Proteínas: o que são e como estudar essa matéria?

proteinas

A preparação para o Enem requer um bom domínio de conhecimentos em todas as matérias que fazem parte do exame. Contudo, existem aqueles tópicos clássicos que servem de base para assuntos complexos e acabam sendo sempre cobrados. Um deles é proteínas, suas funções e onde são encontradas.

Isso porque elas desempenham várias funções importantes nos seres vivos, como nutrição de tecidos, relaxamento e contração muscular, defesa do corpo etc. Por isso, é fundamental se dedicar aos estudos desse tema para se dar bem sobretudo no caderno de Ciências da Natureza do Enem. Ficou interessado e quer aprender informações sobre proteínas e arrasar na prova? Então, continue a leitura!

O que são proteínas?

Proteínas são substâncias presentes com abundância em qualquer organismo vivo. Em termos técnicos, correspondem a um polímero formado por uma ou mais cadeias de aminoácidos. Por isso, são macromoléculas grandes e pesadas que repetem várias vezes uma parte da sua estrutura conhecida como filamento proteico.

As proteínas cumprem um papel indispensável na manutenção da vida em qualquer ecossistema, assumindo funções cruciais. Sendo assim, todo ser vivo precisa garantir um abastecimento adequado desse nutriente. Sem elas, as atividades biológicas seriam praticamente impossíveis.

Qual é a função das proteínas?

Agora que você sabe o que são proteínas, confira as principais funções que elas podem assumir dentro de um ser vivo:

  • transporte de moléculas;
  • defesa do organismo;
  • ação hormonal;
  • atividades genéticas, como a replicação do DNA;
  • coagulação do sangue.

Para entender melhor: as proteínas estão presentes em quase todos os processos das células, com uma grande diversidade de atuações. Participam desde a respiração até a fotossíntese, desempenhando papéis variados em diferentes criaturas.

Uma de suas responsabilidades marcantes é a estruturação de um corpo vivo. Por um lado, elas compõem tecidos, órgãos e esqueletos, servindo de alicerce para a própria célula. Por outro, são peças-chave na sustentação de um organismo, como no caso do colágeno e da elastina, duas das proteínas mais conhecidas.

Além do aspecto estrutural, as proteínas podem assumir um papel dinâmico, integrando diretamente os processos biológicos. Daí a diversidade de funções que listamos.

proteinas

Quais são os 4 tipos de proteínas?

As proteínas costumam assumir estruturas distintas de acordo com sua conformação natural para desempenhar cada tipo de função. São formadas por aminoácidos variados que se unem entre si por meio das chamadas ligações peptídicas.

As proteínas podem ter quatro níveis de estrutura. O primeiro nível é o filamento proteico básico, enquanto os demais correspondem às formas de organização desse filamento quando ele se enrola ou dobra sobre si mesmo. Confira!

Estrutura primária

A estrutura primária está relacionada à sequência linear de aminoácidos unidos pelas ligações peptídicas. Em algumas proteínas, a substituição de aminoácidos por outros pode gerar graves doenças e até levar à morte.

Estrutura secundária

Esta estrutura corresponde ao primeiro nível de enrolamento helicoidal. Ela tem como característica os padrões repetitivos e regulares que ocorrem no local, provocada pela atração entre certos aminoácidos e átomos próximos.

Estrutura terciária

Corresponde ao dobramento da cadeia polipeptídica sobre si. Nesta estrutura, a proteína fica com um aspecto tridimensional específico por conta do enovelamento da cadeia polipeptídica.

Estrutura quaternária

A estrutura quaternária corresponde a duas ou mais cadeias polipeptídicas, idênticas ou não, que se ajustam e se agrupam para formar a estrutura da proteína.

Tour pela prova do Enem

Onde podem ser encontradas as proteínas?

As proteínas são encontradas em anticorpos e em todas as estruturas celulares. Além disso, podemos classificá-las em relação à sua origem, separando-as em 3 grupos. Veja quais são eles!

Origem vegetal

Encontradas nos vegetais, as proteínas desse tipo contam com menos aminoácidos essenciais em sua composição.

Origem animal

São as proteínas encontradas nas carnes de animais, as quais fornecem os aminoácidos essenciais.

Sintética

Esse tipo de proteína é obtido por meio da manipulação de laboratórios, ou seja, conta com diferentes variações nutricionais. Ele é usado por quem precisa fazer uma reposição alimentar, buscando outras fontes de proteína além das de origem vegetal e animal.

Logo, como é possível perceber, a principal fonte de proteínas do corpo humano é a ingestão de comida. Assim, entender e balancear a pirâmide alimentar está diretamente ligado à obtenção de uma boa quantidade de proteínas, o que proporciona uma série de vantagens — como melhorar a imunidade e prevenir o aumento de peso.

Existem diversos itens ricos em proteínas, sendo importante consumi-los para que o corpo possa executar corretamente seus processos. Confira alguns deles, com a quantidade de proteínas a cada 100 g indicada entre parêntesis:

  • soja (34 g);
  • camarão (24 g);
  • frango (23 g);
  • salmão (21,62 g);
  • amêndoa (21,1 g);
  • carne vermelha (21 g);
  • peixes no geral (20 g);
  • tofu (8,1 g);
  • leite de vaca (8 g);
  • ovos (6 g/unidade).

proteinas

Como estudar o tema para o Enem?

Abaixo, você vai conhecer algumas dicas práticas de como estudar proteínas para o Enem. Veja!

Saiba diferenciar proteínas globulares de fibrosas

A depender da maneira como suas estruturas estão dispostas no espaço, as proteínas podem ser classificadas como globulares ou fibrosas. As globulares são cadeias enoveladas em formato de esfera (globular) e costumam ser solúveis. Proteínas fibrosas ou fibrilares apresentam uma estrutura longa e filamentosa, sendo insolúveis.

Estude as classificações

Outra classificação possível das proteínas é entre simples, conjugadas e derivadas.

Simples são aquelas formadas unicamente por aminoácidos, enquanto as conjugadas trazem como acréscimo um radical de origem não peptídica. Já as proteínas derivadas não são encontradas na natureza, resultando de processos artificiais.

Entenda cada tipo de proteína atua no corpo humano

Como vimos, cada tipo de proteína intervém de uma maneira diferente no corpo humano, de acordo com sua função. Elas podem ajudar a regenerar tecidos, reforçar o sistema imunológico, regular processos etc. Logo, é essencial saber associar os tipos com funções específicas. Confira!

  • anticorpos — defesa do organismo;
  • insulina — controle do nível de glicose no sangue;
  • albumina — manutenção e construção de tecidos e músculos;
  • trombina e fibrinogênio — fundamental no processo de coagulação;
  • hemoglobina — transporte de oxigênio.

Além das questões relacionadas à proteína em si, o vestibular (seja presencial, seja online) e o Enem podem trazer algo relacionado à onda de vegetarianismo e veganismo e como isso impacta a estrutura de proteínas no corpo humano. Vale a pena conferir o tema, buscando informações confiáveis e objetivas.

Estude proteínas para o Enem!

Agora que já sabe o que são proteínas, suas funções e onde são encontradas, saiba que esse é um dos principais temas cobrados na prova do Enem e de vestibulares online e presenciais. Por isso, inclua o assunto em seu cronograma de estudos para arrasar no exame!

Gostou do post e quer estudar em uma excelente instituição de ensino? Então, inscreva-se no vestibular online de uma de nossas faculdades parceiras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados