Conheça os 14 principais termos técnicos de Enfermagem

termos técnicos de enfermagem

A área da Saúde fascina você, tanto que parece já ter certeza de que fará a faculdade de Enfermagem, acertamos? Além de ser uma carreira para os que amam contribuir para o tratamento e a recuperação de pessoas doentes, uma boa notícia é que, após se formar, as oportunidades de emprego surgem o tempo todo.

Com uma alta demanda por profissionais, você terá a oportunidade de trabalhar em diversos setores. Se conseguir fazer uma especialização, melhor ainda. Temos a certeza de que seus serviços serão muito requisitados!

Porém, enquanto você se prepara para realizar o vestibular, é bom se familiarizar com a área de estudos. Pensando nisso, fizemos este post para explicar o significado de 14 termos técnicos de Enfermagem que serão utilizados no seu dia a dia, desde a graduação. Vamos lá?

Abscesso

Você sabia que muitos termos da faculdade de Enfermagem também são termos da Medicina? Pois é, aqui está um exemplo. Abcessos são inflamações sob a pele que aumentam de tamanho e contêm pus. Eles causam bastante incômodo, produzindo calor intenso, vermelhidão, inchaço e dor latejante.

Podem ser drenados por meio de uma incisão no local ou rompem-se e são absorvidos pelo corpo. Por serem altamente infecciosos, é preciso tratá-los para evitar problemas mais graves, como infecções generalizadas.

Afagia

Quem está com incapacidade ou recusa-se a engolir alimentos apresenta afagia. As sensações incluem nó na garganta, dor e/ ou a impressão de que a comida está presa. As razões para surgir a afagia são distintas, como tumores, úlceras, distúrbio de ansiedade, distúrbios nervosos e musculares, doenças na coluna cervical, efeitos colaterais de terapia para câncer, AVC e esclerose múltipla.

Blenúria

Chamamos de blenúria a presença de excesso de muco na urina. O muco é uma proteção do trato urinário contra microrganismos, produzido pela bexiga e pela uretra. Porém, quando aparece em grande quantidade, pode indicar que algo não vai bem. Geralmente, é um líquido claro ou esbranquiçado e tem consistência. A mudança de cor indica infecção.

O muco pode ser sintoma de pedra nos rins, infecção urinária, colite ulcerativa, doenças sexualmente transmissíveis e, mais raramente, câncer na bexiga.

Cefaleia

Cefaleia é o termo da Medicina e da Enfermagem que significa “dor de cabeça”, e pode atingir todo mundo. Se sua intensidade for latejante e vir acompanhada de outros sinais, como sensibilidade a luz ou a odores, náuseas e queda da pálpebra, pode ser uma enxaqueca.

Esse sintoma pode estar associado a uma série de doenças, inclusive infecção por COVID-19. Estima-se que existam mais de 150 tipos de cefaleia, classificados de acordo com a origem da dor.

Dermatose

O conjunto de doenças de pele, resultantes de alergias, é chamado de dermatose. Os sintomas da dermatose incluem coceira, bolhas, escamação e inflamações. Suas causas são diversas, como:

  • intoxicação alimentar;
  • intoxicação por produtos químicos;
  • mau funcionamento do fígado e dos rins;
  • hereditariedade;
  • rinites e asma;
  • disfunção no sistema imunológico;
  • picadas de insetos;
  • calor em excesso.

Diurese

Diurese corresponde ao volume de urina expelido por uma pessoa, geralmente no período de 24 horas. Por meio da avaliação desse material, incluindo coloração e odor, os enfermeiros e médicos conseguem verificar como está a função renal de um paciente.

Ela está entre os dados vitais, assim como pressão arterial, temperatura e glicemia, portanto, é utilizada no monitoramento de uma pessoa doente que está internada. Além disso, o aspecto da urina ajuda no controle de medicamentos ministrados ao paciente.

Edema

Um edema nada mais é do que inchaço em alguma parte do corpo. Porém, também poder ser um problema sério, que resulta da saída excessiva de líquidos dos vasos sanguíneos para os tecidos do corpo.

