Quem foi Sócrates? Como estudar sobre ele?

sócrates

Alguns personagens são fundamentais para o avanço da história, seja por suas ações ou por seus pensamentos. E, claro, boa parte deles tem uma presença constante em nossos vestibulares, fazendo com que o estudo sobre essas pessoas seja fundamental.

Uma dessas figuras emblemáticas é Sócrates, famoso filósofo grego. Mas se engana quem acha que ele só dá as caras nas provas de Filosofia — estudá-lo também pode ser algo bem útil para áreas como a História, a Sociologia, a Arte e a redação!

E então, tudo pronto para conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra desse importante nome para as provas e para a vida? Continue com a gente e tire todas as suas dúvidas para mandar bem no Enem e em outros vestibulares!

Quem foi Sócrates?

O primeiro passo para ir bem nas nossas provas é compreender quem foi Sócrates. Ele foi um filósofo grego que viveu entre 470 e 399 a.C. Seu trabalho foi tão importante que, hoje em dia, o estudo da Filosofia é dividido entre os filósofos pré e pós-socráticos.

Sócrates foi um soldado, que lutou na Guerra do Peloponeso. Essa, inclusive, era uma das características dos filósofos antigos. Eles valorizavam a saúde física e trabalhavam sempre para estarem em forma.

A principal característica de Sócrates era a sua dialética, ou seja, o ato de conversar com os cidadãos gregos da época. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Quais são os pontos principais que você deve estudar sobre Sócrates?

Confira, a seguir, alguns destaques quando o assunto é o estudo sobre Sócrates!

Método socrático

O principal tema quando o assunto é Sócrates é, sem dúvidas, a sua metodologia de construção do pensamento. Suas obras são, em grande maioria, compostas por diálogos entre dois personagens (que normalmente são baseados em pessoas reais).

Nesses diálogos, são seguidos dois passos. O primeiro consiste no uso da dialética maiêutica, no qual Sócrates fazia uma série de perguntas ao seu interlocutor e, a partir de suas respostas, criava novas perguntas.

O segundo passo era o uso da ironia. Quando as perguntas se esgotavam e Sócrates já sabia o suficiente sobre seu interlocutor, fazia uma espécie de “piada” para evidenciar o seu erro de pensamento e fazer com ele admitisse que estava equivocado.

Autoconhecimento

O uso desse recurso, para Sócrates, era fundamental para que pudéssemos praticar o autoconhecimento. Essa é, inclusive, uma metodologia que você pode usar consigo mesmo para descobrir mais sobre você!

Afirmação da ignorância

Parte do autoconhecimento é admitir que não sabemos de muita coisa, ou seja, reconhecer a nossa própria ignorância. Por isso, a frase “só sei que nada sei” é uma das mais comumente atribuídas a Sócrates.

Como estudar Sócrates para o Enem?

Certo, mas como decorar esse tipo de informação? Nada disso! O que você precisa fazer é aprender os conteúdos. Mas como fazer isso?

Veja algumas dicas a seguir!

Assista a videoaulas diversas

Uma das dicas que passamos quando o assunto é estudar Filosofia e Mitologia Grega, ou assuntos do tipo, é sempre buscar aulas diferentes. Os professores têm formas diversas de explicar o mesmo conteúdo, e pode ser que isso seja bastante útil para o seu aprendizado!

Faça analogias

Lembrar de tantos nomes e conceitos é um pouco complicado para quem está iniciando os estudos em Filosofia para o Enem. Então, que tal fazer analogias? Relacione temas sempre que possível, assim, você os aprenderá de maneira mais abrangente.

Pense nos filósofos como personagens

Outra dica que costuma funcionar bastante (e também pode ser utilizado para História e Sociologia!) é pensar nos filósofos como personagens de uma história. Cada um tem sua personalidade e seus pensamentos, e associá-los é uma estratégia interessante para não esquecer suas características.

Tour pela prova do Enem

Crie mapas mentais e resumos práticos

Quando o assunto é Filosofia, menos é mais. Por isso, os mapas mentais são muito interessantes para relembrar conceitos de forma rápida, sem ficar enrolando em textos muito complexos.

Faça revisões frequentes

As revisões são importantes para todas as matérias e isso também é válido para Filosofia! De vez em quando, dê uma olhada em seus mapas mentais e deixe o conteúdo sempre fresco em sua memória. Isso ajudará bastante na hora de fazer as provas no futuro.

Tente incluí-lo em suas redações

Por fim, uma recomendação que ajudará bastante em seus estudos é: tente incluir Sócrates em suas redações. Assim, você pesquisará mais sobre ele e suas citações, além de compreender as aplicações práticas de seus trabalhos para a sociedade.

Como Sócrates pode aparecer no Enem?

Agora que tal conferir uma questão da edição de 2017 do Enem? Ela fala bem sobre a teoria socrática.

(Enem 2017) Uma conversação de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir à atenção uma direção incomum: os temperamentais, como Alcibíades, sabem que encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas fogem porque receiam essa influência poderosa, que os leva a se censurarem. É sobretudo a esses jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua orientação.

BRÉHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

O texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na

a) contemplação da tradição mítica;

b) sustentação do método dialético;

c) relativização do saber verdadeiro;

d) valorização da argumentação retórica;

e) investigação dos fundamentos da natureza.

Resposta: letra b.

A dialética maiêutica foi um dos métodos mais trabalhados por Sócrates em seu trabalho. Está lembrado? Era a metodologia utilizada sob a forma de perguntas e respostas para a construção de um pensamento.

Caso você tenha errado, não se preocupe! Os erros fazem parte de nosso processo de aprendizado. O importante é sempre entendê-los para que não sejam repetidos no futuro.

Agora é com você!

Acreditamos que você já esteja pronto para enfrentar qualquer questão sobre Sócrates em suas provas. No entanto, ainda é hora de fixar o conteúdo estudado e ampliar seus conhecimentos. Por isso, siga as nossas dicas e capriche nos estudos, beleza?

Aproveite e confira o nosso post sobre podcasts para estudar para o Enem. Essa é uma forma simples e divertida de inovar nos estudos e fazer associações a partir de outra fonte. Faça um teste e veja se funciona para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados