Nos últimos tempos, um termo tem sido amplamente citado e debatido na sociedade: a milícia. Mas você sabe o que essa palavra realmente significa? Ainda, sabe como é o modo de operação da milícia e em quais regiões do Brasil elas são mais atuantes?
Você descobrirá a resposta para essas perguntas neste texto e, de quebra, verá um exemplo de como esse assunto pode cair em suas provas do Enem e demais vestibulares. Vamos lá? Boa leitura!
O que é uma milícia?
De modo resumido, as milícias podem ser vistas como um tipo de poder não-oficial. Elas são compostas, em sua grande maioria, por ex-policiais ou profissionais da área militar, que utilizam de sua influência e poder para controlar a população, seja para a obtenção de favores ou de dinheiro.
Qual é a história da milícia?
Para irmos bem na prova de História no Enem e em outros cadernos, precisamos compreender a origem das coisas!
As milícias, em sua origem, surgiram como conjuntos de policiais e militares que atuavam à parte de suas corporações como forma de defesa e combate, se protegendo e garantindo, também, a defesa da população.
Quais são os objetivos de uma milícia?
O seu objetivo era garantir a proteção das populações carentes do Rio de Janeiro e combater o narcotráfico, muito forte nas regiões periféricas da cidade.
No entanto, com o passar do tempo, o perfil do miliciano mudou. Com o avanço da corrupção no interior do movimento, esse se tornou um poder nocivo para a população que ele originalmente pensava em proteger.
Onde a milícia atua com mais força?
Agora, que tal um pouquinho de contextualização à realidade brasileira? Esse é um assunto importante para as questões de atualidades no Enem!
As milícias estão em todo o Brasil. Elas têm ganhado forças nas últimas décadas com, inclusive, apoio de camadas mais altas da hierarquia do poder dos estados. Por isso, esse é um tema delicado e que exige muita cautela na hora de ser abordado em redações, por exemplo.
No Rio de Janeiro, no entanto, a situação é um pouco mais complexa. Por conta da relação entre milicianos, traficantes e membros da política, ela se tornou uma entidade que quase faz parte do controle do poder na cidade.
Um dos casos mais emblemáticos da atualidade é o do o assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018. Ela atuava ativamente contra esse tipo de organização e, infelizmente, há grandes indícios de que a sua morte tenha uma relação com os milicianos.
Quais são os perigos da atuação da milícia para a sociedade?
Alguns dos perigos da atuação das milícias para a sociedade são:
- interferências no exercício da democracia;
- extorsão;
- crescimento da desigualdade social;
- aumento da violência.
Como estudar esse assunto para os vestibulares?
Gosta de filmes de guerra? Então, é bem provável que você também vá curtir as nossas dicas extracurriculares para aprender um pouco mais sobre o funcionamento das milícias!
Entre os filmes, podemos citar:
- Tropa de Elite (2007);
- Tropa de Elite 2 (2010);
- Bruxa de Guerra (2012).
Quanto às séries, confira:
- Um Dia Qualquer (2020);
- 3% (2018).
Entre os livros, um clássico: Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
Como esse tema é cobrado nas provas?
Agora, veremos um exemplo de questão para mostrar como esse assunto pode cair nas provas! Vamos lá?
(Fuvest 2015) Considerando-se o intervalo entre o contexto em que transcorre o enredo da obra Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e a época de sua publicação, é correto afirmar que a esse período corresponde o processo de
a) reforma e crise do Império Português na América;
b) triunfo de uma consciência nativista e nacionalista na colônia;
c) independência do Brasil e formação de seu Estado nacional;
d) consolidação do Estado nacional e de crise do regime monárquico brasileiro;
e) proclamação da República e instauração da Primeira República.
Resposta: letra c.
Como podemos ver, é bem improvável que o assunto milícias seja cobrado de forma direta nas provas. Ele, no entanto, pode ser bem utilizado em sua redação, contextualizando o tema à realidade brasileira. Fique ligado!
Agora é com você!
Conhecer o funcionamento de uma milícia é bem importante para ir bem nas provas do Enem e dos vestibulares. Agora, é hora de buscar mais fontes de aprendizado — como os filmes e livros — e navegar em nosso blog para aprender ainda mais conceitos fundamentais para o vestibular!
Aproveite e confira o nosso e-book gratuito de redação para o Enem e os vestibulares!