O edema pode aparecer em uma ou mais partes do corpo, simultaneamente. Em casos graves, o corpo todo pode ficar extremamente inchado. Algumas das causas para edemas são:

Tour pela prova do Enem
  • aumento da pressão sanguínea;
  • retenção de sódio;
  • inflamações;
  • diminuição da drenagem linfática;
  • problemas renais.

?Vamos entrar de cabeça na profissão? Leia este artigo e conheça tudo sobre a carreira em Enfermagem!

Fissura

A fissura é um pequeno machucado em formato de fenda. Pode aparecer na pele, no canto da boca, nos pés e na margem do ânus, por exemplo. Nesses casos, as razões variam, como inflamações, infecção viral e desidratação.

A fissura também está relacionada a uma trinca no osso de um paciente que sofreu um trauma.

Hematoma

Um hematoma se dá quando alguns vasos sanguíneos se rompem e o sangue vaza para os tecidos que os circundam, criando uma mancha roxa visível. Esse sangramento pode ser grande ou pequeno, e o sangue acumulado já está mais ou menos coagulado.

As manchas resultam de uma contusão ou de um trauma, por exemplo, após uma cirurgia. Os hematomas também podem ser acompanhados de inchaço e até formarem uma massa ou caroços.

Intravenoso

O termo intravenoso diz respeito aos alimentos, medicamentos ou fluidos sanguíneos administrados aos doentes por meio de injeções nas veias, em vez de pela boca. Isso permite uma absorção rápida e um controle preciso sobre a dosagem da substância administrada, que é vital para uma variedade de procedimentos médicos.

Necrose

A necrose acontece quando muito pouco sangue flui para um tecido, e este acaba morrendo. Não pode ser revertida e pode atingir grandes áreas, o que é chamado de gangrena. Nesse caso, é preciso amputar o membro comprometido.

O motivo da necrose pode ser ferimento, radiação, produtos químicos, contato com baixas temperaturas ou doenças, como diabetes.

Prurido

É a famosa coceira, que pode ser em uma parte específica do corpo ou atingir vários locais simultaneamente. Alguns motivos do prurido são:

  • picadas de insetos,
  • reações alérgicas a substâncias químicas;
  • urticária;
  • presença de parasitas (sarnas, piolhos e vermes);
  • doenças hepáticas;
  • certos tipos de câncer;
  • gravidez;
  • doenças do sistema nervoso.

Sutura

Quando a pele está com um ferimento aberto, por acidente ou cirurgia, é a sutura quem consegue fechar essas feridas. Há vários métodos de sutura, mas o mais conhecido é quando o médico ou o enfermeiro usam uma linha presa a uma agulha e começam a “costurar” a pele do paciente. Também podem ser usados colas, grampos e adesivos ― materiais que são absorvidos pelo corpo ou que precisam ser retirados pelo médico ou pelo enfermeiro.

Taquipneia

É a condição anormal que se refere à respiração rápida e superficial. Um adulto realiza, em média, 12 a 20 respirações por minuto. Em crianças, o repouso da respiração pode ser maior.

A taquipneia geralmente resulta da falta de oxigênio ou da presença de muito sódio no corpo. Então, a respiração fica mais rápida, porque o organismo está tentando corrigir o problema.

Agora é a sua vez!

Viu quantos assuntos é possível aprofundar com os termos técnicos que você acabou de conhecer? Certamente você se animou ainda mais para fazer o vestibular de Enfermagem, não é?

Neste curso de Bacharelado, com duração média de 5 anos, você receberá uma formação completa, a partir do contato com as principais áreas da Enfermagem. Além disso, participará de inúmeras aulas práticas e do atendimento a casos reais, que faz parte do chamado estágio obrigatório.

Inclusive, os melhores cursos de Enfermagem incluem em seu programa pedagógico acordos com entidades de saúde para que seus alunos comecem a atuar. No caso das instituições ligadas ao Vestibulares, existe uma parceria com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade que aproxima alunos e empresas de perfil similar. Aí está uma chance de você já sair com um emprego da faculdade!

Agora que você já conhece alguns dos termos técnicos de Enfermagem, o que está esperando para iniciar o seu sonho de carreira? Não perca mais tempo, inscreva-se agora mesmo no vestibular online e mude a sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 1152

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados