5 passos para encontrar a melhor faculdade de Administração

melhor faculdade de administração

Em que nível escolar você está? Já pensou em fazer um curso de graduação? Escolher um curso que seja rico em oportunidades de emprego é essencial para entrar no mercado de trabalho. Dessa maneira, escolher a melhor faculdade de Administração pode ajudar a abrir caminhos na sua carreira.

Ao estudar Administração, você poderá optar por inúmeras áreas de atuação. Entre elas está a oportunidade de administrar empresas de todos os portes e trabalhar em setores econômicos. A graduação potencializa os seus conhecimentos para que você se torne um profissional bem qualificado.

Está precisando de ajuda para descobrir qual a melhor faculdade de Administração? Continue lendo este artigo e veja nossas dicas!

Observe qual é a metodologia utilizada

A princípio, é importante ressaltar que as boas metodologias advêm de professores bem capacitados. Além disso, é importante que a faculdade valorize o processo de ensino-aprendizagem. Ensinar é uma tarefa que requer conhecimentos e técnicas adequadas.

A metodologia do ensino superior deve ser permeada de métodos e recursos que viabilizem o aprendizado do acadêmico. Dessa forma, o aluno é instigado ao processo de busca contínua de conhecimentos.

É importante saber que as melhores faculdades têm metodologias inovadoras e voltadas para a realidade do mundo atual. Afinal, o objetivo de um curso de graduação é formar profissionais capacitados para enfrentar um mercado competitivo e de mudanças constantes.

Por esse motivo, as metodologias devem despertar senso crítico, responsabilidade social, transformação das ideias e outros fatores que permitam que o acadêmico vá para o mercado de trabalho permeado de pensamento transformador.

Quando bem aplicada, a metodologia pode despertar no acadêmico aptidões que o levem a ser um administrador que:

  • tenha perfil de liderança;
  • saiba tomar decisões acertadas;
  • transforme os conhecimentos da sua equipe;
  • provoque motivação nos colaboradores;
  • desperte o engajamento dos grupos.

O setor administrativo de uma empresa é o “ponto de partida”, é a “inteligência” da organização — é ele que decide como a empresa deve se articular. Enfim, a Administração é a essência de uma instituição e, por isso, a figura do administrador é tão importante dentro das empresas.

Confira a grade curricular do curso

Para escolher a melhor faculdade de Administração, é indispensável se inteirar da grade curricular do curso. É por meio dela que você vai saber os conteúdos que serão estudados ao longo do curso. Uma faculdade de valor tem em sua matriz curricular algumas disciplinas essenciais, como:

  • Empreendedorismo;
  • Ética, Política e Sociedade;
  • Sistema de Informação Gerencial;
  • Matemática Financeira;
  • Gestão de Projetos;
  • Direito Empresarial;
  • Comportamento Organizacional;
  • Planejamento Estratégico;
  • Marketing;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Produção;
  • Gestão Ambiental.

Conhecer a grade curricular do curso é um grande indicativo dos conhecimentos que você vai adquirir. Além disso, pode ser determinante no momento de escolher o curso para prestar vestibular, não é?

As matérias têm interferência direta no seu preparo profissional e, por isso, é bom conhecer cada disciplina do curso e saber em que ela contribui.

O curso de Administração oferece um amplo ramo que tem uma grande diversidade de trabalho. Você poderá trabalhar em áreas como a de vendas, comércio exterior, carreira docente, Administração Hospitalar, Administração Pública, Administração Financeira e tantas outras. É fundamental entender se as disciplinas que você estudará vão dar esse suporte educacional.

Tour pela prova do Enem

Considere o custo-benefício da faculdade

Antes de se inscrever para o vestibular de Administração em uma instituição de ensino superior, é necessários avaliar o que a faculdade tem a oferecer aos seus educandos.

Escolher bem onde estudar Administração pode levar você a ter diversos benefícios. Vale afirmar que é interessante observar o custo-benefício que a instituição oferece, antes de optar por qualquer faculdade de Administração de Empresas.

Sim! Você deve avaliar o valor que será investido todos os meses em seus estudos. No entanto, é mais valioso identificar os benefícios que esse investimento vai proporcionar ao término do curso. Priorizar a melhor faculdade de Administração não significa dizer que você vai ficar impossibilitado de arcar com os seus compromissos mensais, ou até mesmo desistir dos seus sonhos por esse motivo.

O custo-benefício em prol de adquirir uma graduação, com o propósito de ter uma carreira profissional reconhecida e produtiva é sempre válido. Afinal, são anos de dedicação, investimentos em busca de sonhos a serem realizados.

Veja qual é a infraestrutura oferecida

Informar-se do que a faculdade tem a disponibilizar é uma avaliação indispensável. É importante verificar a fundo, e se possível pessoalmente, qual é a estrutura física e como são os materiais e os recursos que você vai conviver durante os anos de estudo.

Ao escolher uma boa faculdade, você precisará analisar quais disponibilidades ela tem para ajudar no desenvolvimento dos seus estudos diariamente. Observe se ela oferece:

  • laboratório de informática para diversas ocasiões;
  • biblioteca equipada e atualizada para estudos e pesquisas;
  • plataforma inovadora para aulas online;
  • acompanhamento frequente de professores no ensino a distância.

A estrutura física, como os aspectos de apresentação da sala, climatização, iluminação, cadeiras adequadas etc., ofertados aos acadêmicos do curso presencial, são elementos que interferem diretamente no bem-estar e contribuem com o processo de ensino-aprendizagem.

Confira as opções de bolsas e descontos na faculdade

Algumas instituições particulares oferecem bolsas e descontos relevantes para os seus acadêmicos. Essa oferta é para garantir vantagens nas mensalidades e servem como incentivo de permanência no ensino superior.

As bolsas acadêmicas das faculdades parceiras do Vestibulares, por exemplo, têm diversos programas, como:

  • Bolsa Incentivo:
  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares;
  • Bolsa Transferência.

A Bolsa Incentivo é para os estudantes que têm dificuldade em iniciar um curso de graduação. A Bolsa Primeiro Semestre dá um desconto bem bacana durante todo o 1º semestre e é destinada aos alunos calouros.

A Bolsa Servidores Públicos e Militares dá benefícios para servidores federais, estaduais e municipais, cônjuges e filhos de até 24 anos. A Bolsa Transferência dá desconto para alunos que vêm de outras instituições.

Agora é com você!

Como você viu, escolher a melhor faculdade de Administração define seu futuro profissional. Dentre as opções presentes no país estão as faculdades parceiras do Vestibulares. Optar por uma delas vai fazer toda diferença no seu processo de aprendizagem e na sua carreira.

Você pode optar por qualquer uma e fazer sua inscrição de forma online. Inscreva-se já para o vestibular online e aproveite as oportunidades do mercado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados