Modelos atômicos: o que são e como caem no Enem?

modelos atômicos

O caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Enem é uma das mais importantes. Além de cobrar assuntos muito profundos e cheios de detalhes, as provas costumam ter um peso maior para cursos concorridos, como é o caso da Medicina.

Assim, estudar bem os conceitos abordados é fundamental para quem quer obter uma boa nota e se destacar em meio à concorrência acirrada pelas vagas no ensino superior, não é? Pensando nisso, preparamos um artigo especial sobre os modelos atômicos!

Esse é um assunto que costuma ser bastante cobrado e que deve ser visto como uma prioridade pelos vestibulandos. A seguir, veja o que são esses modelos, quais são os principais e como você pode estudar essa matéria. Boa leitura!

O que são modelos atômicos?

Todos nós somos compostos por átomos, nome dado à unidade básica das matérias. São partículas extremamente minúsculas que compõem todas as moléculas e, consequentemente, formam todos os elementos que constituem os fatores bióticos e abióticos no universo.

Átomos são compostos por um núcleo bem denso e uma eletrosfera negativamente carregada, na qual orbitam os elétrons.

Modelos atômicos foram as tentativas e as teorias de cientistas para explicar o funcionamento dessa estrutura. Esses modelos foram atualizados ao longo do tempo, a partir de experimentos diferentes e da aquisição de conhecimentos mais amplos no campo da ciência.

Quais são os principais?

Veja só uma breve explicação sobre o funcionamento e as características dos principais modelos atômicos.

Modelo Atômico de Dalton

O primeiro modelo atômico sobre o qual falaremos é o de John Dalton. As suas principais características são:

  • partícula esférica e maciça (ou seja, bem densa e totalmente preenchida. Por isso, é conhecido como modelo da bola de bilhar, ou bola de sinuca);
  • impossível de ser dividido.

Modelo Atômico de Thomson

O modelo seguinte é o de Joseph Thomson, também conhecido como pudim de passas (ou, para nós brasileiros, o bom e velho panetone). Por meio de experimentos conhecidos como tubos de Crookes, o cientista conseguiu definir que o átomo teria um detalhe importante: a presença de partículas negativas.

Sendo assim, as características principais são:

  • presença do elétron (carga elétrica negativa, parada, distribuída ao longo do átomo);
  • carga elétrica total nula, ou seja, neutra.

Modelo Atômico de Rutherford

Ernest Rutherford foi um pouco além e conduziu, em átomos, experimentos relacionados com feixes de luz e raio-x. Por meio da trajetória e de desvios realizados pelas luzes quando incididas sobre os átomos, ele pôde perceber que:

  • o átomo continha espaços vazios, hoje conhecidos como eletrosfera;
  • o núcleo do átomo é muito denso e pequeno;
  • o núcleo tem característica positiva, enquanto a eletrosfera é negativa.

Modelo de Rutherford-Bohr

O último modelo, mais atualizado, é o de Niels Bohr. Ele é chamado de Rutherford-Bohr, pois utiliza muitos dos conceitos do modelo anterior. Aqui, o cientista chegou às seguintes conclusões:

banner de preparação para o enem 2021
  • elétrons se movem ao redor do núcleo em órbitas circulares;
  • há níveis de energia nas órbitas, e os elétrons saltam desses níveis caso percam ou ganhem energia.

Como estudar esse tema para as provas?

Agora, você verá algumas dicas bacanas que o ajudarão a se preparar para os seus vestibulares!

Utilize bons materiais

A primeira dica que podemos dar é que você use bons materiais para estudar. Isso faz toda a diferença no desempenho da prova. Então, opte sempre por assistir a vídeos de boa qualidade e procure por professores que tenham uma boa didática.

Você encontra tudo isso no portal Trilha do Enem. E o melhor: sem gastar nada! O conteúdo é gratuito e tem como objetivo prepará-lo para as suas provas com os melhores professores de cada área.

Faça associações

Fazer associações é muito interessante para memorizar os conteúdos. Com os modelos atômicos, isso é facilmente percebido. Quem não se lembra de quase todo o conteúdo só pensando em um panetone?

Dessa forma, tente associar os experimentos e os cientistas a fatores comuns, de seu dia a dia. Essa técnica de estudo costuma ajudar bastante a rever a matéria de Química do Enem.

Use e abuse de mapas mentais e resumos

Conteúdos como o que vimos até aqui são conhecidos por trazer muita confusão aos estudantes. São cheios de detalhes, e é preciso um olhar minucioso para entender tudo o que está sendo abordado e diferenciar os cientistas estudados.

Por isso, faça resumos ou mapas mentais e, de preferência, use variadas cores para facilitar a memorização. Deixar essas informações sempre à vista ou revisá-las periodicamente ajuda bastante!

Faça muitos exercícios

Por fim, mas não menos importante, temos a dica de fazer muitos exercícios. Ainda que o tema de modelos atômicos seja mais teórico, é importante testar os seus conhecimentos continuamente por meio de exercícios.

Quando pegar uma lista, tente não fazê-la toda de uma vez. Faça alguns exercícios, corrija e dê um tempinho. Após esse uma semana ou 15 dias depois, faça outras questões. Essa será uma boa forma de aprender e revisar ao mesmo tempo!

Como esse assunto costuma cair no Enem?

Seja no Enem Digital ou no presencial, é bem provável que o tema de modelos atômicos apareça na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Quer saber como esse tipo de questão é cobrada? Dá só uma olhadinha:

(Enem 2019) Em 1808, Dalton publicou o seu famoso livro o intitulado Um novo sistema de filosofia química (do original A New System of Chemical Philosophy), no qual continha os cinco postulados que serviam como alicerce da primeira teoria atômica da matéria fundamentada no método científico. Esses postulados são numerados a seguir:

1. A matéria é constituída de átomos indivisíveis.

2. Todos os átomos de um dado elemento químico são idênticos em massa e em todas as outras propriedades.

3. Diferentes elementos químicos têm diferentes tipos de átomos; em particular, seus átomos têm diferentes massas.

4. Os átomos são indestrutíveis e nas reações químicas mantêm suas identidades.

5. Átomos de elementos combinam com átomos de outros elementos em proporções de números inteiros pequenos para formar compostos.

Após o modelo de Dalton, outros modelos baseados em outros dados experimentais evidenciaram, entre outras coisas, a natureza elétrica da matéria, a composição e organização do átomo e a quantização da energia no modelo atômico.

OXTOBY, D.W.; GILLIS, H. P.; BUTLER, L. J. Principles of Modern Chemistry. Boston: Cengage Learning, 2012 (adaptado).

Com base no modelo atual que descreve o átomo, qual dos postulados de Dalton ainda é considerado correto?

a) 1;

b) 2;

c) 3;

d) 4;

e) 5.

Resposta: letra e.

Organização é o segredo!

Já deu para perceber que o assunto dos modelos atômicos complexo e cobrado de forma direta no vestibular, não é? Mas não é preciso se desesperar com a quantidade de matérias para estudar, afinal, com um pouco de organização e disciplina é possível rever todo o conteúdo em casa mesmo!

Não sabe como começar? Baixe gratuitamente a nossa planilha e descubra como organizar os estudos para o Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.