Qual é a função da amilase salivar?

A amilase salivar é uma das enzimas cruciais localizada na saliva e representa o início da digestão dos alimentos. Trata-se de um fluido levemente alcalino, viscoso e transparente que mantém os lábios sempre umedecidos, além de contribuir no auxílio da passagem do bolo alimentar para o trato digestório.

Como esse detalhe é imprescindível para o pleno funcionamento do sistema digestivo, é claro que ele não passará despercebido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Portanto, neste resumo, explicaremos o que é a amilase, como estudar o tema, além de um exemplo prático de sua aplicação. E aí, já preparou os materiais para os estudos? Vamos começar!

O que é amilase salivar?

A amilase salivar é uma enzima que faz parte da composição da saliva produzida pelas glândulas salivares exócrinas. Ela é fundamental na mastigação dos alimentos, umedecendo o bolo alimentar para facilitar a sua passagem pelas vias digestivas. Inclusive, é nesse processo que começa a quebra do amido em glicose. 

Outro ponto interessante é que a saliva também apresenta anticorpos contra vírus e bactérias que possam invadir o organismo. Além de ter 99,42% de água, possui albumina, mucina, ptialina e sais minerais.

Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?

Para arrasar nesse assunto nos exames, é preciso conhecer os principais responsáveis que formam a amilase salivar, principalmente relacionada com a sua origem. Entenda os detalhes!

Glândulas salivares

São estruturas formadas por grãos aglomerados, lembrando até mesmo um cacho de uvas. Cada uma dessa unidade é denominada de ácino e, a partir dele, partem pequenos canais para levar a saliva por toda a boca. Os três pares de glândulas produtoras são:

  • parótidas: situadas próximas ao pavilhão auricular, elas são as maiores glândulas salivares que, inclusive, apresentam formato de prisma. Pesam em torno de 25 a 30 gramas. Uma curiosidade é que, quando adoecemos de caxumba, elas são uma das principais que ficam inchadas e doloridas;
  • submandibulares: localizadas na reentrância entre a mandíbula e a ponta do queixo. Pesam em média 8 gramas e são responsáveis pelo transporte da saliva para a boca, junto ao freio de língua;
  • sublinguais: como o nome já sugere, está localizado embaixo da língua e é formado por vários lóbulos glandulares. Pesa em média de 3 a 5 gramas.

Além disso, para ajudar no preparatório do Enem, separamos um aulão detalhado com os principais assuntos de Biologia. Se interessou? Então, é só conferir:

Exemplo prático de sua aplicação

Agora que viu os principais conceitos para tirar de letra o Enem 2022 e vestibulares, vamos praticar? Confira um exemplo da definição aplicada agora mesmo!

(UEA 2021) O ser humano apresenta três pares de glândulas salivares na boca, que produzem e secretam uma saliva rica em componentes químicos que atuam na digestão dos alimentos. 

Tour pela prova do Enem

As glândulas salivares são consideradas

 a) endócrinas por eliminarem hormônios em uma cavidade corpórea. 

 b) endócrinas por eliminarem enzimas na corrente sanguínea. 

 c) endócrinas por eliminarem substâncias em uma cavidade corpórea. 

 d) exócrinas por eliminarem hormônios na corrente sanguínea. 

 e) exócrinas por eliminarem substâncias em uma cavidade corpórea.

Resposta correta: alternativa E. Como você viu até aqui, as glândulas salivares secretam substâncias como a amilase salivar — uma enzima para início da digestão dos alimentos. Ela é, portanto, exócrina.

E aí? Já está preparado para mandar bem no Enem?

Viu como o assunto sobre amilase salivar é fácil de tirar de letra? O segredo é compreender como ela é formada, os tipos de glândulas que são exócrinas e entender o significado da relação enzimática com a digestão dos alimentos, fechado?

Por fim, queremos saber de você: está preparado para ingressar na faculdade dos sonhos? Que tal conhecer as possibilidades com as nossas faculdades parceiras? Confira no site do Vestibulares e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados