Logo no início de nossa vida escolar, aprendemos que o ser vivo é aquele que tem a capacidade de nascer, crescer, se reproduzir e morrer. Pouco a pouco, vamos aprendendo cada vez mais sobre cada um desses processos e como eles acontecem em diferentes espécies.
O estudo da vida (conhecido como Biologia), nos permite entender os fenômenos que fazem parte de nosso dia a dia e que também afetam seres diferentes de nós. E, para mandarmos bem nessa matéria no Enem, precisamos entender uma série de detalhes.
Um dos mais importantes é o que diz respeito aos sistemas do corpo humano. Por isso, falaremos a seguir sobre o sistema reprodutor masculino, um tema importante e que costuma cair bastante nas questões do Enem e dos vestibulares. Vamos lá?
O que é o sistema reprodutor?
Ao longo de nosso estudo sobre o corpo humano, entendemos que ele é dividido em vários sistemas. Essa divisão é didática, para que possamos estudar os conceitos com mais facilidade, e organiza em grupos os órgãos e as estruturas que executam funções com o mesmo objetivo.
No caso do sistema reprodutor, o objetivo é a reprodução, ou seja, a perpetuação da espécie por meio da troca de gametas e DNA entre indivíduos do sexo feminino e do sexo masculino. Em outras palavras, a fecundação ou a criação de uma nova vida.
O sistema reprodutor, no entanto, não trabalha exclusivamente para isso. Órgãos que fazem parte desse grupo também têm funções excretoras (no caso do sistema masculino) e endócrinas (com a produção de hormônios), por exemplo.
Por isso, é sempre importante relacionar os temas quando estudamos Biologia para o Enem. Além disso, lembre-se de incluir os métodos contraceptivos em seu plano de estudo para o vestibular. Esse tema é fundamental para os processos seletivos e, claro, para as nossas vidas.
Como é composto o sistema reprodutor masculino?
A seguir, você vai conhecer os principais órgãos e estruturas que fazem parte do sistema reprodutor masculino. Vale a pena lembrar, mais uma vez, que eles também executam outras funções no organismo. Vamos lá?
Pênis
O pênis é um órgão com duas funções: reprodutora e excretora. Ele é a estrutura que envolve a uretra, e por ela passa tanto a urina quanto os espermatozoides na hora da ejaculação.
Testículos
Os testículos são as estruturas responsáveis pela fabricação e maturação dos espermatozoides. Eles ficam localizados no saco escrotal, fundamental para a manutenção da temperatura ideal para que os gametas se mantenham viáveis para a fecundação.
Epidídimo
É a região do testículo na qual acontece o armazenamento dos espermatozoides. É lá, também, que eles se tornam maduros e prontos para atuarem como gametas.
Canal deferente
É um canal que conecta o epidídimo ao ducto ejaculatório. Ele dá uma volta completa por trás da bexiga do homem e tem como função a condução dos gametas.
Vesícula seminal
Uma das estruturas que contribui para a formação do sêmen é a vesícula seminal. Ela confere aos gametas o líquido seminal, com pH ideal para que as células se mantenham ativas até o momento da fecundação.
Próstata
A próstata é uma glândula pela qual passa o ducto ejaculatório. Nela, é produzido o restante do líquido que fará parte do sêmen, e que tem como objetivo nutrir e proteger as células envolvidas.
Ducto ejaculatório
Canal que passa por dentro da próstata e tem como função carregar os gametas enquanto eles recebem os compostos preparados nesse órgão. Ele se conecta com a uretra e conduz os espermatozoides para esse tubo durante a ejaculação.
Outra estrutura que participa do sistema reprodutor masculino, apesar de estar associada também ao sistema urinário, é a uretra.
Ela é um canal que tem como função a eliminação dos espermatozoides durante a ejaculação. Ele também tem função excretora, sendo conectado à bexiga para que o homem possa urinar.
Quais são as diferenças entre o sistema reprodutor masculino e o feminino?
O sistema reprodutor feminino e o masculino têm uma série de diferenças. Além das características particulares de cada um, uma diferença que podemos citar é que a uretra e o pênis desempenham funções em dois sistemas diferentes (urinário e reprodutor) no caso dos homens, enquanto nas mulheres o sistema urinário não participa de nada no reprodutor, tendo função exclusivamente excretora.
A mulher tem, em seu sistema, órgãos e estruturas como:
- trompas de Falópio;
- útero;
- ovários;
- vagina.
O objetivo aqui é o mesmo: a participação no processo reprodutivo da mulher. Ela também produzirá seus gametas — que se chamam óvulos e são produzidos nos ovários — e hormônios, como o estrógeno e a progesterona, produzidos também nos ovários.
O útero terá como função abrigar e nutrir o embrião e o feto ao longo da gestação. Ele também tem uma participação importante na menstruação, que é caracterizada pela descamação de sua parede interna (endométrio) quando não há a fecundação, ou seja, quando a mulher não engravida em seu ciclo fértil.
Como o sistema reprodutor masculino é cobrado no Enem?
Agora, trouxemos um exemplo prático de como esses conceitos podem aparecer no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem. Dê uma olhadinha!
(Enem 2014) A reprodução é uma característica atribuída a todos os seres vivos, unicelulares ou pluricelulares, de qualquer espécie.
Em condições naturais, a importância dessa característica reside no fato de permitir o(a)
a) transferência de características básicas entre indivíduos de espécies diferentes;
b) duplicação da quantidade de DNA nas células da espécie ao longo das gerações;
c) cruzamento entre indivíduos de espécies diferentes, gerando descendentes férteis;
d) aumento da quantidade de células dos seres vivos, para que se tornem pluricelulares;
e) perpetuação da espécie e conservação de suas características ao longo das gerações.
Resposta: letra e.
Continue o seu processo de aprendizado!
Nada de parar por aqui, vestibulando! Estudar o sistema reprodutor masculino é apenas uma parte de sua jornada no aprendizado da Biologia. Por isso, continue a organizar os seus estudos e a se preparar ao máximo para o Enem e outros vestibulares. Você agora está mais perto de realizar o seu sonho!
Pensando nisso, separamos um material gratuito para você. É o e-book interativo de preparação para o Enem 2021! Aproveite, é gratuito!