Ano de vestibular sem desespero: 6 dicas de preparação

anodevestibularsemdesespero6dicasdepreparacao

Chegou o ano do vestibular e, com ele, as incertezas? Saiba que você não está sozinho nessa. Diversas pessoas que fazem os exames, seja no primeiro, seja no segundo semestre, se veem diante de um grande volume de conteúdos para estudar e técnicas de produtividade para aprender. Só de pensar já bateu o desespero?

Não se preocupe! Temos aqui a solução para seus problemas e ela atende pelo nome de organização. Quer ver só? Confira este post com as melhores dicas para se preparar e mandar bem nas provas!

Saiba quais matérias estudar

Muitos jovens se encaminham para prestar o primeiro exame de suas vidas. Nesse momento, fica complicado saber como conciliar o terceiro ano e o vestibular. É aí que entra a organização. Primeiramente, coloque em uma planilha tudo que você precisa estudar.

Confira bem se não está se esquecendo de nenhuma disciplina — nem mesmo aquela da qual você não gosta, combinado? Por mais que ela dê certa dor de cabeça, é preciso dominá-la para atingir o sucesso (no caso, a sua aprovação).

Defina as matérias prioritárias

Isso nos leva ao segundo ponto: deixe para focar primeiro aquelas disciplinas em que encontra maior dificuldade. Sabe por quê? Esse desafio será o que você precisa para se motivar, principalmente quando for estudar sozinho — para o vestibular no meio do ano ou do final do ano.

Faça delas, então, sua prioridade máxima e busque por metodologias que funcionem melhor para seu aprendizado — que vão desde a leitura dos conteúdos até o estudo por meio de videoaulas. Vencida a etapa, você terá ainda mais gás para seguir adiante, nas disciplinas que domina mais.

Distribua os estudos ao longo da semana

Tendo em mãos essa listinha de prioridades e das matérias a serem estudadas, o próximo passo é organizar essas informações em um cronograma. Tenha documentado os momentos do dia que serão focados à aquisição de conhecimentos e, com isso, separe um período para cada disciplina.

Nesse cenário, não se esqueça de treinar a redação e fazer revisões periódicas sobre os conteúdos. O ideal é que isso aconteça pelo menos uma vez por semana, pois garante maior fixação do conteúdo e evita o desespero lá na frente, em que o risco de ter esquecido tudo é real.

Conte com o apoio de um curso pré-vestibular

Começou a colocar seu cronograma de estudos em prática, mas notou que não conseguiu evoluir muito no aprendizado? Uma boa dica, nesse caso, é considerar a ajuda de um curso preparatório — seja para o Enem, seja para outro vestibular no qual você decida investir.

Ter o apoio de professores ou tutores especializados no tema vestibulares e contar com materiais de qualidade pode fazer toda a diferença nessa jornada em busca da aprovação. A boa notícia é que, hoje, existem diversas opções acessíveis e, inclusive, na modalidade a distância. Ou seja, você poderá se dedicar em seu tempo, do lugar onde estiver.

Oriente-se pelo edital do vestibular

A internet está repleta de dicas interessantes sobre o Enem e outros vestibulares. Porém, a melhor fonte de informações será sempre o edital da prova em questão. Não é à toa que a organização se dedica a atualizá-lo frequentemente, certo?

Por isso, não deixe de consultá-lo assim que for disponibilizado. Isso não só permite que você saiba o que, de fato, será cobrado, mas também proporciona maior confiança de ir preparado para os assuntos abordados.

Mantenha a calma e não ceda à pressão

Com todas essas informações em mãos e o estudo em dia, a nossa última e, talvez, mais valiosa dica é não ceder às pressões do vestibular. Tenha em mente seus esforços e valorize essa dedicação. Não é um momento fácil, física e psicologicamente falando. Mas o primeiro passo você já deu: procurar as informações certas.

Por isso, tenha calma e paciência. Logo chega o seu momento de aprovação. Se você seguir as dicas deste post, então, verá como o desespero passa longe e resta o tempo de que você precisa para lidar com os estudos e os demais desafios do ano do vestibular.

Sabe o que ajuda nesses casos? Informação! Por isso, venha entender como escolher um curso de graduação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: