Quando falamos sobre Geografia, um dos temas que mais vem à mente dos vestibulandos é a Cartografia. E não é para menos, já que esse é uma das primeiras definições da matéria estudados nos cursinhos pré-vestibulares e, também, um dos temas considerados mais difíceis pelos estudantes.
Se esse é o seu caso — ou se você está tendo o seu primeiro contato com a Cartografia agora mesmo, não se preocupe. Tudo vai dar certo! Esse tema não é difícil, mas exige atenção e uma certa dose de treino para que ele fixe em sua mente.
Tudo pronto? Caneta e papel na mão! Agora, você vai entender o conceito de Cartografia de uma vez por todas e vai dar um passo importante rumo à sua aprovação no vestibular. Vamos lá?
O que é Cartografia?
Cartografia é o termo dado ao conceito em que um determinado espaço geográfico é transcrito, em formas e dimensões reduzidas, a um gráfico. Esses gráficos podem ser mapas, globos, croquis, plantas e maquetes, etc.
O objetivo da Cartografia é, portanto, representar um espaço grande (como uma cidade) em um espaço pequeno (como uma folha). Esse tipo de recurso foi indispensável para a evolução da sociedade — imagine na época do colonialismo durante as Grandes Navegações — e continua sendo fundamental até hoje.
Tipos de Cartografia
A Cartografia é dividida em dois tipos. São eles:
- sistemática ou topográfica: voltada à representação técnica de uma superfície, com informações como distância, altitude, e outras;
- temática ou geográfica: são mapas voltados à transmissão de algumas informações, como dados sobre um relevo, economia de um país, entre outros.
Conceitos importantes
Agora, é hora de falar sobre alguns significados fundamentais para o estudo da Cartografia. Confira:
- coordenadas: são valores que ajudam a encontrar a posição de um ponto em um gráfico.
- escalas: são a proporção entre o espaço geográfico real e a sua representação gráfica. Por exemplo: uma área de 1000 metros é representada em um mapa de 10 centímetros. Logo, a escala será de 1:100, já que cada centímetro será o equivalente a 100 m reais.
- projeções: as projeções são tipos de representações gráficas. Algumas trazem uma deformação maior de algumas áreas do que de outras.
Em qual matéria a Cartografia está inserida?
De modo geral, a Cartografia é um tema abordado na matéria de Geografia. Esse é um dos primeiros conteúdos a serem estudados nessa disciplina, servindo de base para a compreensão de muitas outras definições relacionadas.
Bons exemplos de temas que podem se relacionar com a Cartografia são os fusos horários, as escalas geográficas, as coordenadas geográficas e até mesmo assuntos mais complexos, como a relação entre longitude, latitude e os biomas brasileiros e mundiais.
Sendo assim, entender essa matéria é fundamental para que o estudante possa construir uma base sólida e, assim, aprofundar cada vez mais os conhecimentos no mundo da Geografia.
Exemplos práticos da aplicação da Cartografia
O principal exemplo prático da aplicação da Cartografia em nosso dia a dia é a análise de mapas. Os mapas são representações gráficas e um espaço geográfico real que, na maioria das vezes, tem milhares de quilômetros de área útil.
Sendo assim, representar áreas grandes em gráficos menores é uma grande utilidade para o dia a dia, permitindo que possamos nos orientar com mais facilidade sem utilizar recursos que ocupem grandes espaços.
Por isso, pense na Cartografia todas às vezes que utilizar um mapa mundi ou um GPS para chegar a algum lugar. Esses são exemplos práticos recorrentes da presença dessa disciplina em nosso dia a dia.
Como estudar sobre Cartografia para o Enem e vestibulares?
Estudar a Cartografia para a prova de Geografia no Enem ou outros vestibulares pode parecer um grande desafio. Mas não é bem assim! O que você precisa ter em mente é a disciplina para o estudo desse tema.
A primeira dica é entender bem os conceitos. Depois, você pode fazer bons resumos ou mapas mentais, que servirão para as suas revisões e para a consulta na hora de fazer exercícios sobre o assunto.
Estes, por sua vez, são a sua principal arma quando o assunto é aprender Cartografia de uma vez por todas. As questões desse tema são trabalhosas e exigem atenção total do vestibulando. Sendo assim, é importante que você treine bastante.
A partir da resolução de muitos exercícios — dando prioridade aos que fizerem parte dos vestibulares que você vai prestar —, é mais fácil identificar padrões nas questões e aprender métodos para não cair nas pegadinhas que essas perguntas trazem. Fique de olho e treine a partir da prática!
Exemplo de exercício sobre Cartografia que cai na prova do Enem ou vestibular
Para finalizar, que tal conferir um exemplo de exercício sobre Cartografia que já foi cobrado em um vestibular tradicional do Brasil? Esse tipo de treinamento é fundamental para a fixação do conteúdo e a elucidação de dúvidas frequentes. Vamos lá?
(FUVEST 2009)
Considere os exemplos das figuras e analise as frases abaixo, relativas às imagens de satélite e às fotografias aéreas.
I. Um dos usos das imagens de satélites refere-se à confecção de mapas temáticos de escala pequena, enquanto as fotografias aéreas servem de base à confecção de cartas topográficas de escala grande.
II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles são disponibilizados para uso civil.
III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras características, as imagens de satélite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopolítico valioso.
Está correto o que se afirma em:
A) I, apenas;
B) II, apenas;
C) II e III, apenas;
D) I e III, apenas;
E) I, II e III.
Resposta: letra E.
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre o tema Cartografia? Agora, é hora de fazer vários exercícios sobre o assunto, aprofundando cada vez mais os seus conhecimentos cartográficos e se preparando adequadamente para o vestibular.
Por falar no assunto, que tal aproveitar e fazer a sua inscrição para o vestibular online agora mesmo? Não perca tempo!