Longitudes: saiba tudo sobre o assunto para arrasar no Enem

Longitudes

Estudar Geografia é uma grande viagem rumo ao conhecimento. Nessa disciplina, aprendemos tanto conceitos políticos, que nos mostram a realidade entre as relações globalizadas dos países, quanto físicos, que nos ajudam a aprender mais sobre o funcionamento do planeta Terra e como essas informações impactam nosso dia a dia.

O estudo das longitudes é um bom exemplo disso! Esse tipo de conceito é superimportante para que possamos nos localizar no tempo, sabendo que horas são em um determinado país ou cidade que estamos visitando. Além disso, é um tema fundamental para nos encontrarmos também no espaço.

Não entendeu direito? Não precisa se preocupar. A seguir, explicaremos direitinho o que é a longitude para que você não tenha mais dúvidas sobre esse tema em suas provas. Boa leitura!

O que são longitudes?

A longitude é um conceito de medidas que nos permite identificar a distância entre um meridiano e outro. Meridianos, por sua vez, são um tópico comum nas provas de Geografia no Enem e vestibulares. Eles correspondem a divisões (linhas imaginárias) que dividem o mundo em 24 porções verticais. Cada um deles tem a medida de 15°.

Como a longitude funciona?

A longitude é a medida, em graus, de um meridiano para o outro. Ainda, cada grau (°) corresponde a 60 minutos (‘) e eles, ainda, são divididos em 60 segundos (“).

Logo, a nomenclatura de uma longitude é representada por: 47°57’ (oeste). Essa é a localização da cidade de Brasília, no Distrito Federal.

Qual é a diferença entre longitude e latitude?

Para o senso comum, esses conceitos podem parecer sinônimos. Na verdade, isso não é bem assim.

A longitude, como vimos, está relacionada com os meridianos (verticais). A medida de inicia a partir do Meridiano de Greenwich, na Inglaterra.

Já a latitude tem relação com os trópicos, tendo como ponto inicial a Linha do Equador. Ela é medida em linhas imaginárias horizontais.

O que são coordenadas geográficas?

Ao estudar Cartografia, nos vemos frente a frente a um conceito conhecido como coordenadas geográficas. Elas podem estar tanto em um mapa como escala, quanto em um conceito mais amplo.

Os GPS, por exemplo, utilizam bastante esse conceito. É como, também, jogar batalha naval. Ao escolhermos um ponto no planeta, vemos em qual longitude e latitude ele está e sabemos, assim, exatamente a sua localização.

Ainda utilizando Brasília como exemplo: latitude 15°47’ (Sul) e longitude 47°57’ (Oeste).

Como a longitude é cobrada nos vestibulares?

Agora, veja um exemplo de questão sobre o assunto que já apareceu em um vestibular! Vamos lá?

Tour pela prova do Enem

(Enem) Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49°49′ N, Longitude 23°49’ W.

Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.

KLINK. A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado).

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é

a) a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada;

b) o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes;

c) a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre;

d) a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador;

e) a forma de projeção cartográfica, usada para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

Resposta: letra c.

Agora é com você!

Gostou de conhecer mais sobre as longitudes? Agora, é hora de treinar bastante ao fazer um montão de questões sobre o tema, certo? Esse é um assunto que pode confundir e o ideal é que você evite surpresas na hora da sua prova!

Para saber mais, aproveite e confira o nosso post sobre a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.