Existem alguns conteúdos que estudamos desde o ensino fundamental, mas que, às vezes, não ficam tão claros como deveriam. Por outro lado, são tantas matérias a que devemos dar atenção, que algumas costumam ser deixadas de lado, concorda?
No entanto, isso não vai acontecer com você no que se refere ao estudo da acentuação gráfica das palavras —, mas só se você continuar sua leitura para entender tudo sobre palavras paroxítonas! Vamos colocar em dia esse conteúdo?
O que são palavras paroxítonas?
No seu plano de estudos para o Enem, você deve ter separado alguns conteúdos de Língua Portuguesa que são mais visados na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como sintaxe e morfologia. Porém, a ortografia não pode ficar de fora na hora de planejar os pontos que devem ser estudados!
Para entender as regras de acentuação, primeiro é preciso classificar as palavras em relação ao número de sílabas que apresentam. Depois, de acordo com a localização da sílaba tônica — que é a pronunciada com mais força na palavra — você vai aplicar a regra e saber se haverá ou não uso do acento gráfico.
Classificação das palavras em relação ao número de sílabas
Existem palavras que são formadas por apenas uma sílaba, chamadas de monossílabas. Oi, bom e sol são alguns exemplos. Essas nunca serão paroxítonas!
As dissílabas têm duas sílabas, as trissílabas, três. A partir daí, todas se chamam polissílabas. Veja:
- di-a;
- ta-pe-te;
- subs-tan-ti-vo.
Perceba como a sílaba em negrito é pronunciada com mais força (tônica). E o que há em comum nessas palavras? Essa sílaba mais forte é a penúltima — e é isso o que define a palavra paroxítona!
Outra semelhança é que nenhuma das três leva acento gráfico. Então, já é possível deduzir que nem toda palavra paroxítona é acentuada, certo? Esta regrinha (talvez uma das mais presentes na memória escolar das pessoas), vale para outro tipo de palavra: toda proparoxítona é acentuada. Lembra-se?
Quais são seus principais exemplos?
As palavras paroxítonas são as mais comuns entre as que levam acento gráfico e as que ocorrem em maior número na língua portuguesa. Portanto, exemplos não faltam. Recebem acento (grifamos a sílaba tônica):
- família;
- tênue;
- cerimônia;
- táxi;
- álbum;
- fácil;
- revólver;
- elétron;
- vôlei;
- ímã;
- órgãos;
- órfão.
Já estas paroxítonas não são acentuadas:
- cadeira;
- pessoa;
- cozinha;
- quarto;
- portuguesa;
- onze;
- rubrica;
- gratuito;
- espelho.
Como são formadas?
As palavras paroxítonas seguem as mesmas leis de evolução linguística que as demais. Quando o acento tônico recai sobre a penúltima sílaba tônica da palavra, ela é classificada como paroxítona.
Lembre-se de que nem toda palavra paroxítona recebe acento gráfico!
Quais são as regras de acentuação?
As regras tradicionais de acentuação gráfica levam em conta a sílaba tônica da palavra: última, penúltima ou antepenúltima. No primeiro caso, encontram-se as palavras oxítonas, como: café, jardim, fiéis e lambari. São acentuadas apenas as terminadas em:
- a, e, o, seguidas ou não de s;
- em, ens;
- éis, éu(s), ói(s).
Quando a sílaba tônica é a antepenúltima, temos as proparoxítonas. Como lembramos acima, todas são acentuadas: pássaro, lâmpada, antítese.
Mas o que nos interessa neste post são as regras de acentuação das paroxítonas, não é? São acentuadas, portanto, as paroxítonas terminadas em:
- ditongo crescente, seguido ou não de s;
- i, is, u, us, um, uns;
- il, n, r, x, ons, ps;
- ei, eis;
- ã, ãs, ão, ãos.
Novo Acordo Ortográfico
As regras do Novo Acordo Ortográfico trouxeram alterações na acentuação das palavras paroxítonas quando a base da sílaba tônica é o ditongo aberto ei ou oi. Dessa forma, não recebem mais acento palavras como:
- assembleia;
- jiboia.
Como as paroxítonas podem cair no vestibular e Enem?
Mesmo que essa matéria não seja cobrada de forma conceitual na prova de Português no Enem, é necessário compreendê-la para que você não perca pontos na hora de produzir o seu texto.
A redação no Enem é avaliada em cinco competências, e a primeira delas é a escrita do texto. O mais comum é que esse tipo de questão apareça em provas de concursos públicos e em testes de seleção para empresas.
De toda forma, veremos alguns exemplos de questões para ajudá-lo a compreender e a memorizar a matéria.
Palavras paroxítonas no Enem
Como dissemos, não há questões específicas no Enem sobre palavras paroxítonas. Por isso, trouxemos exercícios para você treinar e fixar as regrinhas com questões de concursos. Veja:
1. (BNB) Assinale a alternativa que apresenta a justificativa para o acento usado nas palavras sorumbático, astúcia, lamentável.
a. Todas as palavras são proparoxítonas.
b. Todas as palavras são oxítonas.
c. A primeira palavra é proparoxítona, a segunda termina em ditongo crescente (proparoxítona eventual ou aparente) e a terceira é paroxítona terminada em “L”.
d. A primeira palavra é paroxítona, a segunda é paroxítona terminada em ditongo decrescente (proparoxítona eventual ou aparente) e a terceira é paroxítona terminada em “L”.
e. Todas as palavras são paroxítonas.
2. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I . O vocábulo “condomínio” recebe acento agudo porque é uma oxítona terminada em ditongo.
I I . Já o vocábulo “condômino” recebe acento circunflexo porque todas as proparoxítonas devem receber este acento.
I I I . O vocábulo “possível” recebe acento agudo porque é uma paroxítona terminada em “L”.
a. Apenas a afirmativa III está correta.
b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c. Apenas a afirmativa I está correta.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa II está correta.
Respostas: 1. c; 2. d.
Palavras paroxítonas no vestibular
(UFPR) Assinale a(s) alternativa(s) na(s) qual(is) em todas as palavras se destacou corretamente a sílaba tônica. (Atenção: quando a palavra comporta acento gráfico, ele foi propositalmente omitido). Some o valor das respostas corretas.
(01) pegada, inaudito, aziago, pudico.
(02) perifrase, esteriotipo, bramane, cerebelo.
(04) acropole, refrega, misantropo, notivago.
(08) sanscrito, obsoleto, autoctone, sindrome.
(16) amido, febril, hangar, gracil.
(32) papiro, apoteose, simulacro, denodo.
Resposta: 01 + 04 + 16 + 32 = 53.
Como esses foram apenas três exemplos e, para fixar bem a matéria sobre palavras paroxítonas, é essencial fazer tantos exercícios quantos você puder, aproveite o Trilha do Enem e teste seus conhecimentos por lá. Além dos simulados, você recebe um plano de estudos personalizado.
As questões sobre esse conteúdo sabemos que você não errará mais, mas é preciso ficar atento a outras pegadinhas da Língua Portuguesa. Então, veja quais são os erros de Português mais comuns e saiba como evitá-los!