Como conseguir uma bolsa de estudos em Recife?

bolsa de estudos em Recife

Começar um curso de ensino superior é um sonho para muitos. Além da possibilidade de concluir uma graduação que gostamos, esse é um passo fundamental rumo ao sucesso profissional e às melhores remunerações que, muitas vezes, não são possíveis com apenas cursos técnicos e profissionalizantes.

No entanto, há um problema que afeta muitos brasileiros: os altos custos desse tipo de curso ou a dificuldade de ingressar em faculdades públicas por meio do Sisu. Por conta disso, muitas pessoas desistem desse sonho e se conformam em não fazer uma faculdade.

Mas esse não vai ser o seu caso, não é? A seguir, falaremos sobre as maneiras de conseguir bolsas de estudo em Recife, uma das mais lindas cidades brasileiras. Vamos lá?

Pesquise quais faculdades em Recife oferecem o curso de interesse

O primeiríssimo passo para escolher uma graduação de qualidade em Recife é decidir qual curso deseja fazer. Essa pode ser uma tarefa complicada, mas recomendamos que você faça uma boa leitura, pesquise bastante sobre as opções e faça um teste vocacional.

Depois, é hora de pesquisar quais faculdades na cidade oferecem a graduação que você escolheu. Bons exemplos são a Anhanguera — que tem o polo em Recife como um de seus principais campi — e a Unopar, que também desponta como uma boa oportunidade em sua unidade na capital pernambucana.

Pesquise sobre os programas de bolsa do Governo

Decidido o curso e a faculdade, é chegado o momento de fazer uma nova pesquisa. O tema agora é a concessão de bolsas e oportunidades pelo Governo Federal. Os dois exemplos mais famosos são o FIES e o Prouni.

O FIES é um programa de financiamento a juros baixos. A ideia, aqui, é que o estudante possa fazer a sua faculdade e pagá-la apenas após a conclusão, com parcelas que cabem no bolso e sem passar por apertos.

O Prouni, por sua vez, é uma bolsa de estudos do Governo. O programa oferece isenção de 50% ou 100% nas mensalidades aos estudantes que tiverem renda baixa.

Pesquise quais faculdades do estado estão cadastradas no Prouni

Após entender como funcionam esses programas e quem pode participar deles, e saber qual a documentação necessária para se inscrever, é hora de ir além.

Agora, o desafio é encontrar quais são as faculdades particulares que utilizam programas de bolsas de estudo no Brasil. Esse também já é um bom momento para que você possa conferir quais instituições têm um bom conceito no MEC e realmente se preocupam com seus alunos.

Para descobrir a nota da instituição, basta entrar no site do e-MEC, clicar em busca avançada e preencher a tabela com o que você quer buscar.

Confira os programas de bolsas e créditos estudantis nas faculdades locais

Agora que você já sabe o que é uma bolsa de estudos e quais são as opções do Governo, procure informações sobre as oportunidades fornecidas pelas próprias faculdades. Essa é uma ótima maneira de conseguir uma bolsa de estudos em Recife em instituições de qualidade e que se preocupam com a inserção dos seus estudantes no mercado de trabalho.

Tour pela prova do Enem

As opções são variadas. As bolsas podem ser concedidas a partir do vestibular da instituição, serem oferecidas pelo bom resultado na nota do Enem ou, ainda, ofertadas de acordo com os benefícios e descontos das próprias faculdades no Recife. Por isso, o ideal é consultar a faculdade para tirar as suas dúvidas.

Inscreva-se no Enem e nos vestibulares das faculdades

Agora que já falamos bastante sobre o assunto, vamos focar alguns detalhes que podem passar despercebidos por muitos estudantes em fase de pré-vestibular.

A primeira delas é em relação à inscrição. Muitos alunos se inscrevem apenas em uma faculdade ou só no Enem, o que pode ser um erro. Por que não ampliar as suas possibilidades e aumentar as suas chances de garantir aquela tão sonhada vaga no ensino superior? Para isso, se informe sobre os vestibulares abertos e fique de olho!

Então, não se inscreva apenas no Enem, mas também em outros vestibulares. Muitas vezes, eles podem ser feitos na modalidade vestibular online, o que garante que você possa fazer a prova em qualquer dia e em qualquer lugar!

Considere o ensino a distância como uma possibilidade

Dito tudo isso, temos mais uma dica. Que tal investir em uma faculdade a distância? O EAD (que abrange o ensino 100% online e o semipresencial) é uma realidade no ensino atual e traz uma série de benefícios para aqueles que optarem por essa modalidade de ensino.

Mais tempo para se dedicar à família, possibilidade de fazer os próprios horários, mais disponibilidade para procurar um emprego ou cuidar da própria carreira… A lista de vantagens é longa. Escolha a modalidade que mais combina com você e vá em frente!

Na Anhanguera e na Unopar, há muitos cursos oferecidos a distância. Assim, você pode fazê-los remotamente, ainda que não more exatamente em Recife. Legal, não é mesmo?

Dedique-se bastante aos estudos preparatórios

Por fim, não podemos deixar de ressaltar a importância de uma boa preparação pré-vestibular para que você possa conquistar a sua bolsa de estudos em Recife ou em qualquer outra região do Brasil. Uma boa nota nas provas faz toda a diferença!

Isso acontece porque as bolsas são concedidas aos estudantes que se destacam em seus exames. Vale a pena lembrar que essa dedicação deve durar toda a graduação, já que existem regras para a manutenção dos benefícios.

Por isso, conte com a ajuda de um bom material e de bons professores para a sua preparação. Nesse quesito, o Trilha do Enem pode ajudar! E, claro, não se esqueça de fazer um bom cronograma de estudos e cuidar de seu corpo e de sua mente nesse período desafiador.

Bônus: Baixe gratuitamente o nosso eBook e prepare-se para o Enem!

Pronto para o próximo passo?

Gostou das nossas dicas para conseguir bolsas de estudos em Recife? Essas sugestões são importantes para que você possa conquistar a sua independência financeira, dedicando-se a uma carreira que realmente combine com os seus objetivos. Por isso, dê o seu melhor, e logo os frutos de seu trabalho serão colhidos!

E tudo começa com a inscrição nas faculdades que melhor atendem as suas necessidades. Inscreva-se no vestibular online das instituições parceiras do Vestibulares e dê esse grande passo rumo ao sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados