Prouni no 2º semestre: como é o processo de inscrição?

estudante do prouni segundo semestre

Sabia que além da opção de fazer o vestibular no meio do ano você pode concorrer a uma das bolsas de estudo oferecidas pelo Prouni no 2º semestre? Assim, não precisa esperar até o ano seguinte para começar a sua graduação.

Essa edição do programa funciona da mesma forma como aquela que acontece no começo do ano. No entanto, os prazos são diferentes para fazer a inscrição, a realização da primeira e segunda chamadas e a apresentação de documentos, bem como para entrar na lista de espera.

Isso porque se trata de um processo seletivo independente do primeiro, então, quem se inscreveu no começo do ano não está automaticamente concorrendo a uma bolsa no 2º semestre. Para que você não tenha dúvidas, continue conosco! Por aqui, você verá:

  • Quais são as vantagens do Prouni no meio do ano?
  • Qual é o cronograma do Prouni no 2º semestre?
  • Como se inscrever?
  • Quais são os documentos necessários?
  • Quais são as outras possibilidades para ingressar na faculdade no segundo semestre?

A seguir, saiba como participar do Prouni do meio do ano!

Quais são as vantagens do Prouni no meio do ano?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) tem acontecido em duas edições diferentes no mesmo ano. A primeira ocorre entre os meses de janeiro e março, a segunda entre junho e julho. Participar desse processo seletivo é uma chance a mais para você conseguir a sua bolsa e ingressar na faculdade.

A edição do Prouni no 2º semestre nem sempre recebe muita atenção e não é tão divulgada quanto a primeira. Em função disso, pode ser mais fácil conquistar a aprovação, porque ela traz algumas vantagens que são bem atrativas.

A começar pelo fato de que costuma ser um pouco menos concorrida, ou seja, a quantidade de inscritos é menor. Desse modo, a disputa por uma vaga não é tão acirrada e, mesmo que você não seja pré-selecionado na primeira chamada, tem boas chances na segunda e, também, na lista de espera.

Além disso, as notas de corte dos cursos costumam ser menores em função da concorrência, que não é tão grande. Por isso, talvez você consiga uma oportunidade para os cursos mais disputados.

Qual é o cronograma do Prouni no 2º semestre?

O processo seletivo do Prouni no segundo semestre não é diferente da primeira edição do programa. Ele também conta com o período de inscrição, para realização da primeira e da segunda chamada, o comparecimento dos pré-selecionados, a adesão à lista de espera e a divulgação de resultados.

Tudo isso acontece, geralmente, entre os meses de junho e julho, conforme explicamos. Em 2020, o cronograma previsto do Prouni é o seguinte:

  • 7 a 10 de junho: início das inscrições;
  • 14 de junho: primeira chamada;
  • 28 de junho: segunda chamada;
  • 11 a 12 de julho: inscrição na lista de espera;
  • 15 a 18 de julho: divulgação dos resultados.

Lembrando que os pré-selecionados na primeira e na segunda chamada têm um prazo para comparecer à instituição de ensino portando todos os documentos exigidos. O não cumprimento desse prazo acarreta a perda da bolsa.

Por isso, é preciso ficar atento ao edital e acompanhar as datas do Prouni 2 semestre, verificando qualquer possível alteração. Afinal, esse é o cronograma previsto para 2020, não definitivo, sendo passível de mudanças.

Como se inscrever?

É importante que você saiba que as vagas do Prouni no segundo semestre não são as mesmas ofertadas no começo do ano. As duas edições são independentes, portanto, aquele que participa de uma delas não está automaticamente participando da outra.

Tour pela prova do Enem

Para que você possa concorrer a uma bolsa no meio do ano precisará fazer a sua inscrição no Prouni 2 semestre, ainda que tenha participado da primeira edição. Todo o processo é feito pelo site do Prouni, segundo o cronograma divulgado.

A inscrição é realizada de uma forma muito simples. Para começar, você precisa acessar a página do Prouni para fazer o seu cadastro, informando CPF, número do Enem e a senha cadastrada. Deve responder um pequeno questionário e acrescentar informações sobre o seu grupo familiar.

Da mesma forma como na primeira edição, você pode escolher duas opções de curso para os quais deseja obter uma bolsa. Depois, basta finalizar a sua inscrição e ficar de olho nas chamadas e nos resultados divulgados.

Quais são os documentos necessários?

É válido ressaltar que, para fazer a sua inscrição no Prouni 2 semestre, também é preciso preencher alguns requisitos. Os principais deles são não ter um diploma de ensino superior e estar enquadrado em uma das seguintes condições referentes à renda familiar:

  • até um salário-mínimo e meio por pessoa para bolsas integrais;
  • até três salários-mínimos por pessoa para bolsas parciais.

Você também precisa ter realizado a última edição do Enem e obtido, pelo menos, 450 pontos em sua nota geral. Além disso, não pode ter zerado a redação e, no ato da inscrição, deve registrar os seus documentos de identificação.

Caso você seja pré-selecionado (seja na primeira chamada, na segunda ou na lista de espera), ainda não poderá efetuar a sua matrícula. Antes, é preciso encaminhar os documentos necessários para o Prouni, que serão analisados pelo comitê da instituição de ensino, a fim de verificar a veracidade das informações fornecidas no ato da inscrição.

São vários documentos que precisam ser apresentados para receber sua bolsa. Veja, a seguir, a lista completa deles:

  • documento de identidade pessoal e dos familiares;
  • comprovante de residência pessoal e dos familiares;
  • certificado do ensino médio;
  • comprovante de escolaridade pública ou declaração de bolsista;
  • carteira de trabalho do candidato e dos familiares maiores de 18 anos;
  • comprovação de renda do candidato e dos familiares.

Por isso, antes de se inscrever, você precisa se certificar se está enquadrado nos pré-requisitos. Quando for fazer a sua inscrição, deve preencher os campos com informações verídicas, uma vez que tudo isso será devidamente averiguado antes da concessão da bolsa.

Quais são as outras possibilidades para ingressar na faculdade no segundo semestre?

Caso você não se enquadre nos pré-requisitos para obter uma bolsa de estudos, ou não consiga uma vaga, não se preocupe, pois existem opções para quem não passar no Prouni. Ou seja, você tem alternativas para ingressar no ensino superior e obter o seu diploma.

Por exemplo, você pode fazer o vestibular de inverno, aquele que também acontece no segundo semestre, e concorrer a uma bolsa oferecida pela própria instituição de ensino. E ainda, há como fazer um financiamento privado, que é oferecido pelas faculdades.

No nosso site Vestibulares, você pode se inscrever para esse processo seletivo do meio do ano, escolhendo entre diferentes instituições de ensino. Elas oferecem vantagens muito atrativas para quem está em busca do primeiro diploma e para aqueles que já são graduados.

O Prouni 2 semestre é mais uma chance que você tem de conquistar uma bolsa de estudos. Portanto, fique atento às datas para não perder os prazos, mas não se esqueça de que esse programa não é a única opção para você ingressar na faculdade. Então, se não conseguir uma vaga, ainda tem alternativas para fazer a sua tão sonhada graduação!

Aproveite todas as oportunidades que você tem para ingressar no ensino superior. Escolha a faculdade, marque a sua opção de curso e faça a sua inscrição para o vestibular 2020!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados