Entenda como funciona o cronograma de datas Enem

entendacomofuncionaocronogramadedatasenem

O Enem é o exame mais importante do país. Em 2019, foram quase 4 milhões de participantes, que dedicaram dois domingos para a realização das provas. Mas a preparação até esses momentos começa muito antes, já que o cronograma de datas do Enem inicia nos primeiros meses do ano.

Quer ficar por dentro dos prazos de cada etapa e se preparar com mais calma para o exame de 2020? Então, não deixe conferir este artigo!

O histórico de mudanças no Enem

A primeira prova do Enem foi aplicada em 1998, e muita coisa mudou desde então. A começar pelo formato do exame, que consistia em uma prova única com 63 questões divididas entre as disciplinas cursadas no ensino médio da época, mais uma proposta de redação. Os pedidos de isenção eram feitos no decorrer do prazo de inscrição.

Em 2010, o exame cresceu e passou a ser aplicado em dois dias consecutivos. A quantidade de questões aumentou para 180, e a distribuição delas passou a ser baseada nas grandes áreas do conhecimento. A quantidade de isenções também aumentou, e os pedidos passaram a ser feitos antes da abertura das inscrições.

A partir de 2017, uma nova mudança: o intervalo entre o primeiro e o segundo dia de provas foi alterado para uma semana, a pedido dos próprios estudantes. Na próxima edição, começam as provas a distância para uma parte dos participantes, que serão realizadas em data diferente das versões presenciais.

As datas do Enem não se resumem apenas aos dias das provas, mas também às várias etapas que antecedem ao exame, como o pedido de isenção, as inscrições e a divulgação dos resultados. Entenda melhor nos tópicos a seguir.

As principais datas do Enem

O Enem é baseado em um cronograma bastante extenso. Desde a abertura para os pedidos de isenção até a divulgação dos resultados são cerca de dez meses. Veja os detalhes abaixo:

  • isenção da taxa de inscrição: geralmente, os pedidos de isenção do Enem são abertos em abril;
  • inscrições: as inscrições geralmente ocorrem em maio;
  • provas: Por conta da pandemia do coronavírus e das medidas de distanciamento social, a nova data do Enem 2020 no formato presencial e digital está prevista para janeiro de 2021 (Impresso: 17 e 24/1/2021 e Digital: 31/1 e 7/2/2021);
  • divulgação dos resultados: tradicionalmente, o gabarito oficial é divulgado poucos dias após a realização das provas, mas os resultados finais, inclusive referentes às redações, só saem cerca de um mês depois.

Dicas para ter maior aproveitamento na prova do Enem 2020

O cronograma de datas Enem é bastante extenso, o que permite que haja tempo suficiente para se preparar e ir bem nas provas. Alguns cuidados podem fazer muita diferença; por isso, listamos as dicas mais importantes para você seguir.

Comece a rotina de estudos quanto antes

Nunca deixe para estudar a matéria na véspera do exame. As provas são extensas e cansativas, cobram um nível bem aprofundado de raciocínio, além dos conhecimentos básicos das disciplinas. Sendo assim, quanto antes a sua rotina de estudos tiver início, mais tempo você terá para tirar suas dúvidas e fixar a matéria. O ideal é começar já nos primeiros meses do ano.

Dedique mais tempo às disciplinas mais difíceis

Cada pessoa tem dificuldade em um grupo de disciplinas, o que é totalmente normal. O seu plano de estudos deve levar essa questão em consideração, reservando um tempo maior para fortalecer os conhecimentos básicos das matérias mais difíceis para que, nos últimos meses, a prática de exercícios e simulados seja mais tranquila.

Aproveite conteúdos gratuitos na internet

Apesar de existirem muitos cursinhos preparatórios de qualidade espalhados pelo país, nem todo mundo tem condições de pagar por eles. Isso não é desculpa para não se preparar com qualidade. A internet está cheia de conteúdo gratuito em canais do YouTube e em apostilas para download.

Faça exercícios e simulados

A prática de exercícios é fundamental para fixar melhor o aprendizado. É importante treinar com questões de provas de concursos e de exames anteriores para fortalecer a base de conhecimento técnico nas disciplinas e, principalmente, na redação. Os simulados ajudam a criar um ambiente mais similar ao que encontrará no dia da prova, facilitando o controle dos aspectos psicológicos envolvidos.

Adote um plano de estudos diferenciado para a reta final

A preparação completa, desde a inscrição até a data da prova do Enem, deve ser planejada conforme a proximidade do exame. Nos primeiros meses, o ideal é focar o fortalecimento dos conceitos básicos de cada disciplina. Eles serão muito úteis para embasar o raciocínio diante de uma questão mais complexa.

Na medida em que a prova se aproxima, o foco maior deve ser na prática de exercícios e simulados. Eles são essenciais para dar mais segurança e fixação ao conhecimento.

Descanse adequadamente

Nunca se esqueça de que o corpo e a mente precisam descansar. A partir de um determinado ponto, o aproveitamento cai, e o tempo que está tentando estudar mais será desperdiçado. Durma cerca de 8 horas por noite, faça intervalos ao longo do dia e mantenha alguma atividade para alívio da tensão e do estresse, de preferência algum hobbie.

Aproveite o intervalo entre as provas para cuidar da saúde

O aumento do intervalo entre o primeiro e o segundo dia de provas foi criado justamente para que os candidatos pudessem descansar adequadamente o corpo e, acima de tudo, a mente. Por isso, nada de sair do primeiro direto para a sala de aula. Tire ao menos a segunda-feira para se recuperar e evite pegar pesado ao longo da semana. Tudo o que você tinha para aprender, já foi aprendido!

Agora que você já sabe tudo sobre o cronograma de datas do Enem, já pode começar a pensar no planejamento para a edição de 2020. Siga atentamente cada uma das dicas que demos neste artigo e prepare-se para conquistar a sua vaga no ensino superior!

Gostou do artigo? Tem alguma dica que você usa em sua rotina de estudos que não foi dita aqui? Ajude mais estudantes e compartilhe suas boas práticas conosco nos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: