dirigida por uma guerrilha nacionalista e anti-imperialista, que angariou apoios da oposição burguesa e de setores da esquerda cubana;

e) foi dirigida por um movimento camponês espontâneo que, gradativamente, foi controlado pelos comunistas liderados por Fidel Castro.

Resposta: D

Agora é com você!

Gostou de conhecer mais sobre a história de Che Guevara? Ele faz parte de um contexto histórico importantíssimo e seu nome está marcado, para sempre, na história da América Latina. Por isso, é importante que saibamos mais sobre a sua trajetória para que possamos compreender melhor um pouco de nosso próprio caminho!

Conhecer a história das personagens históricas é essencial para o Enem. E saiba que isso não é válido apenas para as questões, mas também para a redação! Pensando nisso, separamos um e-book que fala justamente sobre esse tema. Faça o download gratuito de “Redação para o Enem e os vestibulares: leia e arrase na redação!” e aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.