Revisão para o Enem: veja como organizar

Revisão para o Enem

Investir tempo em fazer uma boa revisão do Enem é essencial para que você conheça o funcionamento do exame, os assuntos que mais caem, o estilo de cada prova e, claro, adquirir sua própria técnica para responder a cada uma das questões.

A revisão para a prova do Enem também é importante para reavivar tópicos mais antigos, dos quais certamente você já nem se lembra mais. Aliás, é bastante natural que seu cérebro “engavete” o que foi estudado há um certo tempo, deixando evidente na memória aquilo que se aprendeu recentemente.

Para que você se dê bem nessa importante tarefa, no entanto, é preciso traçar uma estratégia de revisão dos conteúdos do Enem. Descubra como fazer isso, seguindo as dicas que trazemos neste post!

Tenha um plano de revisão para o Enem

Em primeiro lugar, entenda que nunca se deve fazer a revisão para a prova do Enem perto da data do exame. Esta deve começar meses antes, de preferência logo no início do ano, depois que você tirou umas belas férias e renovou sua energia.

Para isso, comece bolando sua estratégia de revisão, a qual deve ser baseada em um plano de estudos para o Enem que inclua consumir conteúdos de diversos formatos (videoaulas, podcasts, textos etc.), fazer exercícios de fixação e realizar simulados.

Se você acha que essa é uma tarefa difícil de realizar por conta própria, pode contar com a ajuda de sites, cursinhos ou professores particulares. Na própria internet há inúmeros canais com especialistas que orientam a montar cronogramas de estudos. Neste artigo aqui, a gente selecionou os melhores canais do YouTube para estudar para o Enem!

Defina suas prioridades com base em suas dificuldades

Um segundo ponto importante é saber em quais matérias você tem mais dificuldade, pois será necessário dedicar mais tempo ao seu estudo. Por exemplo, se você precisa dedicar-se a uma forte revisão de Matemática no Enem, essa é uma das disciplinas que deve ocupar uma carga horária maior em seu cronograma. Já se você tem dificuldades com redação ou outras matérias de Humanas, sua revisão do Enem deve focá-las.

O mais importante é que ao chegar o dia do exame, você não tenha nenhuma dúvida ou dificuldade com os conteúdos solicitados no edital. Mesmo que aconteça de esquecer algum tópico na hora da prova, com esse trabalho de revisão para o Enem você terá muito mais segurança na hora de responder às questões.

Considere todas as matérias que caem no Enem

Em seu plano de estudos de revisão, você precisa considerar todas as disciplinas cobradas no exame. Para ajudar, recomendamos que você veja este guia exclusivo do Vestibulares para conquistar a aprovação no Enem. Nele, explicamos tudo sobre as provas e a redação, mencionamos os conteúdos que mais caem e damos dicas para você se preparar para o exame.

Além disso, para não deixar nenhum conteúdo de lado, você pode investir em um curso preparatório para o exame. Geralmente, o conteúdo programático desses cursinhos oferece um aulão de revisão do Enem, com comentários e dicas de cada matéria, além de várias atividades para você ficar craque nas provas.

Desenvolva sua técnica de revisão

Depois que você montou seu plano de revisão do Enem, é preciso encontrar a melhor técnica para realizar esse trabalho. Do contrário, é bem comum a gente ficar perdido em meio a tantas informações e conteúdos. Entre os inúmeros métodos de estudo, destacamos os seguintes:

Técnica Pomodoro

É uma técnica de gerenciamento de tempo que divide 4 sessões de foco total com 25 minutos de duração e 5 minutos de pausa. Ao final, você descansa 30 minutos. Foi criado por Francesco Cirillo, em 1980.

Método Feynman

É um método criado por Richard Feynman, ganhador do Prêmio Nobel de Física, que permite agilizar o aprendizado e memorização em 4 passos. São eles:

Tour pela prova do Enem
  1. consuma o máximo de conteúdo a respeito de um assunto:
  2. escreva numa folha tudo o que entendeu e leia em voz alta, como se estivesse explicando;
  3. faça uma autoanálise e veja onde há lacunas de entendimento ― volte a estudar esses pontos;
  4. resuma e revise novamente o conteúdo. Fale em voz alta, de novo. Se ficar alguma dúvida, volte ao passo 3.

Criação de mapas mentais

Elaborar um mapa mental é uma excelente maneira de ajudar seu cérebro a se organizar. Funciona assim:

  • coloque, em uma folha de papel, conceitos importantes do conteúdo;
  • para cada tópico destaque palavras-chave, características e exemplos;
  • utilize flechas, formas geométricas, desenhos, símbolos muitas cores para relacionar cada informação.

Uma vez completado o esquema, você visualiza um mapa de todo o conteúdo, o que facilita muito na hora de guardar as informações de um jeito lógico.

Faça exercícios na medida em que revisa o conteúdo

Os exercícios são uma prática importante para fixar cada conteúdo. Além daquelas perguntas presentes nos livros didáticos, que costumam ser mais generalistas ou apresentar modelos de diversos vestibulares, você também encontra questões de revisão para o Enem formuladas de acordo com o estilo da prova ― geralmente interdisciplinar e interpretativo.

Dessa forma, você começa a se familiarizar com o formato de abordagem das questões, o que é essencial para saber como ler e responder a cada pergunta.

Confira as edições anteriores das provas

Ainda quando o assunto é treinamento de revisão, você deve observar como os assuntos vêm sendo abordados nas avaliações ao longo dos anos. Na seção Provas e Gabaritos, do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), você pode fazer o download de todas as edições do exame, desde 1999.

Como estratégia de revisão dos conteúdos para o Enem, vale a pena responder às perguntas dos exames como forma de simulado. Uma vez que você tenha terminado, confira os gabaritos e veja por que não acertou.

Uma última dica é verificar na internet se essas questões são comentadas por especialistas. Há muitos sites e canais de vestibular que explicam ponto a ponto o raciocínio a ser tomado na resolução de cada pergunta.

Respeite seu tempo e lembre-se de descansar

Por fim, mas não menos importante, é essencial não se sobrecarregar. Independentemente da sua técnica de revisão para o Enem, inclua pausas nos estudos. Esses momentos de descanso são importantes para renovar as energias e acalmar a mente.

Além de dormir, inclua exercícios e alguma atividade prazerosa, como sair com os amigos, passear ou dançar. Você vai ver como sua disposição será outra e você terá maior produtividade na próxima sessão de estudos.

Corra que o vestibular vem aí!

Todos sabemos da importância que a nota do Enem tem para entrar na faculdade, em muitos casos até substituindo os processos seletivos tradicionais. Por isso mesmo, é preciso se preparar bem!

Por outro lado, enquanto você se dedica à revisão para o Enem, fique de olho nos vestibulares que já estão abertos.

Quem sabe a chance de você começar sua graduação quanto antes não está aqui? Faça a sua inscrição para o vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados