Conheça as principais camadas da Terra

camadas da terra

As principais camadas da Terra são a crosta, o manto e o núcleo (externo e interno). Esse tema é abordado no Enem tradicionalmente no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, uma vez que é um dos assuntos vistos em Geografia. Contudo, conceitos relacionados podem aparecer em questões de Ciências da Natureza.

Geologia é um dos temas mais frequentes nas edições do Enem, e um dos seus assuntos mais abordados é a estrutura que forma as camadas da Terra. Em outros vestibulares importantes do país, também é comum aparecer esse assunto. Por isso, vale a pena se aprofundar para entender exatamente como se formam essas estruturas.

Para ajudar você nessa tarefa, neste artigo esclarecemos como a matéria geralmente cai no Enem. Também falamos, claro, quais são as principais características de cada camada da Terra. Confira e tire suas dúvidas!

Quais são as camadas da Terra?

De forma geral, a estrutura interna do planeta Terra é dividida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo, que ficam umas sobre as outras. A seguir, veja como elas funcionam.

Crosta terrestre

Também chamada de litosfera, a crosta terrestre é a menor das estruturas do nosso planeta, mas é a mais importante para as atividades dos seres humanos, pois é a superfície. A crosta é composta por rochas leves, com o predomínio dos minerais silício, magnésio e alumínio. Nas zonas continentais, tem uma variação de 20 a 70 km de espessura, medidas que diminuem nas zonas oceânicas, em que a variação é de 5 a 15 km.

Abaixo da crosta terrestre, fazendo fronteira com o manto, encontramos a Descontinuidade de Mohorovičić, também chamada apenas de Moho. Nessa parte, as variações sísmicas são mais rápidas e fluidas em relação com a sua composição externa.

Manto

O manto tem profundidades que vão de 30 km abaixo da superfície até 2900 km. As temperaturas internas podem alcançar os 2.000 ºC, situação que gera o derretimento de rochas e dá origem ao magma. A composição do manto inferior é mais líquida por conta das temperaturas maiores. No manto superior, o magma já é mais pastoso.

Abaixo do manto, encontra-se outra descontinuidade, chamada de Wiechert-Gutenberg, ou somente descontinuidade de Gutenberg. Sua forma permanente é o estado líquido, com temperaturas maiores do que as encontradas no manto.

Núcleo

Não se sabe exatamente qual é a composição do núcleo da Terra, mas há indícios de que ele seja formado por uma liga composta por níquel e ferro (Ni e Fe), o que gera uma alta densidade. Por conta dos elementos químicos, o núcleo também pode ser referenciado com o nome “nife” (Ni + Fe).

O núcleo da Terra pode ser dividido em duas partes: núcleo externo e interno. O externo se encontra no estado líquido, enquanto o núcleo interno é sólido por conta da pressão interna do planeta sobre ele.

banner calculadora bolsa enem

Além disso, o núcleo interno da Terra gira a uma velocidade maior do que a rotação do próprio planeta. Essa diferença acontece porque o núcleo externo do planeta é líquido, e o núcleo interno fica imerso nessa câmara de magma derretido, que o isola das outras camadas.

Como as camadas da Terra são abordadas no Enem?

É na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias que ocasionalmente encontramos questões que envolvem a formação das camadas terrestres. Esse é um assunto de Geografia no Enem, mais especificamente Geologia, mas que pode ser abordado em outras provas, como nas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, sobretudo Biologia e Química.

O Enem é uma avaliação que preza pela interdisciplinaridade. Então, os assuntos precisam ser estudados sempre a partir da relação com as diferentes áreas de estudos. Além disso, por se tratar de um assunto amplo, é comum que apareçam questões que envolvem camadas da Terra, sem necessariamente mencioná-las nos anunciados.

Quais são os exemplos de questões sobre camadas da Terra no Enem?

As provas anteriores do Enem estão cheias de questões que envolvem conhecimentos sobre as camadas da terra. Veja os exemplos que separamos para você.

Enem de 2010

O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são:

a) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.

b) sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.

c) magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas.

d) sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada.

e) metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.

Resposta: letra b.

Enem 2014

camadas da terra

A partir da análise da imagem, o aparecimento da Dorsal Mesoatlântica está associada ao (à):

a) separação da Pangeia a partir do período Permiano.

b) deslocamento de fraturas no período Triássico.

c) afastamento da Europa no período Jurássico.

d) formação do Atlântico Sul no período Cretáceo.

e) constituição de orogêneses no período Quaternário.

Resposta: letra d.

Saber quais são os assuntos mais abordados com antecedência é uma oportunidade de se preparar desde cedo. Assim, você consegue montar um cronograma de estudos para organizar as matérias com os assuntos que mais precisa focar para alcançar as pontuações necessárias. Planejando-se, ainda sobra tempo para fazer os resumos.

Não pare seus estudos por aqui!

Chegando até aqui, você viu que as questões sobre as camadas da Terra no vestibular são bastante comuns, principalmente no Enem. Então, não se esqueça de estudar, resolver questões e revisar esse assunto ao longo da sua preparação para os exames. As questões costumam ser bastante interdisciplinares, portanto, lembre-se de ver o assunto sob a perspectiva de diferentes áreas da ciência, combinado?

Aliás, como está a sua preparação para o Enem? Está conseguindo montar um plano que aborde todas as questões vistas em aula? Se tem dificuldade nisso, aproveite e baixe gratuitamente a nossa planilha para organizar os estudos para o Enem! Com ela, seu esforço vai ser muito mais efetivo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.