Conheça as 6 opções de bolsa que as faculdades oferecem

conhecaas6opcoesdebolsaqueasfaculdadesoferecem

Você já escolheu a profissão que pretende seguir, sabe qual é a faculdade dos seus sonhos, mas ainda não faz ideia de como vai pagar as mensalidades da graduação? Não entre em pânico, conheça suas opções de bolsa para faculdade!

Nesse momento, pode ser que o valor do seu curso não caiba no seu bolso, mas isso não significa que você vai ter que adiar seus planos de conquistar o tão sonhado diploma do ensino superior. Na verdade, existe uma possibilidade que pode fazer você dar esse passo importante muito antes do que imagina: conquistar uma bolsa para faculdade.

Atualmente, existem diversas maneiras de estudar em uma instituição particular pagando muito menos ou até gratuitamente! Pensando nisso, separamos seis formas de conseguir uma bolsa de estudos que você precisa conhecer. Confira!

Prouni

Se você sempre pensou que o Enem era apenas mais uma prova para fazer ao fim do ensino médio, temos uma boa notícia: ele pode ser um bom aliado na hora de conseguir uma bolsa para faculdade.

Isso porque o Programa Universidade para Todos, ou apenas Prouni, é uma iniciativa do governo federal que oferece descontos de 50% e 100% em todas as mensalidades da graduação a partir do desempenho que os estudantes têm no Enem. Ou seja: é completamente possível entrar no ensino superior e se formar no curso dos seus sonhos até de forma gratuita.

As regras para participar são mais simples do que você imagina: é preciso ter participado do exame no ano anterior ao que você pretende ingressar na faculdade. Além disso, como a seleção dos bolsistas é por meio da nota no Enem, a sua média geral da prova deve ser a partir de 450 pontos e não pode ter zerado a redação, ok? Por fim, existem alguns requisitos socioeconômicos para conseguir sua bolsa de estudos para a faculdade. Para facilitar, listamos os principais abaixo para você:

  • para conseguir a bolsa parcial, de 50%, a renda por pessoa da sua família não pode ser maior que três salários mínimos;
  • caso seu interesse seja na bolsa integral, de 100%, a renda por pessoa deve ser de até um salário mínimo e meio;
  • você precisa ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsista integral de escolas particulares.

Está dentro de todos esses critérios? Ótimo, agora basta ficar de olho nos calendários divulgados pelo Ministério da Educação para conseguir usar a sua nota do Enem no Prouni, já que normalmente existem dois processos seletivos por ano, e o período para participar da seleção de bolsas costuma ser curto.

Convênios empresariais

Se você já trabalha e quer entrar no ensino superior, é hora de descobrir se a empresa onde atua possui parceria com a faculdade em que deseja estudar. Muitas organizações, como forma de incentivo para que os colaboradores se tornem cada vez mais capacitados, são conveniadas às instituições de ensino e, com isso, é possível conseguir bons descontos tanto na matrícula quanto nas mensalidades da graduação.

Ah, e não são apenas empresas privadas que possuem vínculos acadêmicos! Algumas prefeituras também disponibilizam oportunidades assim para seus funcionários. Portanto, use o seu trabalho a seu favor e consiga pagar muito menos em sua formação.

Bolsa institucional

Sabia que a escola onde você estudou pode ajudar na hora de conseguir pagar menos nas mensalidades da sua graduação?

Tour pela prova do Enem

Pode acreditar: isso é possível graças às bolsas institucionais destinadas aos ex-alunos de escolas vinculadas ao mesmo sistema de ensino do qual a faculdade faz parte. Um exemplo disso é o grupo Pitágoras, que oferece descontos no ensino superior para quem já estudou em escolas associadas à rede.

Bolsa-estágio de monitoria

Cá entre nós: todo mundo passa por algumas dificuldades no início da graduação, não é mesmo? Seja para aprender a usar os equipamentos de um laboratório essencial para o curso, seja para tirar uma dúvida na hora de editar um trabalho nos computadores da faculdade, existem estudantes que disponibilizam parte de seu tempo e conhecimento para ajudar aos outros: são os monitores.

Por isso, nada mais justo do que eles receberem desconto na graduação como um reconhecimento pelo bem que fazem pela comunidade acadêmica, certo?

Sendo assim, se você também gosta de ajudar, tem algumas horas disponíveis por dia e ainda não se sente pronto para entrar em um estágio, a monitoria pode ser uma boa opção para o momento. Além de ter o direito de pagar menos nas mensalidades do seu curso, você ainda adquire experiência e aprende a lidar melhor com o público — tarefas essenciais para ter sucesso quando ingressar no mercado de trabalho.

FIES

Apesar de não ser um programa de bolsa para a faculdade, o FIES pode ser um facilitador na sua vida acadêmica, pois esse projeto governamental é focado no financiamento estudantil.

Sim, é exatamente isso que você leu: é possível financiar o valor da sua graduação, o que permite pagar uma taxa pequena ao longo do seu curso superior e só custear as mensalidades depois que se formar. Assim como o Prouni, a participação do FIES também depende do Enem, mas os critérios são muito mais flexíveis.

Bolsa por iniciação científica

Já imaginou se você pudesse estudar a fundo um assunto do seu interesse, gerar impacto para a sociedade, ter reconhecimento pelo seu projeto e receber pelo serviço que está prestando para a população? Spoiler: você pode!

As bolsas por iniciação científica são formas de manter e incentivar os estudantes que contribuem para melhorias a partir das pesquisas que realizam ao longo do curso superior. E o melhor é que estudantes de todas as áreas de atuação podem desenvolver esses projetos!

Por isso, se você pensa em se tornar um pesquisador ou simplesmente descobriu uma área que gostaria de entender mais e que pode impactar a sociedade, essa é uma boa forma de começar. Ah, também vale lembrar que as iniciações científicas podem servir de base para o seu trabalho de conclusão de curso e agregam muito valor ao seu currículo.

Como você viu, há diversas formas de conseguir desconto ou até uma bolsa integral para realizar o seu sonho de cursar o ensino superior e construir uma carreira de sucesso. Verifique todas as opções que compartilhamos e veja qual delas se encaixa melhor na faculdade que deseja cursar!

Não deixe de entrar em contato conosco para que ajudemos nessa decisão importante. Vamos adorar falar com você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados